'Bagulho de filme', diz detento de prisão de Mossoró ao descrever fuga

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Os dois detentos que passaram 50 dias desaparecidos após escaparem do presídio de segurança máxima de Mossoró (RN) tentavam chegar à Bolívia, segundo investigações da Polícia Federal reveladas pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo, 7. O programa dominical teve acesso, ainda, a áudios de ligações interceptadas, feitas por um dos fugitivo, Rogério da Silva Mendonça, a uma mulher.

"O bagulho foi cerradinho, se tu ver (sic)... Eu passei por um imprensado grande, grande, grande mesmo, assim, se tu ver, um bagulho (sic) de filme mesmo. Os caras perseguindo nós (sic), passando assim e nós sentido os 'chulé' da bota dos caras", disse Mendonça sobre a fuga. "Tá ótimo demais. Eu pensava que nunca mais ia viver isso."

No mesmo áudio, o fugitivo revelou informações sobre a fuga e disse que pretendia se casar com a mulher que o escutava. Ele não sabia que estava sendo gravado - uma pessoa estaria responsável por descobrir se os telefonemas estavam sendo monitorados. "Vão tirar nós (sic) de dentro do País", afirmou Mendonça.

O outro fugitivo era Deibson Cabral Nascimento. A dupla, que tem ligações com a facção Comando Vermelho, foi capturada em uma ponte de Marabá, no Pará, na quinta-feira, 4. Essa havia sido a primeira fuga do sistema penitenciário federal, criado em 2006.

"Acho que não vai mais um mês, porque agora nós atravessamos uma parte por água. Estamos aqui na ilha (segundo a polícia, Ilha de Mosqueiro, no Pará) esperando alguém buscar nós... Vai tirar nós de dentro do País", disse ainda o detento, segundo o áudio interceptado revelado pelo Fantástico.

Segundo as investigações, os foragidos usaram barco para atravessar do Ceará ao Pará.

A polícia passou a monitorar os passos dos bandidos desde Ilha de Mosqueiro, quando esta ligação foi feita. Na quinta-feira, seguindo em três carros, os dois fugitivos, mais quatro homens, passaram por Marituba, a 11 quilômetros de Belém, por volta das 6:40 da manhã, conforme a apuração revelada pela TV Globo.

Depois, passaram por outros municípios até chegar em Morada Nova, onde agentes da PF disfarçados viram os carros dos criminosos furando um bloqueio da Polícia Militar do Pará e começaram a seguir os criminosos.

Cerca de 20 minutos depois, foram abordados na ponte em Marabá. O local foi escolhido pela dificuldade de fuga, pois havia congestionamento no local. Os criminosos chegaram a apontar um fuzil para os policiais, mas acabaram desistindo do confronto.

No primeiro carro abordado, estava Deibson Nascimento e um motorista. No segundo, Mendonça e mais um motorista. E no terceiro, dois homens que também vinham sendo monitorados pela polícia por seu envolvimento. Duas armas foram encontradas junto a eles.

Mendonça e Nascimento foram levados de volta à Penitenciária Federal de Mossoró e serão monitorados de perto, segundo o Ministério da Justiça.

Questionado pelo Estadão na semana passada sobre a segurança da unidade, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que todas as providências foram tomadas para garantir que a penitenciária não esteja suscetível a novas fugas.

Além da aquisição de novos equipamentos, houve reforço nos protocolos de segurança, melhoria na iluminação, entre outras medidas, segundo o ministro.

Desde o início da operação, 14 indivíduos foram detidos por auxílio à fuga dos criminosos. A polícia ainda investiga quem mais pode ter colaborado para a fuga.

Em outra categoria

Maike deixou o BBB 25 poucos dias após iniciar o romance com Renata. Mesmo com a distância, a bailarina não descarta um futuro relacionamento ao fim do programa. Neste sábado, 19, ela refletiu sobre a possibilidade em conversa com Guilherme.

"Acho que lá fora a vida é diferente, então têm outras coisas para conhecer, minhas e dele. Então acho que vai ter que existir esse momento de, lá fora, a gente se permitir outras coisas, ter uma nova conversa", pontuou Renata.

A bailarina disse que precisa conhecer o "currículo" do pretendente fora da casa. Contudo, acredita que a convivência ao longo do confinamento pode ajudar em alguns quesitos, já que eles se viram em diversas situações.

"Mas eu não deixei de viver nada aqui dentro. E não tem mais muito o que eu mostrar, ele já me viu com geleca na cabeça, com pipoca, pó na cara, caindo no molho de tomate, ele já me viu de todos os jeitos", refletiu aos risos.

Maike foi eliminado no 15º Paredão com 49,12% dos votos, no último dia 10. Na ocasião, ele disputou a berlinda com Vinicius, que teve 48,02%, e Renata, 2,86%.

