Senado pode liberar acesso de delegados e MP a dados sem autorização judicial

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Um projeto de lei que permite que delegados de Polícia e o Ministério Público possam requisitar dados sobre a conexão de usuários diretamente aos provedores de internet, sem necessidade de autorização judicial, será votado em uma comissão do Senado Federal na quarta-feira, 13.

A proposta de 2020 que altera o Marco Civil da Internet será apreciada pela Comissão de Comunicação e Direito Digital e tem relatoria do senador e astronauta Marcos Pontes (PL-SP), que apresentou um texto substitutivo.

A proposta original previa que o provedor da internet exigisse o número de CPF ou CNPJ dos usuários no momento da criação de perfis na internet, com objetivo de coibir a criação e disseminação de fake news. O texto estabelecia que os provedores teriam 180 dias para exigir a identificação dos usuários já cadastrados e atualizar seus dados.

O substitutivo proposto por Marcos Pontes retira essa obrigatoriedade, entendendo que a medida seria incapaz de inibir os usuários de criarem notícias falsas. No lugar da tentativa de inibir os crimes, Pontes considera "aperfeiçoar os institutos jurídicos à disposição dos investigadores para o esclarecimento de ilícitos civis e criminais realizados por meio da internet", com o objetivo, segundo ele, de facilitar as investigações de crimes já cometidos.

Outras mudanças incluídas por ele tratam do armazenamento de dados pelos provedores de internet. As empresas passariam a ser obrigadas a guardar dados de geolocalização de registros de acesso, bem como a data e a hora das conexões.

O prazo de armazenamento para os registros de conexão passa a ser de três anos e eles devem ser compartilhados com as autoridades que os requererem para fins de investigação. A depender do delito, esse prazo pode ser maior. Segundo o substitutivo, o provedor deverá manter sigilo sobre as requisições, que poderão ser feitas por juízes, delegados de Polícia e Ministério Público.

Se o projeto for aprovado na Comissão e não houver recurso para votação no plenário da Casa, ele seguirá para a tramitação na Câmara dos Deputados.

Em outra categoria

O 15º Paredão do BBB 25 será decidido nesta quinta-feira, 10. Em uma disputa entre Maike, Renata e Vinícius, a parcial da enquete promovida pelo Estadão, atualizada às 10h, indica vantagem para Maike, mas com Vinícius se aproximando na segunda posição.

No entanto, os acontecimentos da madrugada, com beijos, desabafos e análises de jogo, podem alterar o panorama até o anúncio oficial.

Maike lidera rejeição e Vinícius encosta na disputa

De acordo com a parcial registrada às 10h desta quinta-feira, 10, Maike liderava a votação para eliminação com 50% dos votos. Vinícius vinha logo atrás, com 41%. Renata, por sua vez, registrava apenas 9%.

A diferença entre Maike e Vinícius ainda é considerada pequena diante do volume de votos e da possibilidade de mudança até o fechamento das votações.

Vale lembrar que a enquete não tem caráter científico e não interfere no resultado oficial do programa, que é definido exclusivamente pelos votos no site do BBB.

O que pode mudar o rumo do Paredão

Além da disputa natural do jogo, novos acontecimentos nas últimas horas podem influenciar o resultado do 15º Paredão.

Durante a madrugada, Maike recebeu advertências da produção após puxar o cabelo, morder e segurar Renata pelo pescoço. A sister pediu que ele parasse, mas o comportamento se repetiu em mais de uma ocasião. A situação gerou repercussão nas redes sociais e pedidos de expulsão do participante.

O casal, que já havia protagonizado momentos de intimidade durante a comemoração do Top 8, e também discutiu a possibilidade de levar o relacionamento para fora do programa, agora pode ser separado com a definição do Paredão, especialmente após a repercussão negativa dos episódios.

Por outro lado, Vinícius revelou ser bissexual em conversa com Guilherme e Delma, emocionou os colegas e compartilhou relatos sobre a aceitação dentro da família. A revelação pode gerar empatia do público e mudar a dinâmica da votação.

