Líder da Igreja Bola de Neve é afastado após mulher obter medida protetiva na justiça

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A pastora e cantora gospel Denise Seixas, mulher do pastor Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, o apóstolo Rina, líder da igreja evangélica Bola de Neve, obteve na justiça medida protetiva contra o marido após denunciá-lo por violência psicológica, injúria e difamação. De acordo com a decisão, o apóstolo deverá manter distância mínima de 300 metros da mulher, seus familiares e testemunhas do processo.

O Conselho Deliberativo da congregação afastou Pereira das funções de liderança na igreja. O apóstolo nega as acusações e diz confiar na apuração "técnica e isenta" dos fatos.

A decisão judicial também proíbe Pereira de ter contato com a vítima, ainda que por intermédio de terceiros. Conforme a advogada de Denise, Gabriela Manssur, a pastora vinha sofrendo um processo de violência psicológica que lhe causava sofrimento. Ainda segundo a defensora, devido à grande repercussão do caso, a pastora está em local protegido e não falaria com a reportagem.

"A 9ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) instaurou um inquérito policial para apurar o caso e medidas protetivas de urgência foram concedidas à vítima. A mulher foi ouvida. A ocorrência foi registrada como ameaça, difamação, injúria, lesão corporal, violência doméstica, falsidade ideológica e violência psicológica contra a mulher na última segunda-feira, 10", diz a nota da Polícia Civil.

Antes do afastamento divulgado pelo conselho da igreja, a apóstolo Rina já havia anunciado que deixaria temporariamente suas funções, alegando que cuidaria da mulher que, segundo ele, estava tendo crises de ansiedade. O comunicado foi feito durante o culto do último dia 2, transmitido em redes sociais.

No último domingo, 9, o perfil da Igreja Bola de Neve no Instagram postou uma mensagem sobre o afastamento do fundador dirigida aos seus seguidores. "É com pesar e tristeza que nos dirigimos a vocês para tratar de assunto que se desdobra nas últimas semanas envolvendo o Ministério Bola de Neve. O Conselho Deliberativo, junto ao Apóstolo Rina, decidiu pelo afastamento do seu fundador para que se dedique integralmente a esclarecer os apontamentos apresentados e restabelecer sua saúde e de sua família. A partir de agora, o Conselho Deliberativo assume a responsabilidade por todo o Ministério", diz o texto.

Após pedir perdão "pelas falhas e falta de atenção aos fatos apresentados", o conselho informa ter tomado medidas para que "a Igreja mantenha a integridade e a santidade da estrutura eclesiástica". Entre elas, a criação de um canal de ouvidoria para catalisar possíveis falhas e má conduta, a elaboração de um conselho de ética para apuração e deliberação a respeito de todas as irregularidades apresentadas, diligência e apuração de cada caso, inclusive de foro íntimo, averiguando necessidade de afastamento ou desligamento de lideranças.

O conselho cita também uma investigação interna, bem como a reformulação do regimento interno da igreja para "alinhar com mais clareza expectativas da congregação e evitar que eventos semelhantes aconteçam novamente".

A reportagem pediu mais informações à igreja sobre o caso, inclusive a investigação interna, e ainda aguarda retorno.

A assessoria do apóstolo Rina disse que ele nega "qualquer prática de violência e confia na apuração isenta e técnica de todos os fatos pela Polícia Civil e Ministério Público".

Procurado pela reportagem, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) informou que processos dessa natureza correm em segredo de Justiça, por isso não é possível fornecer informações sobre o caso.

Forte expansão

A Bola de Neve Church (Igreja Bola de Neve) foi fundada em São Paulo, em 1999, pelo apóstolo Rina e se beneficiou da forte expansão das igrejas evangélicas no país nos últimos 20 anos. Seguindo a linha das igrejas neopentecostais, a Bola de Neve buscou se aproximar do público jovem, com sua imagem e de seu fundador - que já foi surfista - associadas à prática de esportes.

Atualmente, segundo informa seu site oficial, a Bola de Neve tem 320 templos em todas as regiões do Brasil e em todos os continentes, inclusive na África, Ásia e Oceania. A igreja tem forte presença também nos Estados Unidos. Na América do Sul, a igreja está presente em todos os países.

