Santa Cecília e Higienópolis, no centro de SP, têm ruas sem luz e moradores cobram Enel

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Pelo menos 30% dos moradores afetados pelo apagão dessa segunda-feira, 18, na região central de São Paulo, permanecem sem energia elétrica na manhã desta terça-feira, 19. Entre os principais bairros afetados, estão Higienópolis, Bela Vista, Cerqueira César, Santa Cecília e Vila Buarque.

O apagão foi registrado a partir das 10h30 de segunda e, com isso, parte dos endereços já está há mais de 24 horas sem luz. A Enel Distribuição São Paulo, concessionária responsável pelo abastecimento de energia, não informou o total de moradores afetados.

A fisioterapeuta Gastone Sabino Tenório Lins, de 37 anos, que mora na Rua Martim Francisco, entre as ruas Jaguaribe e Canuto do Val, permanece sem energia. Além dos transtornos, ela reclama de informações contraditórias passadas pelos atendentes da Enel.

"Recebemos informações bem desencontradas. Os moradores do mesmo prédio recebem informações de horários distintos de retorno de energia. Para mim, disseram ainda na segunda que a luz voltaria às 22 horas, o que não foi verdade. De madrugada, um vizinho disse que voltaria só nesta terça às 19 horas. Outra vizinha disse que também ligou pela manhã e que a energia voltaria às 9, mas até agora não voltou", relata.

"Quando ligamos, não sabem informar o que gerou a falta de energia nem em que etapa do processo está a resolução", diz Gastone. "Tem a perda de alimentos na geladeira e congelador e a possibilidade dos eletrodomésticos serem afetados com a falta da luz e as suas oscilações. Também prejudica quem trabalha de home office."

Também na Vila Buarque, por volta das 10h30 de segunda, o cineasta Gabriel Ferreira, de 27 anos, recebeu uma mensagem de uma amiga avisando sobre o blecaute. "Minha primeira preocupação era com a comida na geladeira. Sem luz e com todo esse calor... Já tinha feito marmitas para a semana toda. Hoje, já descongelou tudo. Queijos e sorvetes também estragaram", disse ele.

Para Ferreira, o cenário mais preocupante foi o retorno para casa. "Faço uma segunda graduação e chego em casa depois da meia-noite. Estava tudo praticamente apagado. Até perto do sacolão que fica na Rua Dona Veridiana com a Canuto do Val tinha energia, mas na minha quadra, entre as ruas Jaguaribe e Baronesa de Itu, tudo escuro. Algumas quadras com energia, e outras sem", contou.

"Tenho fogão de indução e não consigo nem cozinhar. Precisei comprar uma garrafa de água, pois tenho purificador de água e sem energia, não tenho água filtrada para beber", lamentou Ferreira.

Conforme o cineasta, no prédio onde ele mora não tem porteiro, apenas o zelador. A fechadura é magnética e depende de energia para funcionar. "Sem luz, o zelador ficou de plantão para abrir o portão manualmente para os moradores e para que não ocorressem danos no prédio até de madrugada", lamentou.

As luzes de serviço estavam funcionando ainda pela manhã, por meio de baterias, mas não devem durar até a noite. Quando saí do prédio, várias já estavam desligadas. Se a energia não voltar, chegarei em casa e terei de subir as escadas no escuro", disse Ferreira, que mora no 6º andar.

Resposta da Enel

"A Enel informa que restabeleceu a energia para 70% dos clientes afetados", afirmou a concessionária. A distribuidora mantém a informação de que uma escavação realizada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na região central de São Paulo atingiu acidentalmente cabos da rede subterrânea da distribuidora, e causou a interrupção da energia.

"De imediato, a Enel deslocou equipes de técnicos e eletricistas ao local para identificar a causa e realizar o reparo da rede. Em paralelo, a concessionária disponibilizou geradores para atender um hospital e outros clientes prioritários. Em função das características envolvendo a rede subterrânea que atende aquela região, as equipes da distribuidora atuaram em parceria com a Sabesp durante toda a tarde de segunda-feira", acrescentou a Enel.

Procurada, a companhia de distribuição de água disse que, quando tomou conhecimento do ocorrido, a Sabesp mobilizou imediatamente equipes para o local que não identificaram relação do trabalho da Sabesp com o ocorrido.

"A Sabesp segue em contato e se colocou à disposição da Enel para ajudar na identificação da real causa do problema. Antes de iniciar a obra, como é de praxe, a companhia fez uma sondagem de todas as redes que passam no local. Por este motivo, a escavação no local foi feita manualmente, a partir das 11 horas, sem movimentação na fiação", reafirmou a Sabesp na manhã desta terça-feira.

