Primeira fase da Fuvest será neste domingo

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A primeira fase da Fuvest 2024, o vestibular da Universidade de São Paulo (USP), será realizada neste domingo, 19 de novembro. Ao todo, 110 mil pessoas se inscreveram para participar do exame - cerca de 10 mil como treineiros e 100 mil disputando, de fato, as 8.140 mil vagas no ensino superior.

De acordo com a Fuvest, os cursos de Medicina, Psicologia e Relações Internacionais são os mais concorridos este ano. São 117, 86 e 78 candidatos para cada vaga disponível nos três cursos, respectivamente.

Para conquistar uma vaga, é preciso atingir nota mínima nesta primeira fase e, então, estar entre os mais bem colocados na segunda fase, que acontece nos dias 17 e 18 de dezembro.

Algumas carreiras, como Música, Artes Cênicas e artes visuais, têm ainda provas de habilidade específica. Elas serão realizadas entre 3 e 11 de janeiro de 2024.

O que levar e o que não levar para fazer a prova da Fuvest?

Você precisará apenas do seu documento original com foto na versão física ou digital e uma caneta azul ou preta de corpo transparente para realizar a prova. No entanto, também é recomendado e autorizado levar:

Garrafas de água;

Alimentos leves;

Lápis ou lapiseira;

Borracha;

Apontador;

Régua transparente.

É proibido levar para o local de prova:

Relógio individual de qualquer tipo;

Qualquer equipamento eletrônico, como calculadora, telefone celular, computador, tablet, reprodutor de áudio, máquina fotográfica etc (o celular pode ser guardado, desligado, dentro de um saco plástico fornecido pelos aplicadores de prova);

Material impresso ou para anotações;

Corretivo de qualquer material ou espécie;

Caneta hidrográfica ou outras, diferentes de caneta esferográfica de tubo transparente;

Caneta marca-texto;

Compasso;

Lápis com tabuada;

Forro, boné, chapéu ou similares, óculos de sol;

Protetor auricular, fone de ouvido ou similares;

Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.

Caso utilize o documento com foto na versão digital, ele deve ser apresentado na porta da sala de provas. Posteriormente, o celular deve ser desligado e colocado dentro do saquinho fornecido pelos aplicadores da prova.

Como saber o local de prova?

O local de prova da primeira fase da Fuvest está disponível desde 3 de novembro na área do candidato, no site da Fuvest. Basta fazer o login e consultar. Quem for convocado para a segunda fase poderá consultar o novo local de prova a partir de 1º de dezembro.

Que horas começa a prova e qual o tempo mínimo e máximo de permanência?

Nas duas fases da Fuvest 2024, os portões se abrem às 12h e fecham às 13h. Já o tempo de prova, é diferente em cada fase. Na primeira, é possível terminar as questões até as 18h, podendo sair a partir das 16h. Já na segunda etapa, nos dois dias, a prova vai até as 17h e o candidato pode sair a partir das 15h.

O que cai em cada fase da Fuvest?

A primeira prova da Fuvest conta com 90 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais que fazem parte das disciplinas ofertadas obrigatoriamente no ensino médio: Português, Matemática, Inglês, História, Geografia, Física, Química etc. Algumas questões podem conter conteúdo indisciplinar e focado em atualidades.

A segunda fase da Fuvest é dividida em dois dias de prova. No primeiro dia, serão cobradas 10 questões dissertativas de português (gramática, interpretação de texto e literatura), além de uma redação dissertativa. Já no segundo dia de prova, são 12 questões dissertativas de disciplinas específicas, que têm relação com o curso escolhido pelo candidato.

Quem escolher Engenharia, por exemplo, terá de responder sobre Matemática e Física. Já quem optar por Medicina, terá questões de Biologia e Química. As 12 perguntas podem ser divididas entre duas a quatro disciplinas. O número de questões para cada uma delas será sempre igual.

Quais cursos da USP têm prova de habilidade específica? E quando elas acontecem?

