Casal acusado de desviar dinheiro doado para vítimas de enchente no RS é preso

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Um casal acusado de desviar dinheiro de campanhas de arrecadação de doações para os gaúchos foi preso em Fortaleza nesta quinta-feira, 13, pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul, responsável pela investigação.

Segundo a Polícia Civil gaúcha, Aldanísio Paiva e Regina Belo, ambos de 50 anos, usavam documentos falsos para abrir contas em bancos digitais, a partir das quais podiam criar chaves PIX. Eles então identificavam campanhas de arrecadação de doações e criavam chaves PIX com números quase iguais aos da campanha - em geral, só um número era alterado.

O casal passava a divulgar a campanha de arrecadação - que era verdadeira - com o PIX errado. Como a diferença para o PIX certo era mínima, a maioria das pessoas não percebia e enviava dinheiro para o casal. Segundo a polícia, foram criadas mais de 235 chaves para esse golpe.

Responsáveis por algumas das campanhas verdadeiras usadas pelo casal foram alertados de que o dinheiro estava sendo desviado e avisaram a polícia. Paiva e Regina foram localizados e presos preventivamente na capital cearense. Nas redes sociais, ambos se identificam como atores. Ele também é recitador. Segundo a polícia, na casa deles foram apreendidos RGs falsificados usados para a abertura de contas.

A prisão teve o apoio operacional da Polícia Civil do Ceará e fez parte de mais uma fase da Operação Dilúvio Moral, que tem o objetivo de reprimir práticas criminosas virtuais que se utilizem das enchentes no Rio Grande do Sul para obter dinheiro ou outras vantagens.

A reportagem procura representantes do casal para que se pronunciem sobre as prisões.

Em outra categoria

Vilma foi a 12ª eliminada do BBB 25 nesta terça-feira, 1º, com 58,91% dos votos. A sister disputou o Paredão com Vinícius e Diego Hypolito, que receberam 39,69% e 1,4% dos votos, respectivamente.

O programa acontece em Modo Turbo e, no último domingo, 30, teve Eva como a 11ª eliminada. No mesmo dia, Maike venceu a Prova do Líder.

Pouco antes da eliminação, Vilma descreveu que estava "calma". Já Vinícius disse que estava "bem nervoso, como sempre". Diego afirmou que estava "ansioso com o resultado", mas tranquilo.

Cada um deles também escolheu um parceiro para participar do Pegar ou Guardar. Diego escolheu Daniele Hypolito, Vilma optou por Maike e Vinícius, por Delma. O brother escolhido poderá ganhar até R$ 90 mil em um jogo de cartas - três cartas terão consequências em que o jogador terá de escolher duas pessoas para ficarem unidas pelos pés.

No discurso de eliminação, o apresentador Tadeu Schmidt falou sobre o "duelo" entre Vilma e Vinícius e sobre a "autenticidade" da sister. "Ela se entrega. É o sonho dela, sim", disse.

Antes de deixar a casa, Vilma questionou: "O que será que me espera depois daquela porta?". Ela também celebrou sua passagem no programa. "Eu não imaginava que eu tinha essa força", disse. A Tadeu Schmidt, a sister afirmou que queria ir até à final, "mas não deu".

Relembre como foi a formação do Paredão

O Líder Maike indicou Diego Hypolito direto ao Paredão. Vilma foi a mais votada da casa e teve direito a um contragolpe. Ela indicou Vinícius. Não houve Prova Bate-Volta.

Quem já saiu do 'BBB 25'?

- Arleane e Marcelo

- Edilberto e Raissa

- Giovanna

- Gabriel

- Mateus

- Diogo Almeida

- Camilla

- Thamiris

- Gracyanne Barbosa

- Aline

- Eva

Val Kilmer, ator de Hollywood que estrelou em papéis como Jim Morrison, Homem de Gelo e Batman morreu nesta terça-feira, 1º, em Los Angeles (EUA) aos 65 anos. A causa, segundo a filha, Mercedes Kilmer, foi um quadro de pneumonia.

Kilmer havia se recuperado de um diagnóstico de câncer de garganta em 2014 que exigiu duas traqueotomias. Ele deixa dois filhos, Mercedes e Jack.

Ator mais jovem a ser aceito na prestigiosa Juilliard School na época em que ele frequentou, Kilmer experimentou os altos e baixos da fama de forma mais dramática do que a maioria. Sua chance veio na paródia de espionagem de 1984 Top Secret!, seguida pela comédia Real Genius em 1985. Mais tarde, ele mostraria suas habilidades de comédia novamente em filmes como MacGruber e Kiss Kiss Bang Bang.

A carreira no cinema atingiu o auge no início da década de 1990, quando se destacou como um galã arrojado, estrelando ao lado de Kurt Russell e Bill Paxton em Tombstone, de 1993, como o fantasma de Elvis em Amor à Queima Roupa e como um especialista em demolições que assalta bancos no filme Fogo Contra Fogo, de Michael Mann, de 1995, com Al Pacino e Robert De Niro.

Foi também em 1995 que vestiu uma capa volumosa como Batman em Batman Eternamente.

Um de seus papéis mais icônicos - o piloto de sucesso Tom Homem de Gelo Kazansky ao lado de Tom Cruise - quase não aconteceu. Kilmer foi cortejado pelo diretor Tony Scott para Top Gun, mas inicialmente recusou. Ele concordou após receber a promessa de que seu papel melhoraria em relação ao roteiro inicial. O ator ainda reprisou o papel na sequência do filme de 2022, Top Gun: Maverick.

Além dos filmes, Kilmer publicou dois livros de poesia e foi indicado ao Grammy em 2012 por álbum de palavra falada. Ele também foi um artista visual ao longo da vida. (Com agências internacionais).

O rapper Emicida acusa o irmão, Evandro Fióti, de desviar R$ 6 milhões da conta bancária da Lab Fantasma, empresa que fundaram juntos em 2009, no Jardim Cachoeira, Zona Norte de São Paulo. A acusação foi feita em resposta ao processo judicial movido por Fióti, no qual tenta impedir que o irmão tome decisões sozinho sobre a empresa. Eles anunciaram o fim da parceria empresarial na última sexta-feira, 28.

Na ação, ele alega ter tido seus acessos administrativos bloqueados no início de 2025, além de ter perdido os poderes igualitários de gestão após a revogação de uma procuração. Também afirma que houve um acordo para sua saída do quadro societário, cujos termos não teriam sido cumpridos.

Na tarde desta segunda-feira, 1, Fióti publicou um comunicado oficial em suas redes sociais rebatendo publicamente a acusação.

"Nunca desvio qualquer valor da LAB Fantasma ou de empresas do grupo. Todas as movimentações feitas durante sua gestão foram transparentes, registradas e seguindo os procedimentos financeiros adotados pelos gestores, assim como as retiradas de lucros ao sócio e artista Emicida", diz o comunicado.

O texto afirma que a administração da empresa sempre foi conjunta, com divisão igualitária de ativos e decisões. Também declara que o próprio processo judicial contém documentos que comprovariam que Emicida recebeu valores superiores, incluindo lucros combinados entre as partes. Fióti ainda chama a acusação de "falsa" e a divulgação de informações parciais de um processo judicial de "gravíssima".