Lady Gaga enfrentou problemas técnicos no início do show que fez nesta sexta-feira, 18, no Coachella. O microfone da cantora apresentou falhas durante Abracadabra, segunda música do repertório, cortando a voz da artista.

Sem interromper a apresentação, Gaga trocou discretamente o microfone de cabeça por um modelo de mão e manteve a coreografia. Depois de alguns minutos, ela voltou ao palco com um novo microfone que funcionou corretamente até o fim da performance.

Momentos depois, ao piano, a artista se desculpou com o público pelo problema técnico. "Meu microfone parou de funcionar por um segundo. Pelo menos vocês sabem que eu canto ao vivo", disse.

A artista completou afirmando que estava fazendo o possível para compensar a falha: "Acho que a única coisa que podemos fazer é dar nosso melhor, e com certeza, eu estou dando meu melhor para vocês hoje".

Lady Gaga no Brasil

Lady Gaga está preste a vir ao Brasil. O palco para o seu show em Copacabana, no dia 3 de maio, está sendo erguidona areia da praia desde o último dia 7, e envolve uma megaoperação com cerca de 4 mil pessoas na equipe de produção nacional - sem contar o efetivo de órgãos públicos que também atuam no evento, como segurança, transporte e saúde.

O palco principal terá 1.260 metros quadrados e estará a 2,20 metros do chão, altura pensada para melhorar a visibilidade do público. A produção ainda contará com 10 telões de LED distribuídos pela praia e um painel de LED de última geração no centro do palco, prometendo uma experiência grandiosa para quem estiver presente e também para aqueles que assistirem de casa.

A estrutura do evento está sob responsabilidade da Bonus Track, mesma produtora que assinou o histórico The Celebration Tour de Madonna no ano passado, também em Copacabana. Para efeito de comparação, o palco da Rainha do Pop tinha 24 metros de largura e 18 metros de altura, com três passarelas e um elevador. A expectativa é que o show de Gaga supere esses números em impacto visual e tecnológico.

A apresentação está prevista para começar às 21h, com duração de 2h30. O show será gratuito, aberto ao público e terá transmissão ao vivo na TV Globo, Multishow e Globoplay.

A banda britânica The Who anunciou neste sábado, 19, que o baterista Zak Starkey está de volta ao grupo. A decisão vem após a saída repentina do músico, que havia sido desligado após um desentendimento com o vocalista Roger Daltrey durante uma apresentação no Royal Albert Hall, em Londres.

O comunicado, assinado pelo guitarrista e cofundador do grupo Pete Townshend, esclarece que houve falhas de comunicação que precisaram ser resolvidas "de forma pessoal e privada por todas as partes", e que isso foi feito com sucesso. Segundo ele, houve um pedido para que Starkey ajustasse seu estilo de bateria para o formato atual da banda, sem orquestra, e o baterista concordou.

O episódio que gerou tensão aconteceu durante o show beneficente Teenage Cancer Trust, no qual o vocalista Roger Daltrey, organizador do evento, interrompeu a última música da apresentação, The Song Is Over, para criticar a bateria de Starkey. "Para cantar essa música, preciso ouvir a tonalidade, e não consigo. Só tenho a bateria fazendo 'bum, bum, bum'. Não consigo cantar isso. Desculpem, pessoal", disse ao público.

Na nova mensagem, Townshend também assumiu parte da responsabilidade pela situação. Ele explicou que estava se recuperando de uma cirurgia no joelho e que talvez não tenha se preparado o suficiente para o evento. "Achei que quatro semanas e meia seriam suficientes para me recuperar totalmente… Errado", escreveu.

O músico admitiu ainda que a banda pode ter dedicado pouco tempo às passagens de som, o que gerou problemas no palco. Ele reforçou que o centro do palco é uma das áreas com som mais difícil de controlar e que Daltrey apenas tentou ajustar seu retorno de áudio. Zak, segundo ele, cometeu alguns erros e se desculpou.

Townshend descreveu o ocorrido como um "mal-entendido" e disse que tudo ganhou uma proporção maior do que deveria. "Isso explodiu muito rápido e ganhou oxigênio demais", afirmou. Agora, segundo ele, a banda considera o episódio encerrado e segue adiante com energia renovada.

O texto também desmentiu boatos de que Scott Devours, baterista da turnê solo de Daltrey, substituiria Zak de forma permanente. Townshend disse que lamenta não ter desmentido esse rumor antes e se desculpou com Devours.

Zak Starkey integra o The Who desde 1996 e é filho de Ringo Starr, baterista dos Beatles. Ele já tocou com outras bandas, como Oasis e Johnny Marr & The Healers.