Quatro cursos da USP têm prova de habilidade específica na Fuvest:

Artes Cênicas, de 8 a 11 de janeiro de 2024 (segunda a quinta);

Artes Visuais, de 8 a 11 de janeiro de 2024 (segunda a quinta);

Música (SP), de 3 a 6 de janeiro de 2024 (quarta a sábado);

Música (RP), em 4 de janeiro de 2024 (quinta-feira).

Qual é o calendário da Fuvest 2024?

Primeira fase da Fuvest: 19 de novembro de 2023;

Resultado da primeira fase e divulgação do local de prova da segunda fase: 1º de dezembro de 2023;

Segunda fase da Fuvest: 17 e 18 de dezembro de 2023

Provas de habilidade específica (se tiver): entre 3 e 11 de janeiro, a depender do curso;

Divulgação do resultado final e primeira chamada: 22 de janeiro de 2024;

Segunda chamada: 14 de fevereiro de 2024;

Manifestação de interesse na lista de espera: 26 de fevereiro de 2024.

Como funciona o sistema de cotas da USP?

A USP disponibiliza cotas para pessoas pretas, pardas, indígenas e que estudaram em escola pública. Do total de vagas oferecidas, 50% são para ampla concorrência e os outros 50% reservados para estudantes que fizeram o ensino médio de forma integral em escolas públicas.

Entre as vagas reservadas para os cotistas de escolas públicas, 37,5% são para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

A classificação acontece da seguinte forma:

Primeiro, vão ser preenchidas as vagas destinadas à ampla concorrência (AC). Nelas, serão alocados os candidatos de todas as modalidades;

Depois, são preenchidas as vagas para quem concorreu pela escola pública (EP) e não passou em AC.

Em seguida, classificam-se aqueles que se declararam como pessoa negra, de cor preta ou parda, ou indígena e que se inscreveram para cotas nesta modalidade, chamada PPI.

Em outra categoria

O último dia do Big Brother Brasil 25 antes da grande final foi marcado pelo clima de nostalgia. Na noite da segunda-feira, 21, os finalistas Renata, Guilherme e João Pedro assistiram a VTs mostrando suas trajetórias no jogo e receberam mensagens de fãs e torcedores que enviaram vídeos ao reality.

Assim que o programa começou, os brothers foram conduzidos para uma sala especial, com imagens e objetos cenográficos de momentos importantes da temporada. Em seguida, o apresentador Tadeu Schmidt apareceu fantasiado de dummy e surpreendeu os brothers.

O primeiro a conferir a sua retrospectiva no jogo foi Guilherme, que garantiu a vaga na final após vencer uma prova de resistência de quase 12 horas. Ele entrou no programa ao lado da sogra, Joselma, que saiu no 17º Paredão, e teve entre seus aliados Diego Hypolito, Vinicius e Vitória Strada.

O brother ressaltou que os amigos feitos ao longo do programa foram sua maior conquista: "Eu consegui ser um grande irmão para os meus amigos aqui dentro."

E acrescentou: "Eu acho que nunca me ausentei de me posicionar aqui dentro. E acho que meus posicionamentos, muitas vezes, as pessoas concordavam."

Em seguida, foi a vez de João Pedro, que sobreviveu ao último paredão após a eliminação de Vitória. A dupla dele era o irmão gêmeo, João Gabriel, eliminado no 14º Paredão e a quem o brother chamou de "pessoa mais importante da minha vida". Ao longo do jogo, João Pedro venceu quatro provas do líder e levou apenas um voto.

Ele disse que, ao longo do programa, se orgulhou de conseguir dar conselhos para o irmão: "Não faço isso lá fora. E o BBB me tornou essa pessoa. Eu nunca expliquei nada para o meu irmão", disse. "Éramos mais de deixar para lá. Aqui aprendi saber conversar com ele. Foi um dos momentos incríveis."

Por fim, Renata assistiu à trajetória própria no programa. Ela entrou ao lado da melhor amiga, Eva, que saiu no 10º Paredão, e foi protagonista de uma das maiores narrativas do programa, a Vitrine do Seu Fifi, quando ficou exposta em um shopping no Rio. Ao longo do jogo, teve um romance com Maike e embates com Aline e Vitória.

