Chuvas com vento provocam queda de árvores em SP; Defesa Civil mantém alerta para este domingo

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Cidades do Estado de São Paulo, incluindo a capital paulista registraram queda de árvores, em razão das fortes chuvas e ventania que atingiram a região na noite do sábado, 18. Conforme a Defesa Civil do Estado, equipes permanecem de prontidão neste domingo, 19, devido à previsão de tempestades com rajadas de vento acima de 60 km/h em cidades do interior, litoral e Grande São Paulo.

"Foram registrados ventos de forte intensidade nas regiões de Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Vale do Paraíba e na capital paulista", segundo o órgão.

Só na capital, ao menos 100 árvores caíram. Duas das ocorrências foram registradas entre 22 horas e 22h30, de acordo com a Defesa Civil. Em uma delas, o tronco destruiu um carro na Avenida das Nações Unidas, na zona sul. Na mesma região, na Rua Dom Armando Lombardi, 470, uma árvore grande caiu, derrubando a fiação elétrica e ocupando toda a via.

Não há registro de feridos. Também não há relatos nas redes sociais de quedas prolongadas de energia elétrica, como ocorreu nos últimos feriados.

A Enel Distribuição afirmou nesta manhã que a pancada de chuva com ventos que atingiu parte da região metropolitana na noite de sábado afetou o fornecimento de energia apenas em alguns locais.

"A companhia reforçou seu plano de ação emergencial nos municípios atendidos com mobilização antecipada das equipes em campo e nos canais de atendimento", disse, sem precisar quantos endereços foram afetados.

Após temporal em 3 de novembro, aproximadamente 2,1 milhões de endereços chegaram a ficar sem luz na capital e na região metropolitana. Em alguns pontos, o serviço foi religado quase uma semana depois.

A Enel foi criticada pela demora em restabelecer o serviço e as dificuldades em conseguir contato com a empresa. O problema de fornecimento se repetiu em alguns bairros a partir do temporal registrado na noite de quarta-feira, 15.

Para este fim de semana, a concessionária diz ter reforçado a estrutura e criado novos canais de comunicação. Para solicitações de falta de luz, a empresa orienta que o cliente priorize os canais digitais, como o App Enel São Paulo ou a agência virtual no site. A empresa tem ainda um canal pelo SMS para registrar falta de energia.

Em Itapeva, os ventos foram acompanhados por chuvas fortes, que resultaram em quedas de árvores, destelhamentos e desabamentos. "A quadra da Escola Municipal Professora Auto Rolim foi danificada e parte do muro e da cobertura da Escola Municipal Professora Celso Duch foram destruídos. Parte da estrutura do aeroclube local também desabou, atingindo quatro aeronaves", disse a defesa civil. Ninguém ficou ferido.

Em Ubatuba, litoral norte, o muro da Escola Estadual Professora Áurea Moreira Rachou caiu. O reparo, de acordo com o órgão, já foi agendado para terça-feira, 21, e não impactará as aulas.

Em Barretos, foram registradas sete quedas de árvores nos bairros Centro, Rural, Flosi, Monte Castelo, Jardim Allah e Oriente.

Em Pariquera-Açu, desabou a estrutura em um evento, na Vila Paulino Ribeiro. Não há registro de feridos.

Quedas de árvores em razão da chuva, conforme balanço das 8h22:

São Paulo - 100 árvores

Barretos - 7 árvores

Itararé - 1 árvore

Ubatuba - 6 árvores

Eldorado - 4 árvores

Taubaté - 2 árvores

Parques fechados por medidas preventivas

O alerta para temporais também provocou o fechamento de parques em municípios da região metropolitana de São Paulo.

Em São Bernardo do Campo, a prefeitura manteve neste domingo o fechamento de alguns parques, entre eles o Parque da Juventude e o Parque Chácará Silvestre.

No sábado, Santo André também fechou os parques da cidade, por questões preventivas. Procurada na manhã deste domingo, a prefeitura não foi localizada para confirmar se o fechamento está mantido neste domingo.

Em Suzano, a prefeitura alterou o horário de funcionamento do Parque Max Feffer, em razão das orientações da Defesa Civil.

"Nos dias 18, 19 e 20 de novembro o Parque Max Feffer, o Viveiro Municipal e o Playpet funcionam das 6 horas às 15 horas. Orientamos que fiquem em casa e em caso de emergência, acionem a a Defesa Civil de Suzano pelo telefone (11) 4748-5394?, informou.

Temperatura mais amena e previsão de chuva

Para este domingo, ainda há previsão para pancadas de chuva generalizadas em todo o Estado. "As precipitações podem variar de moderada à forte intensidade e serem seguidas por raios, ventos e eventualmente granizo", afirma a defesa civil paulista.

Nas regiões litorâneas, a chuva será persistente ao longo do dia e as temperaturas ficarão mais amenas principalmente nas cidades da faixa leste paulista.

Na capital, depois de dias de forte calor, a manhã começou com temperatura mais amena e céu nublado. Há condições para tempestades a qualquer momento do dia. "Na parte da tarde, as temperaturas podem chegar a 26°C, esfriando ao anoitecer, com mínima de 19°C", acrescenta a Defesa Civil.