Santa Casa abastecida com gerador

A Santa Casa de Misericórdia afirmou que o Hospital Central permaneceu sem energia elétrica desde a manhã de segunda-feira, 18, devido ao apagão ocorrido na região central da cidade de São Paulo. A energia foi restabelecida na manhã desta terça-feira.

Os atendimentos ambulatoriais e exames adiados foram remarcados. Neste período, o hospital foi alimentado por geradores nas áreas de internação e emergências, conforme a entidade já havia informado na segunda-feira.

Canais para falar com a Enel

O consumidor pode entrar em contato com a Central de Relacionamento da Enel São Paulo pelo 0800 72 72 120. Também pode falar com a central de emergência pelo 0800 72 72 196. Para pessoas com deficiência auditiva, o telefone é o 0800 77 28 626.

Salve também a "Elena" nos contatos (21 99601-9608), assim é possível conseguir realizar serviços. Ela serve para ajudar a registrar falta de luz, pedir 2ª via, consultar débitos, solicitar ressarcimento e também tirar dúvidas sobre outros serviços.

Ouvidoria da Enel São Paulo

- Este é um canal de relacionamento para solucionar ou responder reclamações que a pessoa ainda não conseguiu resolver pelos outros canais de atendimento.

- Por telefone: 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8 horas às 18 horas).

Por carta: enviar em envelope fechado mencionando 'Ouvidoria' para o endereço: Avenida das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17º andar, Vila Gertrudes, São Paulo, CEP: 04794-00.

Em outra categoria

João Gabriel chorou ao fazer um desabafo com seu irmão, João Pedro, na noite deste domingo, 16, no BBB 25. O participante relatou sua preocupação ao ver a expressão da mãe em vídeo enviado ao Almoço do Anjo, que puderam assistir mais cedo.

"Eu fico pensando na minha mãe. Por que a minha mãe tava daquele jeito? Minha mãe não tava com uma cara boa, não. Não sei se era cansada do serviço...", disse Gabriel. "Pode ser, mas não pode ficar apegado só a isso, não", tranquilizou Pedro.

Na sequência, João Gabriel prosseguiu: "Eu tô com medo é deles lá fora, e nós aqui dentro, fechados, não podendo fazer nada. E o povo... Não sei como é que tá. Tem gente lá de fora que julga a gente. Pelo menos lá de fora a gente pode se defender. Eles não dão conta. Meu pai não falou nada..."

"Mas não pode ficar pensando nisso não...Lógico, todo mundo aqui falou alguma coisa que algumas pessoas do lado de fora não gostaram. Todo mundo, não só nós", continuou o irmão.

Posteriormente, João Gabriel voltou a lamentar: "Nós estamos nos perdendo aqui, não vai ter jeito. Eu, né. Você sabe que não gosto de xingar e estou voltando a fazer tudo que eu fazia antes de a gente aprender a 'virar homem'. Por causa de um jogo. Por causa de dois milhões e meio. Isso não existe não, rapaz."

O radialista Salomão Esper morreu aos 95 anos de idade neste domingo, 16. A informação foi divulgada pelo Grupo Bandeirantes, onde trabalhou boa parte de sua vida, sem detalhar a causa da morte.

Na Rádio Bandeirantes, marcou época apresentando o Jornal Gente entre 1978 e 2019. Em fevereiro daquele ano, deixou a apresentação diária e passou a fazer participações esporádicas dentro do programa Rádio Livre, da Bandeirantes. A rádio publicou nas redes sociais um vídeo daquela que teria sido sua última participação numa atração da casa.

Salomão Esper nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo, em 1929. Chegou a se formar em direito, mas trabalhou como locutor desde muito jovem, em 1948, inicialmente na Rádio Cruzeiro do Sul - posteriormente migrando para a Rádio América.

O funeral foi realizado entre 13h e 17h deste domingo, 16, no Funeral Home, em São Paulo. A morte de Salomão Esper também foi lamentada na televisão, com uma reportagem em homenagem ao radialista exibida pela Band.

O personagem Candinho foi eliminado no The Masked Singer Brasil exibido neste domingo, 16. Após ser desmascarado, foi reveleada sua verdadeira identidade: o ator Douglas Silva.

"O maior desafio foi executar todos aqueles movimentos, de todas as músicas, coreografias, com uma mobilidade ilimitada. Aquela roupa tinha quatro camadas, eram vários tecidos", disse após ser eliminado.

Douglas Silva é ator com mais de duas décadas de carreira. Ele é conhecido especialmente por interpretar o personagem Acerola, dupla de Laranjinha, na série Cidade dos Homens (2002) e ter feito parte do elenco do BBB 22.