Lula veta ideia de fazer casa provisória no RS, dias após Leite anunciar medida

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a ideia de o governo federal investir recursos da União para a construção de moradias provisórias aos cidadãos gaúchos diante das enchentes que acometem a região. A fala do chefe do Executivo, contudo, ocorre dias após o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), ter anunciado a instalação de 500 casas provisórias em três regiões afetadas pelas enchentes.

A declaração de Lula ocorreu nesta terça-feira, 11, durante anúncio de acordos indenizatórios às famílias proprietárias de moradias em edifícios da Região Metropolitana de Recife. A fala do petista foi fechada, mas divulgada posteriormente pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).

No discurso, Lula disse ter comunicado ao ministro das Cidades, Jader Filho, que o governo federal não fará investimentos em casas provisórias. "Tem sempre a ideia de que é preciso cuidar para fazer uma casa provisória. Eu falava: Não tem casa provisória", comentou.

"É melhor dizer a verdade para o povo, é melhor dizer que destruir é muito rápido, construir é muito demorado, mas a gente vai ter que encontrar terreno sólido, vai ter que fazer casa com rua, com esgoto, com água, com energia elétrica, com área de lazer para as crianças, com escola", acrescentou Lula. "Porque a gente não pode fazer o pessoal, depois do que passaram no Rio Grande do Sul, voltar a morar em lugar inóspito, em lugar inseguro."

Na sexta-feira, 7, Leite anunciou que 500 casas provisórias serão instaladas em três regiões afetadas pelas enchentes: Eldorado do Sul (250), Região Metropolitana (100) e Vale do Taquari (150). De acordo com o governo gaúcho, as unidades são destinadas às famílias cujas casas foram totalmente destruídas ou estão com estrutura condenada.

As unidades habitacionais serão em construção modular com base metálica e terão 27 metros quadrados. Elas contarão com um dormitório, sala/cozinha conjugadas e banheiro, mobiliário planejado e eletrodomésticos. O prazo de entrega é de 30 dias a partir da liberação do terreno, segundo informações do governo estadual.

No início da tragédia do Rio Grande do Sul, Lula e Leite falavam sobre a união entre os Poderes para enfrentar a crise. Contudo, especialmente após o governo federal nomear Paulo Pimenta como ministro designado para acompanhar a reconstrução do Estado, a relação se distanciou.

Auxiliares do Lula avaliam que o tucano não tem feito acenos de agradecimento ao petista. "Nem um 'obrigado' ele fala", afirmou um integrante do governo. Na semana passada, o governador tentou se reunir a sós com Lula para pedir novas medidas ao Estado. Na terça-feira passada, dia 4, Leite viajou a Brasília e, no dia seguinte, pediu um encontro com o chefe do Executivo no Palácio do Planalto.

O petista, contudo, negou a agenda para um "café" com mais governadores, que também foram à sede do Executivo federal para participar de um evento em ocasião ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Nesta quinta-feira, 6, Lula e Leite estiveram juntos em agenda de Lula no Rio Grande do Sul durante a manhã, quando fizeram uma visita à cidade de Cruzeiro do Sul. Porém, na ida a Arroio do Meio, o governador não acompanhou o petista para participar de agendas internas do Estado.

Em outra categoria

O casal Renata e Maike, formado na festa do último sábado, 5, no BBB 25, trocou muitos beijos na tarde desta terça-feira, 8.

Durante o dia, a ex-BBB Beatriz Reis visitou a casa para uma ação comercial e brincou com Renata: "O beijo saiu, né?". Para outros brothers, a bailarina comentou: "Todo mundo que vier vai falar isso", comentou a bailarina com outros brothers. Sabrina Sato, que visitou os brothers na tarde da última segunda-feira, 7, também brincou com a demora do beijo dos brothers.

Renata comentou com Maike: "Ficou conhecido em rede nacional, o beijo mais demorado do programa". Maike respondeu que foi um beijo seguro: "Não foi brincadeira, entendeu?". João Pedro então disse: "Não é um beijo que vai ficar só aqui e acabou. Um beijo para sempre, num reino tão tão distante", fazendo referência ao filme Shrek. Os brothers então começam a brincar com as referências da animação.

