Cantora denuncia racismo por 'revista' no cabelo em aeroporto; deputados pedem investigação

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A cantora e compositora Luciane Dom usou as redes sociais para compartilhar um episódio de racismo que viveu nesta quinta-feira, 14, no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

A artista estava em ponte aérea para São Paulo, para apresentar um musical, quando foi parada na fiscalização do terminal e teve o cabelo "revistado". A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o Santos Dumont, nega.

Luciane contou que, depois de passar no scanner corporal e de ter a mala inspecionada no raio-x, uma funcionária do aeroporto informou que tinha que "olhar" o cabelo dela.

"Essa questão do cabelo pega muito, porque a gente está falando há tantos anos sobre ancestralidade, sobre estética, sobre beleza", contou a artista. "Por mais que seja algo que eu já espere, porque a gente vive numa estrutura racista, é muito ruim quando acontece, porque fere algo muito profundo da nossa dignidade."

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e o Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) pediram à Polícia Federal (PF), à Infraero e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) uma revisão nos protocolos de revista pessoal e a edição de regulamentação contra o racismo dos agentes de fiscalização e de segurança nos aeroportos.

"Já foram publicizados relatos suficientes que podem caracterizar uma ação atuação sistemática de inspeções, no mínimo, constrangedoras contra pessoas negras. Como o caso da atriz Jennifer Nascimento, em 2022 e do vereador Renato Freitas, que frequentemente sorteado para inspeções ditas 'aleatórias'", diz o ofício.

"Vale notar que, mesmo após longa pesquisa, foi impossível encontrarmos relatos de inspeções em cabelos longos de pessoas brancas nos aeroportos, tão capazes de ocultar objetos como o cabelo Black Power", seguem.

Em nota, a Infraero informou que checou as imagens das câmeras de segurança e que "não houve uma inspeção" nos cabelos da cantora. Também afirmou que ela foi "selecionada aleatoriamente" para inspeção manual.

"A Infraero reitera que repudia quaisquer formas de discriminação, que comportamentos como injúria racial e racismo não são tolerados nos aeroportos sob sua administração e está à disposição das autoridades competentes para os esclarecimentos que façam necessários", diz o texto.

Em outra categoria

Netinho usou as redes sociais nesta terça-feira, 15, para dividir um momento de alívio com os fãs. Internado no Hospital Aliança Star, em Salvador, o cantor contou que vai receber alta nesta quarta-feira, 16, após concluir a segunda fase da quimioterapia. Diagnosticado com um linfoma raro, tipo de câncer que atinge o sistema linfático, o artista segue confiante no tratamento.

"Estou finalizando a segunda fase. Amanhã sairei de alta pela segunda vez e, em breve, volto para continuar as outras etapas da quimioterapia", escreveu. Ao todo, serão seis ciclos. Ele também comemorou um pequeno progresso que faz toda a diferença na recuperação: "Ganhei 1 kg de ontem pra hoje".

Mesmo com os efeitos do tratamento, como a queda de cabelo e da barba, Netinho demonstrou otimismo. "Só quando acaba que volta a crescer tudo de novo", comentou.

Ao fim das seis fases da quimioterapia, o cantor passará por um transplante de medula óssea autogênico, ou seja, feito com suas próprias células-tronco. "Sem doador, um transplante de mim para mim mesmo", explicou, em um vídeo publicado na última semana.

Desde o fim de março, Netinho tem compartilhado com frequência os bastidores do tratamento. O diagnóstico veio após ele sentir dores nas costas e nas pernas, o que o levou a ser internado em 26 de fevereiro. Por conta disso, precisou cancelar a agenda de shows durante o carnaval deste ano.

As postagens têm recebido uma enxurrada de apoio e mensagens de carinho. Aos 58 anos, Netinho segue cercado pelo afeto dos fãs, e mostra, com transparência e bom humor, que está enfrentando a fase difícil com coragem e esperança.

Em Portugal, onde realizou três shows de sua turnê O Astro com ingressos esgotados, Pedro Sampaio fez uma participação no Big Brother do país. No confinamento de lá, o cantor aproveitou o momento para divulgar sua nova música: Bota Um Funk.

Tal qual acontece no reality aqui do Brasil, a casa recebe artistas em suas festas. Além de fazer música para os confinados, Pedro teve a oportunidade de conversar com os participantes, com direito a ouvir algumas polêmicas da casa.

Na sua apresentação, além do novo single, que divide com Anitta e MC GW, Pedro fez um DJ set, o artista mostrou seus grande sucessos.

Assista à apresentação aqui

Vinícius, eliminado do BBB 25 no último sábado, 13, está se atualizando de tudo o que aconteceu fora da casa. Entre os assuntos que mais chamaram sua atenção estão falas de Diogo Almeida e Dona Vilma sobre ele durante o confinamento. Depois de rever algumas cenas, o baiano foi direto: não pretende manter contato com nenhum dos dois.

"O Diogo e a Dona Vilma são pessoas que eu pretendo não manter contato porque várias foram as falas que eu já pude assistir e perceber que eles nunca quiseram essa aproximação, como eles diziam querer, dentro da casa. Eu fico muito feliz de não ter errado. A minha intuição não estava errada, porque eu senti exatamente isso", explicou. As informações são do Gshow.

Apesar do distanciamento com o ator, Vinícius se mostrou tranquilo ao comentar sobre a possibilidade de Aline, sua grande aliada no programa, engatar um romance com Diogo. "Se ela quiser ter algo com ele aqui fora, ela tem todo o direito. Se ela se sentir amada e cuidada por ele, está tudo bem. Ele só não foi uma pessoa agradável pra mim. Não significa que ele não vai ser pra tantas outras pessoas", disse.

Durante o Encontro com Patrícia Poeta, Aline afirmou que "o futuro a Deus pertence" ao ser questionada sobre os dois. Vinícius, por sua vez, reforçou que está com ela em qualquer escolha. "Com certeza apoiaria, até porque a minha amiga, a pessoa que eu quero bem é a Aline. O que vai vir de resto é só soma", declarou.