Em outra categoria

Os participantes do Big Brother Brasil 25 enfrentaram a formação do 11º paredão da temporada na noite desta sexta-feira, 28, com direito a votação aberta na casa. A eliminação acontece neste domingo, 30.

Vinícius já estava no paredão, após perder uma rodada extra da Prova do Líder para João Gabriel, enquanto João Pedro garantiu a imunidade ao vencer a Prova do Anjo.

O Líder da semana, Maike, escolheu Delma para enfrentar a berlinda. A justificativa de Maike para a escolha foi baseada em atitudes de Delma que ele considerou incoerentes, como mudar de versão quando questionada sobre suas falas.

"Ela me colocou no paredão semana passada, depois disse que não faria isso tão cedo e, no dia seguinte, fez. Para mim, isso não faz sentido", explicou o líder.

Além disso, os votos da casa também definiram outro emparedado. Eva foi a participante mais votada da casa com seis votos, e se juntou a Vinícius e Delma na berlinda. No total, a votação ficou assim:

Diego Hypolito vota em Eva

Eva vota em Daniele Hypolito

Vinícius vota em Eva

João Gabriel vota em Daniele Hypolito

Renata vota em Daniele Hypolito

Guilherme vota em Eva

Daniele Hypolito vota em Eva

João Pedro vota em Daniele Hypolito

Vilma vota em Daniele Hypolito

Vitória Strada vota em Eva

Delma vota em Eva

A mãe de Vitória Strada, participante do Big Brother Brasil 25, não teve papas na língua ao falar, nas redes sociais, sobre Mateus Pires, ex-participante do reality.

Marisete Strada, em resposta a postagens de Mateus, acusou-o de traição no jogo e afirmou que ele, ao mostrar saudade de Vitória após sua eliminação, estava se contradizendo.

A mãe da atriz concordou com publicações que apontavam omissão do arquiteto quando a sister era alvo de Thamiris e Camila no Quarto Nordeste na casa.

Tudo começou quando Mateus, o sétimo eliminado da edição, publicou vídeos e imagens nas redes sociais, expressando a saudade que sente de Vitória e dos momentos que viveram juntos no confinamento. Em uma dessas postagens, ele escreveu: "Que saudade da minha amiga, eu amo tanto esse vídeo e tudo o que ele representa".

Marisete Strada, mãe da atriz, respondeu prontamente com duras críticas. "Está com saudade, por que traiu a amiga?", questionou ela em um dos comentários.

Em outra publicação, em que Mateus mostrava fotos da casa, Marisete voltou a acusá-lo de traição, destacando: "Quando estava lá, preferiu trair ela, agora está com saudades. Procure Camilla e Thamiris. Viteus acabou", fazendo referência ao relacionamento entre Mateus e Vitória, apelidado pelos fãs de Viteus.

A apresentadora Sabrina Sato e o ator Nicolas Prattes compartilharam no Instagram novas imagens da lua de mel. O casal está curtindo um passeio na Ilha Desroches, que faz parte do arquipélago Seychelles, localizado no Oceano Índico a nordeste de Madagáscar.

Nas imagens compartilhadas nas redes sociais, os dois aparecem aproveitando o mar de águas cristalinas e passeando de bicicleta. Eles estão hospedados no Four Seasons Resort Seychelles, hotel 5 estrelas com estadias privativas cujas diárias podem chegar a R$ 11 mil.

Recentemente, Sabrina falou pela primeira vez sobre a perda do bebê que esperava com o marido, durante a 11ª semana de gestação, em novembro do ano passado.

Em declaração feita durante o reality Carnaval da Sabrina, a rainha de bateria explicou que não conseguiu comparecer a alguns ensaios da Unidos de Vila Isabel, escola do Rio de Janeiro, por estar sob cuidados médicos: "Por tudo que aconteceu na minha vida, ano passado, no final do ano passado, eu acabei recebendo alta médica para voltar para o carnaval quase perto do Natal, em dezembro", mencionou.

Juntos desde o início de 2024, Sabrina e Nicolas se casaram no dia 10 de janeiro deste ano, em cerimônia realizada na Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz, interior de São Paulo.

Devido aos compromissos profissionais de Sabrina durante o carnaval, a tradicional lua de mel só começou no último dia 20 de março. O roteiro montado pelos dois incluiu um safári na África do Sul e o passeio na ilha.