32 municípios de MT declaram situação de emergência com estiagem ou seca

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Mato Grosso tem 32 municípios em situação de emergência, sendo 18 decretados por estiagem e 14 por seca, segundo dados mais recentes da Defesa Civil do Estado. O número vem crescendo ante as 28 cidades que haviam decretado situação de emergência até a terça-feira, 2.

Nos últimos dias, também declararam emergência por falta de chuva os municípios de São José do Rio Claro, Comodoro, Água Boa e Santo Antônio do Leste

Do total, dois tiveram a situação de emergência homologada pelo governo do Estado, outros dois estão em fase de reconhecimento e 28 municípios declararam emergência, mas não solicitaram homologação estadual, segundo a Defesa Civil.

O reconhecimento da situação pelo Estado permite aos municípios receberem ajuda humanitária, enquanto que com a chancela da União as prefeituras podem receber recursos para enfrentar a seca. O reconhecimento estadual da situação de emergência possibilita também que os produtores rurais acionem o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Em outra categoria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou outra ordem executiva nesta segunda-feira, 31, que visa coibir a revenda abusiva de ingressos e trazer reformas para a indústria de ingressos para entretenimento ao vivo no país.

A medida orienta a Comissão Federal de Comércio (FTC) a trabalhar com o Procuradoria-Geral para garantir que as leis de concorrência sejam aplicadas adequadamente na indústria de shows e entretenimento.

Um dos objetivos é garantir a transparência de preços em todas as etapas do processo de compra de ingressos, incluindo o mercado secundário. A ordem estabelece a necessidade de se avaliar e, se apropriado, tomar medidas de execução para evitar conduta injusta, enganosa e anticompetitiva no mercado secundário de ingressos.

A indústria de shows ao vivo e entretenimento norte-americana tem um impacto econômico nacional total de US$ 132,6 bilhões e sustenta 913.000 empregos, diz a ordem executiva. Mas o segmento foi prejudicado por intermediários inescrupulosos que impõem taxas exorbitantes aos fãs sem nenhum benefício aos artistas.

Uma influenciadora que foi ao festival Lollapalooza 2025, na zona sul de São Paulo, publicou um vídeo nas redes sociais mostrando o momento em que foi furtada durante um dos shows, na noite de sábado, 29.

Nas imagens, Alexia Ferreira, de 32 anos, se grava enquanto aproveita uma apresentação. Nos primeiros segundos da filmagem, um homem se aproxima dela e, no canto inferior direito, é possível ver que ele retira outro celular que ela guardava dentro de uma bolsa e vai embora.

Nesta segunda-feira, 31, Alexia disse que fez um boletim de ocorrência online e agradeceu o apoio dos seguidores. "brigada por todas as mensagens de carinho que vocês estão me mandando!", escreveu.

O caso está sendo analisado pela polícia. Procurada pelo Estadão, a equipe responsável pelo festival não se manifestou sobre o ocorrido. O espaço segue aberto.

Carlos Alberto de Nóbrega se encontrou com Laura Cardoso e publicou uma série de registros do momento em suas redes sociais neste domingo, 30.

O apresentador de A Praça é Nossa homenageou a atriz. "Vocês me chamam de ícone da TV, mas, nesta foto, ícone da TV brasileira é ela, Laura Cardoso. Quantas saudades", escreveu na legenda.

A atriz reagiu à homenagem do humorista e respondeu: "Amei sua visita".

Nos comentários, fãs e seguidores celebraram o encontro entre os dois. "Que lindos. Que Deus abençoe vocês sempre para que continuem iluminando nossas vidas com o seu carinho. Parabéns. Vocês são maravilhosos", disse um internauta. "Imagina o nível da conversa desses dois! Gênios da história da nossa televisão", afirmou outro.

Confira aqui