Registro de maiores rajadas de vento no sábado:

Ourinhos (Inmet) - 87,8 km/h às 15h

São Luiz do Paraitinga (Inmet) - 87,5 km/h às 17h

Iguape (Inmet) - 76,7 km/h às 17h

Pradópolis (Inmet) - 74,2 km/h às 17h

Jales (Inmet) - 72,4 km/h às 15h

Avaré (Inmet) - 65,9 km/h às 18h

Tupã (Inmet) - 60,1 km/h às 15h

Barretos (Inmet) - 59,8 km/h às 15h

Ibitinga (Inmet) - 58,7 km/h às 18h

São Paulo - Interlagos - (Inmet) - 64 km/h às 21h45

São Miguel Arcanjo (Inmet) - 57,2 km/h às 14h

Em outra categoria

Aviso: Este artigo contém spoilers da série 'The Last of Us' e do jogo 'The Last of Us Part 2'.

Pedro Pascal, que interpreta Joel Miller em The Last of Us, revelou sua reação ao segundo episódio da série que foi ao ar neste domingo, 20, durante uma entrevista ao Entertainment Weekly.

Com o começo da temporada, poucos esperavam que a jornada de Joel Miller, personagem que protagonizou a primeira temporada ao lado de Ellie (Bella Ramsey), chegasse ao final. Com a morte do personagem, Pedro Pascal reagiu: "Estou em negação".

"Eu percebo que, quanto mais velho fico, mais eu me vejo em negação sobre o final das coisas. Eu sei que estarei para sempre ligado aos membros da experiência e que tenho que vê-los em diferentes circunstâncias, mas nunca estarei [novamente] sob as circunstâncias de interpretar Joel em The Last of Us".

"Eu não passo muito tempo pensando nisso porque me deixa triste", completou.

Entretanto, o ator revelou que já sabia sobre o destino de Joel. A trama, que é uma adaptação do jogo de homônimo, trazia o mesmo fim para um dos personagens mais emblemáticos do enredo. Com relação a isso, ele emendou: "Era só uma questão de como e quando".

A cena da morte de Joel foi gravada por ele, entretanto, com um sentimento de "relaxamento".

"Eu estava sempre colocando de lado como eu realmente me sentia sobre o meu fim na série [...] Acho que o mais estranho de passar por isso foi o laço que criei com todos da série após os desafios da primeira temporada, não só com a Bella mas com toda a equipe e o elenco".

"Então ter esse 'adeus' foi muito triste para mim, e eu tive uma manifestação física, um espelho violento do quão triste estava pela morte do Joel. Para ser honesto, [atuar na cena] foi como um sonho", finalizou, sobre sua morte.

Pascal afirmou ao portal americano que a maquiagem e os efeitos fizeram grande parte do trabalho, o que causou outro choque: "Eu matei a 'vibe' completamente depois que entrei no set [com a maquiagem]. Eu podia sentir esse luto tomar conta do olhar das pessoas".

The Last of Us estreou sua segunda temporada na Max em 13 de abril. Os sete episódios serão lançados semanalmente aos domingos, 22h, simultaneamente na HBO e na Max.

*Estagiária sob supervisão de Charlise de Morais.

O filme Conclave (2024) alcançou o topo do ranking de títulos mais assistidos do Prime Video no Brasil nesta terça-feira, 22. O interesse pelo longa cresceu após a morte do papa Francisco, na segunda-feira, 21.

Desde a última sexta, 18, o título já figurava entre os mais vistos na plataforma. Com a notícia da morte do pontífice, o longa não apenas assumiu a liderança entre os filmes, como ultrapassou também as séries, tornando-se o conteúdo mais assistido em todo o catálogo do streaming no País.

Dirigido por Edward Berger, Conclave é baseado no livro homônimo de Robert Harris e explora os bastidores da escolha de um novo papa, processo que historicamente desperta atenção por seu caráter reservado e simbólico. A narrativa combina fatos históricos e elementos ficcionais, focando nos dilemas internos dos cardeais durante o conclave.

A produção foi indicada a oito categorias no Oscar de 2025, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator (Ralph Fiennes) e Melhor Atriz Coadjuvante (Isabella Rossellini), e venceu na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Também recebeu destaque em áreas técnicas, como figurino, direção de arte e montagem.

Mais sobre 'Conclave'

Disponível no streaming Prime Video desde 16 de abril, o filme não apenas atraiu a atenção do público, mas também da crítica, que elogiou a habilidade de Berger em criar um thriller dramático envolvente.

O elenco estelar, liderado por Ralph Fiennes, Stanley Tucci e John Lithgow, foi muito elogiado pela capacidade de explorar a profundidade e complexidade da narrativa.

A trama de Conclave gira em torno do Cardeal Lawrence, encarregado de conduzir o conclave após a morte inesperada do papa. Este evento é meticulosamente retratado, destacando as intrigas e segredos que permeiam os corredores do Vaticano.

A Netflix anunciou nessa segunda-feira, 22, que a série Heartstopper será encerrada com um filme. A produção, que já conta com três temporadas disponíveis na plataforma, terá seu desfecho baseado no sexto volume dos quadrinhos de Alice Oseman, criadora da história original.

O último capítulo da trama acompanha o desdobramento da relação entre Charlie (Joe Locke) e Nick (Kit Connor). A obra em que o filme se apoia ainda está em publicação nos Estados Unidos e marca o encerramento da história do casal.

Além da dupla protagonista, a série conta com nomes como William Gao, Yasmin Finney, Tobie Donovan e Jenny Walser no elenco. Assim como nas temporadas anteriores, o filme também será conduzido por Alice Oseman.

A terceira temporada de Heartstopper chegou à plataforma em outubro, com oito episódios. Ainda não há previsão de estreia para o filme, que concluirá a narrativa criada por Oseman.