Renata disse a Maike que o primeiro beijo dela do ano foi com o brother. O paulista brincou: "O meu também." A bailarina logo rebate: "Claro que não, né Maike? O seu foi aqui, mas não foi comigo não." Maike já havia ficado com Giovanna, irmã de Gracyanne Barbosa, no início da edição.

Renata comentou com Maike que no início das investidas do brother, ela levava na brincadeira. "Tu falava e eu achava que estava brincando, tanto que não desenrolou." Maike disse que era porque Eva, a dupla da bailarina na casa, não deixava.

"A Eva até falava que não, mas por causa do foco, porque eu ficava pensando: 'minha cabeça já está zoada com coisas daqui, imagina eu ter que dividir a atenção com isso'. (...) É tanta coisa aqui para se preocupar. Aí depois que a Eva saiu..."

"Tá vendo?", Maike respondeu, rindo. "Depois que ela saiu, eu fiquei pensando no jogo, fiquei uns dias mal e pensei que a essa altura do campeonato o Brasil já me conhece, então resolvi dar uma chance."

Carla Prata usou suas redes sociais nesta terça-feira, 7, para revelar que sofre de Miastenia Gravis (MG), uma doença autoimune rara e incurável que causa fraqueza muscular.

Em um vídeo publicado em seu perfil do Instagram, a apresentadora explicou mais sobre a condição e sobre como é viver com o diagnóstico.

"Essa é uma doença que afeta a comunicação entre os nervos e os músculos, causando fraqueza muscular - principalmente nos olhos, rosto, boca, músculos da deglutição e até mesmo na respiração. Falar sobre isso não é fácil, mas sinto que é necessário. Porque sei que tem muita gente por aí passando por isso em silêncio, se sentindo sozinha, sem respostas. E se eu puder ser um ponto de apoio, informação e de acolhimento... Já vai ter valido a pena", disse.

Ela explicou que pretende trazer mais vídeos sobre o assunto e que é possível viver uma vida normal mesmo nos dias difíceis da doença.

"A MG é uma doença rara, autoimune, neuromuscular, que deixa a pessoa muito fraca, muito cansada, porque ela afeta os receptores de acetilcolina. E se a acetilcolina não entra no músculo, ele não faz a contração e não tem força, por exemplo, para piscar, para falar, para fazer nada."

A repórter finalizou o discurso dizendo que a doença pode ser classificada em três tipos: a ocular, que afeta principalmente a musculatura dos olhos e da deglutição, a generalizada, que gera cansaço extremo e afeta os braços e pernas, e a crise miastênica, que enfraquece os pulmões, dificultando a respiração.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

O campeão do BBB 24, Davi Britto, declarou em suas redes sociais que será pai. Segundo ele, sua namorada, Adriana Paula, está esperando o primeiro filho do casal.

"Adriana está grávida, foi confirmado isso. Fizemos todo o procedimento que deve ser feito, procuramos uma médica obstetra para dar início ao tratamento e ao acompanhamento da criança. Estou muito feliz, de coração, porque a criança está vindo e eu vou ser um papai. Papai calabreso e mamãe calabresa. Meu coração está jorrando de alegria", disse Davi durante uma transmissão ao vivo no Instagram.

Na live, Davi, de 22 anos, contou toda a história de quando o casal se conheceu e iniciou o relacionamento, em janeiro deste ano. Ele iniciou o vídeo prometendo explicar por que não tem aparecido com a namorada, cirurgiã-dentista, nas redes sociais, e disse que sofreu com a exposição no início do namoro. Ele contou que os dois descobriram a gravidez após um passeio em um shopping.

Segundo Davi, tudo começou quando a namorada declarou estar com desejo de comer frango durante o passeio, e isso foi o que levantou as suspeitas. "Falei com ela: 'Adriana, você está grávida'. Ela disse: 'Não estou'. Aí a gente fez o teste de gravidez e deu positivo."

Ele conta que a ausência das redes sociais tem relação com a gravidez recém-descoberta, com a qual Adriana ainda está lidando. "Ela sumiu das redes sociais porque ela precisava de um tempo para digerir tudo o que estava acontecendo com ela. Foi uma gravidez que ela não estava esperando que acontecesse, nem eu. Mas aconteceu, e graças a Deus hoje temos plenas condições de cuidar, zelar, amar e dar todo o carinho e suporte que essa criança precisa."