Além disso, Diego Hypolito analisou o Paredão e apostou na eliminação de Renata, embora tenha declarado preferência pela saída de Maike.

Renata corre por fora na disputa

Com o menor porcentual na enquete, Renata aparece menos ameaçada de eliminação neste momento. Apesar disso, a atuação da sister nas dinâmicas recentes foi alvo de comentários de Delma, que afirmou que o "jogo de Renata adormeceu" nas últimas semanas.

Ainda assim, o cenário pode se alterar até o momento da eliminação, especialmente com a mobilização de fãs-clubes e estratégias nas redes sociais.

A eliminação do BBB 25 será anunciada na noite desta quinta-feira, durante o programa ao vivo. Até lá, movimentações dentro e fora da casa podem definir quem permanecerá no Top 7.

Maike, do 'BBB 25', protagonizou momentos polêmicos durante a madrugada desta quarta-feira, 9. O participante, que está no Paredão com Vinícius e Renata, recebeu diversos alertas da produção do programa após uma série de atitudes consideradas abusivas com a bailarina, com quem tem um relacionamento dentro da casa.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram Maike puxando o cabelo, mordendo e segurando Renata pelo pescoço em diferentes momentos. Nas imagens, ela aparenta desconforto e chega a pedir que ele pare, mas o comportamento se repete. A sequência de ações gerou revolta entre os internautas.

Procuradas pela reportagem, as equipes do reality show, de Maike e de Renata ainda não se pronunciaram sobre o ocorrido até a publicaçãop desta matéria. O espaço segue aberto.

O episódio rapidamente mobilizou o público nas redes sociais, que passou a pedir a expulsão de Maike do programa. O comportamento foi classificado por muitos como assédio.

Essa não é a primeira vez que o reality show enfrenta pressões externas diante de episódios polêmicos envolvendo participantes. A produção do programa ainda não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido. Enquanto isso, a votação segue aberta para definir quem deixa a casa neste 15° Paredão.

Vinícius revelou sua bissexualidade em uma conversa com Vitória Strada, Guilherme e Delma na noite desta quarta-feira, 9. "Um dos meus maiores problemas é decepcionar meu pai e minha mãe em relação à minha sexualidade. Eu sou bissexual e nunca tive coragem de falar isso para eles", relatou no BBB 25.

"Quando você perguntou, lá no começo, eu falei: 'não sei ainda o que eu sou, o que eu sinto'. Porque para mim sempre foi uma dificuldade, eu vim do interior. Minha família vem toda da mesma cidade, é como se eu tivesse oprimindo a vida inteira, omitindo algo que eu sentia porque eu achava que era errado", começou ele.

O brother ganhou apoio dos amigos e ouviu um discurso de Vitória Strada, que também é bissexual e já relatou dificuldades que enfrentou na carreira e na vida pessoal após se assumir.

"A bissexualidade tem uma coisa que é: parece que você tem que escolher um lado ou outro [...] Como se eu tivesse que negar todo meu passado. Tudo que eu vivi foi verídico", disse ela.

Em outro momento, a atriz discursou sobre a sexualidade e mostrou estar ao lado do amigo: "A sua masculinidade é a mesma, independente de você ser hétero, bi ou gay. Você é um ser humano e você tem direito de se sentir atraído por quem quiser [...] Isso não muda nada em você. Você ter coragem de mostrar isso para o mundo faz muitas pessoas também terem coragem para mostrar quem elas são."

"Eu imagino o quanto é difícil, mas só posso dizer que estou muito orgulhosa. Você não muda nem um pouco quem você é para mim, você só se torna mais forte", disse também.

Por fim, ela também falou sobre o preconceito enfrentado na comunidade e parabenizou Vinícius pela atitude.

Delma e Guilherme também apoiaram e abraçaram o brother, que estava emocionado.

Ela relatou: "Você tem que procurar ser feliz, só isso. Abre seu coração para amar e ser amado."

"A sexualidade não define a gente em nada. Somos livres para amar quem a gente quiser", completou Guilherme. "Amo você independente de sua sexualidade."