'O Brasil não será membro da Opep nunca, porque não queremos', diz Lula

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou neste domingo, 3, que haja contradição no governo em relação aos combustíveis fósseis e afirmou que o Brasil jamais entrará na Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep).

Em seu discurso de abertura na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-28), na sexta-feira, Lula defendeu a redução da dependência dos combustíveis fósseis. Ao mesmo tempo, o governo aceitou ingressar no grupo Opep+, criado pelo bloco petroleiro. O descompasso entre o discurso e a prática do governo gerou questionamentos de ambientalistas durante a conferência.

Lula concedeu uma entrevista coletiva neste domingo, antes de deixar Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com destino à Alemanha. Na ocasião, o presidente voltou a minimizar a entrada do Brasil na Opep+, dizendo que o país tentará levar ao grupo a discussão sobre a ampliação de combustíveis renováveis.

"Não há nenhuma contradição, não há nada. O Brasil não será membro efetivo da Opep nunca porque nós não queremos. Agora, o que nós queremos é influenciar", disse.

Lula concedeu uma entrevista coletiva neste domingo, antes de deixar Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com destino à Alemanha. Na ocasião, o presidente voltou a minimizar a entrada do Brasil na Opep+, dizendo que o país tentará levar ao grupo a discussão sobre a ampliação de combustíveis renováveis.

"Não há nenhuma contradição, não há nada. O Brasil não será membro efetivo da Opep nunca porque nós não queremos. Agora, o que nós queremos é influenciar", disse.

O presidente disse ainda que o dinheiro do petróleo pode ajudar a financiar a ampliação de outras fontes de energia, como o etanol, biodiesel, hidrogênio verde, energia solar e eólica.

"É verdade que nós precisamos diminuir o combustível fóssil, mas é verdade que nós precisamos criar alternativas. Então, antes de você acabar, por sectarismo, você precisa oferecer à humanidade opção", opinou.

De acordo com cientistas especializados na área de mudanças climáticas, a eliminação do uso de combustíveis fósseis é fundamental para frear o aquecimento global. Apesar disso, as Cúpulas da ONU nunca fixaram decisões robustas sobre o tema.

Em outra categoria

Neymar e Bruna Biancardi usaram o Instagram para publicar registros da festa de aniversário de um ano da filha do casal, Mavie, em uma praia na Arábia Saudita, onde o jogador vive. "Um ano de Mavie! Parabéns, filha, papai te ama demais!", escreveu o atleta.

Bruna publicou um vídeo com retrospectiva dos 'mêsversários' da pequena, e um trecho da comemoração de hoje, além de um texto emocionado: "Durante esses 365 dias juntas e grudadas eu mergulhei de corpo e alma na maternidade, e como tem sido bom e gratificante acompanhar cada passo seu, cada movimento novo, cada palavrinha, sorriso".

"Desejo um caminho de bênçãos para você, minha pequena. Que Deus te proteja sempre, te livre de todo o mal e que você saiba o quanto você é amada, o quanto você foi desejada, o quanto você é valiosa e especial nas nossas vidas. Te amo! Você é muito mais do que eu sempre sonhei", continuou.

A mãe da atriz Mel Maia, Debora Maia, publicou um desabafo forte nos stories do Instagram neste sábado, 5, e disse se sentir "um lixo perante as filhas". Além de Mel, Debora também é mãe de Yasmin Maia. A reportagem entrou em contato com a equipe da atriz para um pronunciamento sobre o assunto, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

No texto, Debora se disse "triste por várias coisas absurdas". "Todo amor que foi dado foi convertido em ingratidão, e isso pelas pessoas que vocês jamais iriam suspeitar", escreveu, se direcionando aos seus seguidores na rede social.

Na sequência da mensagem, Debora Maia revelou estar descrevendo sua relação com as filhas. "[Elas] optaram pelo desconhecido ao amor da mãe delas", finalizou.

Mel Maia, de 20 anos, ficou conhecida por interpretar Rita na primeira fase de Avenida Brasil. Recentemente, ela fez parte do elenco da novela Vai na Fé como Guiga.

João e Lara Silva, filhos do apresentador Fausto Silva, o Faustão, foram dois dos convidados do Altas Horas neste sábado, 5, e aproveitaram para atualizar o estado de saúde do pai. O apresentador passou por um transplante de coração no ano passado e um de rim em fevereiro. Em agosto, ele afirmou que cogitava realizar outro procedimento.

João e Lara foram questionados por Serginho Groisman se Faustão estava "bem". João, então, respondeu: "Está bem, graças a Deus. Foi um processo muito difícil. Cada melhora, seja grande ou pequena, é gratificante".

Lara completou detalhando como a família do apresentador tem lidado com os problemas de saúde. "Como família, nós temos que ficar mais unidos ainda e dar significância para tudo isso", disse.

O Altas Horas de sábado recebeu irmãos famosos. Além de João e Lara, Wanessa Camargo e Camilla, Daniele e Diego Hypolito, Ed Gama e Marcella Peixoto, Gian & Giovani, Nico Rezende e Eliana, Lexa e Wenny, Mariana Rios e Leonardo, MC Daniel e Gustavo Nicola, e Tony Gordon e Izzy Gordon também foram convidados do programa.