Liberdade e Av. Paulista: Prefeitura reduz horário de ruas abertas a pedestres nos domingos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Menos de 20 dias após a implantação, a Prefeitura de São Paulo decidiu reduzir em quatro horas a duração das atividades do Ruas Abertas na Liberdade aos domingos e feriados. A decisão também diminuiu em uma hora a realização da Paulista Aberta, na Avenida Paulista, também na região central paulistana. A alteração entra em vigor neste domingo, 22, com o funcionamento do programa das 9h às 16h em ambos os locais.

A justificativa da gestão Ricardo Nunes (MDB) é de que a medida tem o objetivo de padronizar o horário do programa nos dois espaços, a fim de intensificar os trabalhos de zeladoria, limpeza e fiscalização. O comunicado da Subprefeitura Sé aponta que a decisão vai "melhorar a utilização do espaço público".

O Ruas Abertas consiste na restrição de circulação de veículos automotores em algumas vias consideradas pontos de lazer, cultura, gastronomia e turismo na cidade e com alto fluxo de pessoas. Entre os objetivos, está garantir maior segurança e conforto ao pedestre.

Aos domingos, o programa recebe milhares de pessoas. Entra elas, estão moradores da capital e de cidades vizinhas e, também, turistas do interior e outros estados e países.

Com a mudança, o horário de encerramento da restrição de circulação de automóveis na Liberdade foi antecipado das 20h para as 16h. Na Avenida Paulista, o início do funcionamento foi protelado das 8h para as 9h. Em outros períodos, a Paulista Aberta chegou a se estender também até as 18h.

A implantação do Ruas Abertas na Liberdade teve resistência de uma parte dos moradores e comerciantes locais. Após a primeira audiência pública em um auditório lotado e com manifestações majoritariamente críticas, a proposta foi modificada, com a redução de vias contempladas e do horário de funcionamento, que seria inicialmente até as 22h. A estreia foi em 1º de outubro.

Na Liberdade, o programa abrange a Rua dos Aflitos, a Rua dos Estudantes (entre a Avenida da Liberdade e a Rua da Glória), a Rua Américo de Campos (da Rua Galvão Bueno e à Rua da Glória) e a Rua Galvão Bueno (entre a Rua dos Estudantes e a Rua Américo de Campos).

A pedidos de uma parte do setor de comércios e serviços, a Prefeitura também estuda a implantação do Ruas Abertas na Avenida São João. A medida ainda está em avaliação, sem definição sobre uma possível realização ou datas.

Em outra categoria

A apresentadora Sabrina Sato entrou na casa do Big Brother Brasil 25 na tarde desta segunda-feira, 7, surpreendendo os participantes. Sabrina foi divulgar seu novo programa e conversou um pouquinho com os brothers. Minha Mãe Com Seu Pai é o novo reality do Globoplay, apresentado por Sabrina. Os brothers puderam assistir ao primeiro episódio, que estreia no streaming no dia 30 de abril.

No novo reality, os filhos inscrevem os pais para encontrar um novo amor. Sabrina brincou com Delma. "Você é casada, né? Mas quando sair daqui se não quiser mais ele… Tô brincando, seu marido vai querer me matar." Guilherme pediu para inscrever seu pai e ela perguntou: "Ele é bonito que nem você?"

Guilherme questionou se a apresentadora entraria com a sogra no reality. Sabrina fez elogios à mãe de Nicolas Prattes e revelou aos brothers que casou com o ator. Sabrina e Nicolas voltaram de lua-de-mel no final de março, após o Carnaval. E também brincou com Maike e Renata: "Aí, Maike. Hoje no Quarto do Líder eu quero só ver, hein".

Sabrina, que foi uma das integrantes do BBB 3, relembrou um pouco de sua participação no reality, falando brevemente sobre como era a decoração em sua edição. A apresentadora foi embora dando um recado final: "Hoje eu estou acompanhando o Sincerão. Eu quero briga!"

Maike e Renata conversaram sobre a sua relação dentro do Big Brother Brasil 25. Os dois se beijaram na última festa do reality show e vivem um romance desde então.

Na área externa da casa mais vigiada do Brasil, Maike mencionou a dificuldade de ficar com a bailarina diante de tantas câmeras no reality. Os dois estavam de mãos dadas e trocando beijos no momento da conversa.

O representante comercial é o atual líder do programa e colocou a sister no VIP. Na noite de domingo, 6, os dois dormiram juntos no Quarto do Líder.

Ele alegou que não pode ficar perto da dançarina, que rebateu a afirmação alegando que os dois estão juntos há horas.

"Fico me controlando. Há horas, há dias. Desde o começo do programa", afirmou o líder.

Brincando, Renata disse que irá abrir mão de seu lugar no Quarto do Líder para que Maike durma com João Pedro. Ele rebateu, dizendo que ela já levou seus itens pessoais para o cômodo.

"Seu lugar é lá. Não tem essa. Já levou até suas coisas lá para cima [...] Botou escova de dentes, já era. É, juntou as escovas de dente, já era", explicou.

A apresentadora Ana Maria Braga compartilhou em seu Instagram um vídeo que revela os bastidores de seu casamento. A apresentadora selou a união com o jornalista Fábio Arruda na última sexta-feira, 4.

Ao som de Só Tinha de Ser Com Você, na voz de Elis Regina, o vídeo mostra a apresentadora de 76 anos e o jornalista de 54 sendo maquiados e preparados para a celebração, que contou com a presença de muitos amigos famosos.

"Nunca desista do amor. Ele pode estar por aí te procurando", escreveu Ana Maria na legenda. Durante o vídeo, Fábio conta estar nervoso para a cerimônia e diz que o casal escolheu celebrar de forma discreta ao lado dos amigos que os apoiaram nos últimos anos.

Ana e Fábio se casaram em cerimônia realizada na casa da apresentadora no bairro do Jardins, na zona oeste de São Paulo. O vestido usado por ela foi assinado pela estilista Lethicia Bronstein, e tem estampas florais.

Eliana, Sabrina Sato e Nicolas Prattes, Luciano Huck e Angélica, Tati Machado e Gil do Vigor estiveram entre os convidados presentes. Este é o quinto casamento de Ana Maria Braga.

Confira aqui