Testes de admissão para Universidade de Oxford poderão ser feitos em faculdade no Brasil

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Estudantes brasileiros que desejam estudar na Universidade de Oxford, no Reino Unido, agora podem fazer parte do processo seletivo no Brasil. O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), cujo câmpus principal fica em Belo Horizonte, foi credenciado pela instituição, uma das mais renomadas do mundo, para realizar testes de admissão. Assim, o Cefet-MG se torna o primeiro polo aplicador desse tipo de teste no Brasil.

A universidade inglesa exige testes de admissão para a maior parte dos seus cursos, que são feitos em locais credenciados. Neles, os candidatos fazem uma prova que tem uma parte remota, e outra por escrito, no papel. "Usamos esses testes para nos ajudar a escolher entre todos os excelentes candidatos que se candidatam para estudar em Oxford", explicou a universidade inglesa, em nota ao Estadão.

"Todos os anos, candidatos de todo o mundo fazem suas provas em sua própria escola ou faculdade, ou em um centro aberto, como o Centro Federal de Educação Tecnológica, em Minas Gerais", acrescentou.

A novidade é mais uma que a universidade inglesa traz para o País. A instituição anunciou em 2021 a criação de uma unidade latino-americana (Oxford Latam), que a partir do próximo ano terá cursos de extensão no Rio de Janeiro. Futuramente, a previsão é de que o Brasil tenha até mesmo cursos de graduação oferecidos pela Oxford.

Sobre o novo polo aplicador de testes, o Cefet-MG foi escolhido por causa da sua estrutura física e do laboratório de computadores, explica o centro tecnológico. A unidade federal oferece ensino médio, cursos técnicos e graduações.

A universidade também considera que o Cefet-MG tem um quadro de profissionais capacitado para a organização e aplicação dos testes, além de oferecer condições adequadas de atendimento a pessoas com deficiência.

Agora, qualquer cidadão brasileiro ou mesmo de outro país poderá fazer o teste de admissão em Belo Horizonte. É preciso, contudo, estar atento aos prazos e demais exigências.

As inscrições para ingresso em Oxford começam em maio e se encerram sempre em 15 de outubro. Com isso, a demonstração de interesse acontece cerca de um ano antes do início efetivo das aulas.

A inscrição é feita no próprio site da Universidade de Oxford. A partir daí, um código será gerado e deverá ser usado para solicitar a aplicação do teste junto ao Cefet-MG. Será preciso pagar a taxa de inscrição, e depois a instituição brasileira entrará em contato para definir a data de aplicação da prova.

Ao fazer a inscrição, o candidato também precisará providenciar histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio (com tradução juramentada), resultado de exames de proficiência em língua inglesa (como o Ielts), recomendações escritas por seus professores (em inglês) e carta pessoal de motivação (personal statement).

Em outra categoria

Um ônibus que transportava o cantor Ferrugem e sua equipe se envolveu em um acidente de trânsito na manhã deste domingo, 20, na região de Porto Alegre. Ninguém ficou ferido.

Na noite anterior, o artista havia se apresentado no festival Festimar, na cidade de Rio Grande, no litoral gaúcho.

Segundo comunicado divulgado pela empresa responsável pelo veículo, o acidente ocorreu por volta das 6h45 da manhã na BR-290, próximo à Ponte do Guaíba, que liga a capital ao interior do Estado.

Ferrugem falou sobre o ocorrido em suas redes sociais, compartilhando uma foto da frente do ônibus com os vidros estilhaçados. "Livramento! Um senhor acidente, mas graças a Deus todos estão bem", escreveu.

Mais tarde, gravou um vídeo explicando o acidente: "Destruiu tudo ali, a frente do ônibus, a porta foi arrancada, mas, graças a Deus, ninguém se machucou. Todo mundo bem, todo mundo inteiro."

O cantor também esclareceu que o acidente não atrapalharia o show que fará na noite deste domingo, 20, em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.

Durante a tarde, ele mostrou que estava almoçando com a família antes de se encaminhar para a apresentação.

Em nota, a Mônica Turismo, responsável pelo ônibus, disse que os danos do acidente foram apenas materiais.

"A empresa imediatamente solicitou a substituição do veículo, mas não houve necessidade, a equipe preferiu ir até o aeroporto com o mesmo veículo para evitar atrasos", diz o comunicado.

Xuxa Meneghel fez um desabafo sobre a pressão estética que sofria da TV Globo na época em que apresentava o Xou da Xuxa, entre 1980 e 1990. Segundo a apresentadora, ela era pressionada para não chegar perto dos 60 quilos.

A revelação foi feita durante entrevista ao podcast WOW. Hoje com 62 anos, Xuxa comentou que lembrou da situação durante os bastidores do documentário Pra Sempre Paquitas, lançada em 2024 na Globoplay, mas que isso acabou não aparecendo no filme.

"Revisitando meu passado no documentário das paquitas, eles não colocaram uma coisa que me mandaram para eu ver em que me coloco para baixo, em que vejo uma foto minha nas cartinhas, em que eu falo 'olha como estou gorda, feia'", explicou Xuxa.

A apresentadora continuou: "Uma coisa que era me colocada na época [era] que se eu passasse dos 60 kg [estaria gorda]. Na época, 54 kg foi o normal que eu ficava. Na Globo, meu normal era 54 kg, 55 kg. Se eu fosse para 58 kg, já apertavam as minhas roupas."

Ela explicou que hoje tem boa relação com o próprio corpo, mas que, na época, a ideia de estar gorda caso seu peso aumentasse "era o que ouvia o tempo todo".

"Era uma cobrança muito grande, um negócio cruel. Você não se gostar e querer ficar mais forte ou menos forte, seja o que for, para você se sentir melhor, é uma coisa. Agora fazer isso por um padrão que lhe foi colocado...", completou.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou nota de pesar pelo falecimento da cantora Cristina Buarque, que morreu neste domingo, 20, aos 74 anos. Segundo Lula, a compositora teve "papel extraordinário" na música brasileira.

"Quero expressar meus profundos sentimentos pelo falecimento de Cristina Buarque. Cantora e compositora talentosa, teve um papel extraordinário na música brasileira ao interpretar as canções de alguns dos mais importantes compositores do samba carioca, ajudando a poesia e o ritmo dos morros do Rio a conquistarem os corações dos brasileiros", escreveu o chefe do Executivo no período da tarde. "Aos seus familiares e ao meu amigo Chico Buarque, deixo minha solidariedade e um forte abraço."

Filha do historiador Sérgio Buarque de Holanda e de Maria Amélia Alvim, Cristina era irmã dos cantores Chico Buarque e Miúcha, e da ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda.

A causa da morte de Cristina não foi divulgada.