STF decide que servidora gestante comissionada também tem direito à licença-maternidade

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira, 5, que servidora pública gestante tem direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória mesmo se ocupar cargo em comissão ou ser contratada por período determinado.

Os ministros seguiram o voto do relator, ministro Luiz Fux, que entendeu que 'as garantias constitucionais de proteção à gestante e à criança devem prevalecer independentemente da natureza de quaisquer vínculos com a administração pública'.

A decisão se deu no bojo de uma ação com repercussão geral reconhecida, ou seja, os ministros firmaram uma tese que deverá ser seguida por tribunais em todo o País.

O entendimento é este: a trabalhadora gestante tem direito ao gozo da licença maternidade e à estabilidade provisória independentemente do regime jurídico aplicado, se contratual ou administrativo, ainda que em cargo em comissão ou seja contratada por tempo determinado.

A orientação foi fixada a partir de recurso do governo de Santa Catarina contra decisão do Tribunal de Justiça estadual que garantiu a uma professora contratada pelo Estado por prazo determinado o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

Ao STF, Santa Catarina sustentou que o acórdão da Corte local descaracterizaria o contrato da professora, transformando o mesmo em um acordo por prazo indeterminado.

O entendimento do Supremo, de outro lado, foi no sentido de reafirmar sua jurisprudência, que reconhece o direito à maternidade e os direitos da criança.

Em outra categoria

Lua, filha de Viih Tube e Eliezer, completou dois anos nesta quarta-feira, 9, e a data foi celebrada em grande estilo. A pequena começou o dia com uma comemoração intimista em casa ao lado dos pais e, durante a tarde, ganhou uma superfesta em um buffet. O tema escolhido para este ano foi "Barbie", com decoração lúdica e figurino à altura da comemoração.

A aniversariante apareceu vestida toda de rosa, com direito à saia de tule, laço no cabelo e óculos de sol em formato de coração, no clima fashionista da boneca. O casal, que adora uma produção, também entrou na brincadeira: Viih e Eliezer se vestiram como Barbie e Ken, e até o caçula da família, Ravi, foi incluído no visual temático e vestiu um terninho rosa.

Mais cedo, Viih Tube publicou uma homenagem para a filha no Instagram. "2 anos… 2 anos da melhor coisa da minha vida! Me tornei sua mãe! [...] Você é minha vida, Lua, eu não consigo nem descrever o que eu sinto por você!", escreveu.

No ano passado, a comemoração de 1 ano de Lua já havia chamado atenção pelo luxo. Foram três dias de festa em um hotel, com direito a shows, recreação e uma programação intensa para amigos e familiares. Foi tudo tão grande que Viih Tube disse que ficou traumatizada.

Confira a homenagem aqui

Passado o episódio final da terceira temporada de The White Lotus, o criador Mike White afirmou que cortou uma cena de sexo importante para uma das personagens do último capítulo. Segundo o cineasta, o episódio já estava longo demais e a sequência adicionaria mais dez minutos de duração.

White confirmou que Piper (Sarah Catherine Hook) voltaria do monastério convencida a abraçar mais seus desejos, o que a levaria a dormir com Zion (Nicholas Duvernay), filho de Belinda (Natasha Rothwell), encerrando seu arco na temporada. "Uma parte cortada, o que é decepcionante, é que ela decide perder a virgindade no roteiro do último episódio", contou ele no podcast oficial da série.

"Depois que [Piper] deixa o monastério, ela pensa 'eu preciso transar'. E ela procura no restaurante [por um parceiro]", explicou White. Além de ser longa demais, a sequência também divergia do tom estabelecido para o restante do episódio, marcado por mortes e reviravoltas. "Tinha um tom de comédia romântica no meio de [Timothy] tentando matar sua família com a fruta da árvore do suicídio. Parecia que eu estava tentando demais narrativamente."

White afirmou que a ideia da trama era contrastar os arcos de Piper e Saxon (Patrick Schwarzenegger), que terminam a terceira temporada de The White Lotus abraçando as características que mais julgavam um no outro. Como lembrou o diretor, Piper encerra a série admitindo o próprio materialismo, enquanto Saxon, que foi introduzido como um personagem mulherengo, começa a se conectar ao seu lado mais espiritual, encorajado por Chelsea (Aimee Lou Wood)

A segunda temporada de The Last of Us estreia apenas neste domingo, 13, mas a HBO já oficializou a produção do terceiro ano. Vice-presidente executiva da emissora, Francesca Orsi elogiou a leva de episódios que vai ao ar nesta semana, dizendo que a série é uma "façanha extraordinária".

"[Os criadores] Craig (Mazin), Neil (Druckmann), Carolyn (Strauss) e todo o time de produtores executivos, elenco e equipe entregaram uma sequência magistral e estamos empolgados em levar o poder de narrativa de Craig e Neil para o que sabemos que será uma terceira temporada igualmente emocionante e extraordinária", disse Orsi em comunicado.

"Abordamos a segunda temporada com o objetivo de criar algo que pudéssemos nos orgulhar", disse Mazin. "O resultado final excedeu nossos objetivos mais ambiciosos, graças à nossa colaboração contínua com a HBO e o trabalho impecável do nosso elenco e equipe inigualáveis." O produtor e roteirista ainda afirmou estar empolgado para o terceiro ano.

Druckmann disse que a série de The Last of Us, inspirada no jogo homônimo criado por ele para a produtora de videogames Naughty Dog, é um "alto na minha carreira" e agradeceu o apoio dos fãs à produção. "Em nome de todos na Naughty Dog, nosso elenco e equipe, muito obrigado por nos dar esta oportunidade [de produzir a adaptação]. Estamos animados para lhes dar mais The Last of Us."

Baseada nos games de sucesso, The Last of Us se passa num mundo pós-apocalíptico em que um fungo transforma humanos em zumbis. Tentando sobreviver, a humanidade se divide em diferentes comunidades, cada uma pregando uma forma diferente de viver. O mundo ver nascer uma luz de esperança com a aparição de Ellie (Bella Ramsey), uma garota imune ao fungo e que pode ser a chave para encontrar uma cura.

The Last of Us é protagonizado por Bella Ramsey (Game of Thrones) e Pedro Pascal (Gladiador II). Gabriel Luna (Fubar), Kaitlyn Dever (Vinagre de Maçã), Catherine O'Hara (Os Fantasmas Ainda Se Divertem), Isabela Merced (Alien: Romulus) e Young Mazino (Treta) completam o elenco.