Estado de SP registra 51 mortes por dengue, e capital paulista confirma terceiro óbito

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Estado de São Paulo já registrou 51 mortes causadas pela dengue em 2024, de acordo com dados divulgados nesta sábado, 9, pelo painel de controle da doença da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

O número de casos confirmados da doença é de 177.384. Outros 151 óbitos ainda são investigados, segundo o painel de controle de doenças.

Na capital, foram confirmados 3 óbitos devido à dengue e 41.013 casos confirmados. Outras 38 mortes ainda estão em investigação.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, ao menos 15 dos 96 distritos da cidade de São Paulo já vivem uma epidemia de dengue. A condição é caracterizada por uma taxa de incidência da doença acumulada superior aos 300 casos por 100 mil habitantes no ano.

Na região oeste da cidade, Jaguara, São Domingos, Vila Leopoldina, Anhanguera e Lapa estão com índices epidêmicos. Já na zona leste, Itaquera, São Miguel, Guaianases, Água Rasa e Lajeado integram o grupo. Completam a lista quatro distritos da zona norte (Jaçanã, Tremembé, Vila Medeiros e Vila Maria) e um da zona sul (Campo Limpo).

Na terça-feira, 5, o governo de São Paulo decretou emergência em saúde por dengue, após o Estado atingir o nível de epidemia.

Com esse decreto, São Paulo soma-se a um grupo com outras oito unidades da Federação (AC, DF, GO, MG, ES, RJ, SC e AP) em emergência para dengue. São 22 as cidades paulistas que fizeram o mesmo movimento. De acordo com o Ministério da Saúde, 192 municípios já decretaram emergência no Brasil.

Em outra categoria

Preta Gil continua internada em São Paulo, no hospital Sírio Libanês, desde o domingo, 6, quando foi transferida do Rio de Janeiro. A cantora realizaria um tratamento para o câncer nos Estados Unidos que foi adiado por conta da internação; não há data para um novo início dos tratamentos.

Segundo um boletim divulgado pelo hospital, o estado de saúde de Preta é estável. Ela é cuidada por uma equipe multidisciplinar no local. A instituição afirma que "não há previsão de alta no momento".

Preta Gil está sendo acompanhada pelas equipes médicas lideradas por Roberto Kalil Filho, Roberta Saretta, Fernanda Caparelli e Frederico Teixeira.

Ela, que trata um câncer colorretal desde o início de 2023, preferiu continuar a internação no hospital da capital paulista que acompanha seu caso.

Flora Gil, madrasta de Preta, tranquilizou alguns seguidores no período da transferência: "Preta está bem e sempre rodeada dos amigos que a acompanham nas internações e da família". Ela foi internada em 1º de abril, no Rio, para a realização de alguns exames.

A assessoria confirmou a informação. Por ser uma paciente oncológica, Preta necessita de um ambiente hospitalar para a realização de exames de rotina. Confira mais aqui.

Gilberto Gil visita Preta no hospital

A filha de Gilberto Gil recebeu uma visita do cantor no hospital paulistano. Nas redes sociais, a irmã Bela Gil registrou um momento entre os dois. "Amor, amor", escreveu ela.

Entenda o caso

A cantora lida com um câncer de intestino desde 2023. Entre os sintomas que a fizeram suspeitar de um problema de saúde estavam uma intensa constipação intestinal e fezes achatadas, com muco e sangue.

À época, ela realizou sessões de radioterapia e tratamento cirúrgico. A artista também passou por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.

Após o tratamento primário, entrou em uma fase sem manifestação da doença, comumente chamada de "remissão", segundo médicos ouvidos pelo Estadão. Em outras palavras, o câncer não era mais detectável por exames físicos, de imagem, tomografia e/ou sangue.

Recentemente, Preta realizou uma cirurgia para a retirada de tumores e precisará utilizar uma bolsa de colostomia definitiva. A bolsa coleta fezes ou urina em uma espécie de saco externo ao corpo a partir de uma abertura feita na cavidade abdominal.

Desde março, a cantora relatou uma nova dificuldade: o esgotamento de tratamentos que possam ajudar na remissão da doença dentro do Brasil. Ela explicou, durante uma passagem pelo Domingão com Huck, que iria aos Estados Unidos com o objetivo de tentar novos métodos de tratamento.

