Saiba como ajudar vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul; Carrefour abre 20 lojas para doações

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Cerca de 350 mil pessoas, segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, foram afetadas pela sequência de temporais que já atinge mais de 200 municípios gaúchos nesta semana. Entre elas, mais de 20 mil estão desalojadas e mais de 7 mil estão em abrigos públicos, com necessidade de itens como colchões, cobertores e roupa de cama e banho.

As doações devem ser encaminhadas ao Centro Logístico da Defesa Civil Estadual, na Avenida Joaquim Porto Villanova, 201, em Porto Alegre. O telefone para contato é (51) 3210-4255.

Segundo o órgão, os estoques de alimentos, água e outros itens essenciais são suficientes para atender momentaneamente às necessidades dos municípios afetados.

O Grupo Carrefour Brasil vai disponibilizar 20 lojas, em dez cidades do Rio Grande do Sul, para receber doações. O grupo tem parceria com a ONG Ação Cidadania, encarregada de organizar a logística de distribuição dos itens coletados.

Essa é a lista das cidades e unidades que vão receber as doações:

Sam's Club Caxias do Sul, loja 4040,

Sam's Club Sertório (Porto Alegre),

Sam's Club Poá Cristal,

Atacadão Porto Alegre (Sertório),

Atacadão Gravataí RS 118,

Atacadão Santa Maria Camobi,

Atacadão Estrela,

Atacadão Porto Alegre Ceasa,

Atacadão Canoas (Maxxi 1575),

Atacadão Porto Alegre (Vila Nova),

Atacadão Porto Alegre (Humaitá),

Atacadão Porto Alegre (Sarandi),

Atacadão Lajeado,

Atacadão Maxxi Caxias do Sul,

Carrefour Hiper São Leopoldo,

Carrefour Hiper Porto Alegre (Cristal),

Carrefour Hiper Porto Alegre (Sertório),

Carrefour Hiper (Canoas),

Carrefour Hiper Porto Alegre,

Carrefour Hiper Santa Maria.

Inicialmente, o Grupo Carrefour Brasil também vai doar 2 mil cestas básicas para as famílias atingidas.

Doações em dinheiro devem ser enviadas para a conta SOS Rio Grande do Sul, vinculada ao Banco Banrisul, pela chave Pix 92.958.800/0001-38 (CNPJ). O canal é o mesmo utilizado pelo governo gaúcho no ano passado, e o recurso deve ser empregado no apoio às vítimas e reconstrução da infraestrutura das cidades.

Devido à tragédia climática que já deixou 31 mortos, os estoques de sangue do Rio Grande do Sul também precisam de reforço. O hemocentro de Porto Alegre, que funciona das 8h às 16h de segunda a sexta, estará aberto neste sábado, 4, das 8h às 12h, com capacidade para atender até 140 doadores.

A instituição alerta para a urgência de sangue de todos os tipos, sob risco iminente de desabastecimento de plaquetas e hemácias.

O hemocentro fica na Avenida Bento Gonçalves, 3722, no bairro Partenon. O agendamento pode ser feito no site ou pelos telefones (51) 3339-7330 e (51) 98405-4260 (WhatsApp).

Em outra categoria

Larissa Manoela processou a gravadora Deckdisk por causa de um contrato vitalício firmado por seus pais, Silvana Taques e Gilberto Elias, que a impede de retomar a carreira na música. O contrato foi assinado em 2012, quando a atriz tinha 11 anos e aditado seis anos depois, ainda tendo os pais como representantes. A informação foi confirmada na quarta-feira, 8, pela assessoria da artista.

O processo corre no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, e impede que Larissa usufrua do acesso financeiro e dos direitos às produções musicais que estão disponíveis atualmente nas plataformas digitais.

Ao Estadão, a advogada Patrícia Proetti, responsável pela ação, explica: "Este contrato contém cláusula de caráter vitalício, o que é abusivo, além de ser omisso quanto à prestação de contas."

E completou: "Vale destacar que Larissa jamais teve acesso a relatórios financeiros e nunca recebeu valores provenientes deste contrato. Larissa tampouco vem usufruindo dos direitos oriundos das suas plataformas digitais, que hoje ficam totalmente restritas ao contratante, incluindo o acesso a todas essas mídias."

O Estadão também tentou contato com a gravadora Deckdisk, mas não obteve nenhuma resposta até a publicação da reportagem. O espaço segue aberto.

Entenda o caso

Larissa Manoela revelou, em agosto de 2023, os detalhes sobre o rompimento da relação empresarial que tinha com seus pais, Silvana Taques e Gilberto Elias, administradores de sua carreira e fortuna, durante entrevista ao programa televisivo Fantástico.