A bailarina exaltou Eva e disse que se emocionou ao ver imagens abraçando a amiga. Em seguida, avaliou sua jornada dentro da casa: "Eu fico feliz com minha trajetória, o tanto que amadureci, que cresci e isso mesmo que eu disse, o quanto me libertei de qualquer vaidade e medo que eu tinha."

Ao final do programa da segunda-feira, os brothers receberam vídeos de fãs ao redor do Brasil declarando torcida e apoio para cada um deles.

A grande final do reality acontece nesta terça-feira, 22. O vencedor vai levar o prêmio de R$ 2.720.000 para casa.

Última eliminada do BBB 25, com 54,52%, Vitória Strada participou do Mais Você, nesta segunda-feira, 21, e falou sobre o rompimento com Camilla e Thamiris. A atriz e as duas irmãs formaram uma aliança ao longo do programa, mas se afastaram após informações reveladas pelo quadro RoBBB Seu Fifi.

Durante a conversa com Ana Maria Braga, Vitória reconheceu que demorou a perceber o comportamento delas. "Tão bobinha eu. A gente não tem o pay-per-view, então eu só tinha o que os meus olhos podiam ver. E ninguém me contava muita coisa", disse. "Na minha vida aqui fora também sou assim, eu não sou de largar nenhum aliado meu na primeira briga, tentativa, e foi o que eu tentei fazer com elas ali. Estava agindo com o que eu tinha, e eu não sabia de todo o resto."

Segundo a atriz, ela passou a perceber o distanciamento das duas após uma votação. Ao comentar sua liderança no jogo, quando dividiu o quarto com Diego Hypolito e Thamiris, Vitória explicou que não conseguiu indicar Camilla ao Paredão, pois preferiu seguir o que sentia.

Ela tentou uma reconciliação com Thamiris, com quem sentia mais "abertura", mas depois que ouviu os relatos do RoBBB Seu Fifi, ficou surpresa com o que descobriu. Após o quadro, afirmou que foi o momento de se priorizar. "Ali eu estava vendo muito mais o lugar do outro do que o meu sentimento", desabafou.

Ao final da entrevista, Vitória refletiu sobre o que faria diferente. "Tenho certeza de que tudo que vivi foi porque eu tinha que aprender alguma coisa. [...] Mas, se a gente está falando objetivamente, talvez ter confiado, me entregado demais para as pessoas", concluiu.

Uma vaquinha online foi aberta para ajudar a atriz Maidê Mahl, de 32 anos, que segue em recuperação após ter sido encontrada com ferimentos graves e desacordada em um hotel de São Paulo, em setembro do ano passado. A informação foi divulgada na noite de domingo, 20, no Instagram dela.

De acordo com a publicação, Maidê saiu da UTI, mas ainda requer cuidados especiais. Ela está sendo acompanhada por uma mulher chamada Mariá, que deixou o trabalho para se dedicar integralmente à recuperação da atriz.

"Os gastos com medicamentos, alimentação e cuidados básicos são altos, e elas precisam da nossa ajuda. Qualquer valor faz diferença. Se puder, contribua e compartilhe. Juntos, podemos garantir que a Maidê siga vencendo essa batalha!", dizia a publicação.

A atriz ficou conhecida por interpretar Elke Maravilha na série O Rei da TV (2022) e por atuar em Vale dos Esquecidos. Em setembro de 2024, ela desapareceu após ser vista com uma mochila nas costas no bairro de Moema, na zona sul de São Paulo.

Três dias depois, em 5 de setembro, a atriz foi localizada em um hotel na região central da cidade, com ferimentos graves e inconsciente. Ela ficou internada na UTI por um mês, em coma, e recebeu alta hospitalar apenas no fim de janeiro deste ano.

No último dia 18, Maidê fez sua primeira publicação nas redes sociais desde o ocorrido. "Meu coração é pura saudade quando vejo esse vídeo. Quando eu falava, cantava, eu andava e dançava. Agora esse sonho está perto de se realizar", escreveu ela, sem dar detalhes sobre o tratamento. A atriz disse estar em reabilitação no maior centro especializado da América Latina e demonstrou otimismo com a recuperação.