A madrugada desta quinta-feira, 10, no BBB 25 foi marcada por declarações, revelações e comemorações. Após a troca de beijos entre Maike e Renata, o desabafo de Vinícius sobre sua sexualidade e a celebração do Top 8, os brothers também conversaram sobre o jogo e o próximo Paredão.

Maike e Renata trocam beijos e falam sobre o relacionamento

Durante a madrugada, Maike e Renata passaram momentos de intimidade no Quarto Nordeste. Deitados juntos, o nadador se declarou: "Quero namorar contigo". Renata respondeu: "Tu sabe que é recíproco", mas desconversou sobre o pedido.

Mais tarde, Maike desabafou com Delma sobre o assunto. "Ela duvida de mim", afirmou, acrescentando que Renata havia dito que iria "estudar" a proposta de namoro.

Após a conversa, o casal continuou junto na comemoração do Top 8 e trocou beijos durante a festa na área externa da casa.

Vinícius revela que é bissexual em conversa com aliados

Em um momento de conversa na varanda, Vinícius revelou a Guilherme e Delma que é bissexual. "Gosto dos dois", disse o capixaba. Guilherme acolheu o colega: "Amor é amor. Deus é amor. E o amor vence o preconceito."

Vinícius se emocionou ao contar que sua irmã Aline era a única da família que sabia sobre sua sexualidade. "Nunca consegui falar com ninguém, nem com meus pais. Mas a Aline sempre soube, desde criança. Ela sempre me apoiou", disse.

Delma também se manifestou sobre a revelação: "Seu caráter é muito maior que qualquer outra coisa."

Delma e Guilherme reforçam aliança para a reta final

Ainda na varanda, Delma e Guilherme conversaram sobre a trajetória deles no jogo e reforçaram a parceria. Delma afirmou que sonha em chegar à final ao lado do fisioterapeuta: "Acho que você merece muito."

Guilherme retribuiu o carinho e disse que, independente do resultado, estava feliz com o que viveram no programa. "Chegar aqui já é muito mais do que imaginei", afirmou.

Diego analisa Paredão e aposta em eliminação de Renata

Em outra roda de conversa, Diego Hypolito comentou sobre o próximo Paredão, que tem Renata, Maike e Vinícius. O ginasta afirmou acreditar que Renata será a eliminada, mas revelou sua preferência: "Eu queria que saísse o Maike."

Diego também relembrou a eliminação de João Gabriel e avaliou que a reta final será ainda mais difícil: "Agora é decisão atrás de decisão."

Paz entre Renata e Delma e crítica sobre o jogo

Pouco antes da festa, Delma e Renata conversaram na área externa e selaram a paz após dias de tensão. As duas trocaram abraços e elogiaram a força de permanecer no Top 8. "A gente já é vitoriosa de ter chegado até aqui", disse Renata.

Apesar da reconciliação, mais tarde, Delma comentou com Guilherme que acreditava que o jogo de Renata "adormeceu" nos últimos dias. A fisioterapeuta observou que a adversária perdeu força nas dinâmicas recentes da casa.

Brothers celebram Top 8

Em clima de celebração, os participantes receberam um cooler para comemorar a chegada ao Top 8. Após brindarem, os brothers pularam juntos na piscina. Renata e Maike, que seguem juntos na berlinda, trocaram mais beijos durante a comemoração.

A China anunciou que reduzirá as importações de filmes dos EUA, em mais uma tentativa de afetar as exportações americanas de serviços em meio à escalada da guerra comercial entre os dois países.

Nesta quinta-feira, 10, as tarifas retaliatórias de 84% da China contra importações dos EUA entraram em vigor. Segundo a Administração de Cinema da China, as tarifas de Washington são abusivas e inevitavelmente tornarão o público doméstico menos favorável aos filmes americanos.

Recentemente, os estúdios de Hollywood têm dependido menos da China, e o público local tem prestigiado filmes nacionais como "Ne Zha 2", lançado em janeiro, que se tornou o filme de maior bilheteria do mundo em qualquer mercado. Fonte: Dow Jones Newswires.