A atriz e cantora declarou que abriu mão de um patrimônio estimado em R$ 18 milhões na disputa com os pais.

A artista de 22 anos, sendo 18 de carreira, disse que, mesmo depois da maioridade, não eram passadas para ela informações sobre a sua situação financeira. Por isso, começou a questionar os pais de maneira mais incisiva. "Eu só queria entender o negócio. Como estava a questão financeira? Que nunca me era apresentada. Que eu não sabia o que eu recebia, o que tava sendo pago", afirmou.

O talk show Jimmy Kimmel Live, apresentado por Jimmy Kimmel, que entrevistaria Fernanda Torres nesta quinta, 9, foi cancelado. O motivo foram os incêndios florestais que atingem Los Angeles, na Califórnia, que deixaram cinco mortos e destruíram cerca de 6.390 hectares.

Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama por Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles.

Ela integraria uma das entrevistas do dia, além de Timothée Chalamet e a banda The Lumineers, que seria a atração musical segundo a revista americana Variety.

A atriz realizou uma postagem no Instagram sobre os incêndios, com a legenda: "Da minha janela, vejo Los Angeles in flames [em chamas, em português]".

Sem previsão de retorno, o talk show de Jimmy não foi a única atração cancelada por conta das queimadas.

Os organizadores também adiaram o anúncio dos indicados ao Oscar e o Critics Choice Awards, que conta com o longa brasileiro como um dos indicados.

O Jimmy Kimmel Live é um programa da ABC e vai ao ar todas as noites às 23h35 no horário local (4h35 do dia seguinte, pelo horário de Brasília). O programa pode ser assistido no Brasil pelo site da ABC ou pelo YouTube.

O anúncio dos indicados ao SAG Awards - o Prêmio do Sindicato dos Atores de 2025 - foi alterado após a propagação de um grande incêndio florestal na cidade de Los Angeles na noite desta terça-feira, 7. As indicações, programadas para esta quarta-feira, 8, ainda ocorrem na mesma data, mas serão divulgadas por meio de um comunicado oficial. Antes, a revelação dos indicados ocorreria em um evento presencial com apresentação dos atores Cooper Koch e Joey King.

"Com uma abundância de cautela pela segurança de nossos apresentadores, convidados e equipe, o anúncio das indicações ao vivo e presencial da 31ª edição anual do SAG Awards foi cancelado devido aos incêndios florestais e às condições adversas de vento em Los Angeles", afirmou a organização do prêmio no Instagram.

Na noite da terça-feira, 7, um incêndio florestal se propagou rapidamente em uma região luxuosa de Los Angeles, nos Estados Unidos, provocando a fuga desesperada de moradores.

Bombeiros correram para conter as chamas, enquanto uma forte tempestade de vento atingiu o sul da Califórnia, espalhando o incêndio visto a quilômetros de distância.

Mais de 310 hectares foram queimados em Pacific Palisades, nas montanhas de Santa Monica, que abriga luxuosas mansões na costa oeste dos Estados Unidos.

Os meteorologistas alertaram que o pior ainda pode estar por vir, com a tempestade de vento prevista para durar dias, produzindo rajadas isoladas que podem chegar a 160 km/h - incluindo em áreas que não recebem uma quantia significativa de chuva há meses.

Sessão de 'Ainda Estou Aqui' para votantes do Oscar é cancelada

Uma sessão especial do longa brasileiro Ainda Estou Aqui foi cancelada na noite desta terça-feira, 7, por conta dos incêndios florestais que se espalharam pela cidade de Los Angeles. O evento, que contaria com a presença do elenco e a mediação do cineasta mexicano Guillermo Del Toro, era uma parte importante da campanha que busca a indicação do filme e da atriz Fernanda Torres ao Oscar.

A exibição era destinada aos membros da Academia de Hollywood e tinha como objetivo divulgar o filme e convencer os votantes a eleger a obra de Walter Salles como um indicados ao maior prêmio do cinema mundial.

A data da sessão era estratégica, visto que a votação para o Oscar se iniciou nesta quarta-feira, 8. Assim, o evento era a última grande oportunidade de convencer os votantes.

Outros filmes que estão na briga por uma indicação também tiveram sessões similares canceladas.

Ainda Estou Aqui sonha com uma indicação na categoria de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz Principal.

Com a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro, as chances do longa brasileiro aumentaram de forma significativa. O anúncio dos indicados ocorre no dia 17 de janeiro.