Apagão em SP: Enel diz ter religado energia em todos pontos afetados por chuva após uma semana

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Enel, concessionária que fornece energia elétrica para a Grande São Paulo, afirmou no começo da tarde desta sexta-feira, 10, ter restabelecido o fornecimento de energia para todos os 2,1 milhões de endereços afetados na região metropolitana pelas fortes chuvas que atingiram o Estado há uma semana.

A previsão inicial era de que o restabelecimento ocorreria até a terça-feira, 7, mas ao menos 1,3 mil localidades permaneciam sem luz até esta quinta-feira, 9. Nesta semana, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que a Prefeitura iria processar a concessionária pelo descumprimento do prazo.

Como mostrou o Estadão, um dos afetados foi o personal trainer Eduardo Barbosa, de 28 anos, que chegou a ficar seis dias sem luz em casa no Planalto Paulista, na zona sul da capital paulista. Ele confirmou nesta sexta o retorno da energia elétrica por lá. "Parece mágica", disse.

"Informamos que restabelecemos o fornecimento de energia para todos os clientes impactados na última sexta-feira (3 de novembro) pela forte tempestade com rajadas de ventos de mais de 100km/h que atingiram o Estado e de forma intensa a região metropolitana de São Paulo", afirmou a Enel.

A concessionária disse que segue trabalhando em ocorrências específicas que surgiram nos dias seguintes à tempestade. "Pedimos nossas sinceras desculpas a todos os clientes que demoraram a ter a energia restabelecida", disse a concessionária. Segundo a Enel, "desde as primeiras horas do evento, a companhia mobilizou toda a sua força de trabalho, inclusive de outros Estados".

"Até o momento, a empresa reconstruiu 140 quilômetros de rede, bem mais do que a distância entre a capital e Campinas. Os reparos foram extremamente complexos, exigindo a remoção de árvores de grande porte, em conjunto com Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Prefeituras e demais órgãos competentes, aos quais agradecemos pelo apoio", afirmou a Enel.

Ainda com as complexidades, o atendimento da Enel foi alvo de críticas pela população. "Temos ligado todo dia, até mais de uma vez, o problema é que nunca mandam equipes", disse nesta quinta Eduardo Barbosa, que chegou a ficar seis dias sem luz. Em uma das situações mais extremas, ele parou uma equipe da Enel na rua para que técnicos fossem até seu endereço. "Entrei na frente do carro."

No começo da semana, a governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que estuda criar um projeto de lei para facilitar o manejo de árvores no Estado. "O grande vilão desse episódio foi a questão arbórea, foi questão da quantidade de árvores que, por falta de manejo adequado, acabaram caindo sobre a rede", disse o governador.

Além disso, governo e Prefeitura cobraram melhorias nos canais de atendimento das concessionárias e soluções para o ressarcimento dos afetados. Conforme Tarcísio, a proposta é ter um plano especial para isso. "Algo que saia do rito ordinário e seja tratado como uma questão extraordinária", disse. O prazo pedido pelas concessionárias para estudar a questão foi de 30 dias.

Em outra categoria

Durante a edição do BBB 25 desta quarta-feira, 2, no quadro Bombástico, a Globo exibiu imagens dos bastidores do último Sincerão, mostrando a reação de Tadeu Schmidt ao acompanhar a troca de farpas entre Vilma e Delma.

No vídeo, o apresentador aparece se divertindo enquanto as sisters protagonizam um embate na dinâmica. O momento aconteceu na última segunda-feira, 31, quando Delma classificou Vilma como "planta" do jogo, gerando uma discussão entre as duas. Veja aqui.

A exibição da reação de Tadeu ainda deu espaço para a repercussão do momento na casa. Renata percebeu no tom de voz do apresentador que ele estava se divertindo com a situação. Relembre do momento entre as duas aqui.

Rumer Willis, 36, filha de Bruce Willis e Demi Moore, comentou no podcast sobre maternidade What in the Winkler? que ainda toma banho com as irmãs, Scout, 33, e Tallulah, 31.

Durante o episódio disponibilizado na terça, 1º, Rumer fala à apresentadora Zoe Winkler sobre maternidade e as escolhas que fez para criar a filha Louetta, de quase 2 anos. Ela conta que a menina ainda dorme na mesma cama que ela, e que pretende manter o hábito pelo maior tempo possível.

"Não vai durar para sempre", afirma. "Honestamente, eu espero que Lou ainda durma comigo na cama quando ela tiver a minha idade. Eu ainda durmo na cama com a minha mãe e não acho estranho."

A atriz e modelo admite que os hábitos familiares podem soar estranhos para outras pessoas, mas reforça que isso não as incomoda. "Nós todas ainda tomamos banho juntas, eu e as minhas irmãs. É esse o tipo de lar em que eu cresci. As pessoas podem achar que isso é louco e estranho, mas eu não acho."

Recentemente, Demi surgiu ao lado de Bruce Willis em um vídeo que comemorava o aniversário de 70 anos do ator, diagnosticado com demência frontotemporal em 2022. Na publicação, Rumer se declara: "Para o Rei... Te amo, papai. Feliz aniversário."

Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank mostraram que passaram perrengue ao acompanharem a filha Titi, de 11 anos, durante um show do grupo sul-coreano Stray Kids realizado no Rio de Janeiro na última terça-feira, 1º. Uma amiga da adolescente e Bless, de 10 anos, também estavam na apresentação.

A modelo compartilhou um vídeo bem humorado em seu perfil no Instagram, em que mostra toda a rotina familiar do dia. O grupo chegou ao local do show, no estádio Nilton Santos, por volta das 14h50, para acompanhar a passagem de som do grupo. A apresentação, no entanto, só começaria por volta das 19h30.

Durante esse tempo, eles esperaram sentados no chão do setor Vip, sob o sol e em um local que ficava cada vez mais apertado, à medida que mais pessoas iam chegando.

"Só faltam duas horas e meia para o show. Coluna da maminha já está, ó", comentou Ewbank em determinado momento do vídeo, indicando cansaço. Ela explicou, no entanto, que seu filho do meio decidiu evitar o calor, e só chegou ao local à noite. "Bless, que foi muito esperto, não quis passar perrengue e chegou na hora que o show começou."

Veja o vídeo aqui.

É a primeira passagem do grupo Stray Kids pelo Brasil, com dois shows da turnê mundial . Em São Paulo, eles sobem ao palco no sábado, 5 de abril, no Estádio MorumBIS.