Lula classifica como insanidade projeto de lei que equipara aborto ao homicídio

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como "insanidade" o projeto de lei (PL) que equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio. Em sua avaliação, a atual legislação sobre o tema já garante que o Brasil aja de forma "civilizada" na temática.

"Eu, Luiz Inácio Lula da Silva, fui casado, tive cinco filhos, oito netos e uma bisneta. Eu sou contra o aborto. Entretanto, como o aborto é realidade, a gente precisa tratar como uma questão de saúde pública", afirmou o petista, em coletiva de imprensa neste sábado, 15, na Itália. "Eu acho que é insanidade alguém querer punir uma mulher numa pena maior que o criminoso que fez o estupro. É, no mínimo, uma insanidade isso."

A Câmara aprovou a urgência do projeto na quarta-feira, 12. A votação relâmpago aconteceu de modo simbólico e sem que o nome do projeto fosse citado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quando pautado no plenário. Alguns parlamentares nem sequer perceberam o que estava sendo votado. Houve reclamações sobretudo do PSOL, que é contrário à iniciativa.

Lula disse que não acompanhou de perto o debate, por estar em viagem no exterior. Porém, quando voltar ao País, "tomarei ciência disso".

"Tenho certeza que o que tem na lei já garante de forma civilizada para tratar com rigor o estuprador e com respeito a vítima. É isso que precisa ser feito", disse. "Quando alguém apresenta uma proposta de que a vítima precisa ser punida com mais rigor do que o estuprador não é sério. Sinceramente, não é sério", acrescentou.

Em outra categoria

Sean "Diddy" Combs está sendo acusado de tráfico humano em um novo processo. O magnata da música está preso em Nova York, nos Estados Unidos, desde setembro e aguarda julgamento por crimes sexuais.

De acordo com o TMZ, um homem chamado Joseph Manzaro alega ter sido agredido e humilhado pelo rapper em 2015 em uma festa, segundo ele um evento testemunhado por Beyónce, Jay-Z e Lebron James.

Ele afirma que foi drogado e levado para Star Island, em Miami, onde acontecia a festa de Christian Combs, filho do rapper, e foi obrigado a participar de um "freak-off", uma das festas sexuais de Combs.

A acusação ainda diz que Diddy teria prendido um pênis falso em seu rosto e feito a vítima desfilar na frente dos convidados.

Manzaro explica que foi conduzido por um túnel secreto na mansão quando foi visto por Jay-Z e Beyoncé, que estranhou a situação. "O que é isso? O que está acontecendo? Por que esse homem branco seminu com uma máscara de pênis está parado na minha frente?", teria questionado.

A vítima alega que a resposta veio de um membro da equipe de Diddy: "Diddy quer que ele veja o que acontece com quem dedura. Isso faz parte da punição dele."

O processo também diz que Manzaro foi exibido à força na festa, de máscara de couro e sunga, sendo submetido a atos não consensuais.

Além das testemunhas já citadas, a vítima disse que Gloria Estefan e Emilio Estefan também presenciaram o que aconteceu. Gloria negou seu envolvimento no incidente.

O magnata da música aguarda seu julgamento, previsto para acontecer em maio.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Val Kilmer, astro de filmes como Top Gun e Batman, morreu na noite de terça-feira, 1º, aos 65 anos, após um quadro de pneumonia. O ator fez um último post nas redes sociais cerca de dez dias antes de morrer, em 22 de março.

Kilmer compartilhou em seu Instagram uma de suas pinturas - ele também era artista visual e vendia seus trabalhos online. A imagem representa uma fogueira. "Tem aquele brilho de fim de noite. Tons frios com uma queima baixa, como quando a fogueira esfria, mas você ainda está bem acordado", escreveu ele na legenda. Confira aqui.

Ao longo desta quarta-feira, 2, o post recebeu milhares de comentários de fãs, que lamentam a morte do ator e destacam seu legado.

Há duas semanas, Kilmer havia compartilhado uma outra obra, também acompanhada de legenda poética. "Algumas artes soam como um acorde poderoso - alto, indomável e inesquecível. Se esta aqui lhe parece a nota certa, compre uma das 10 disponíveis", divulgou.

A edição de 2025 do Big Brother Brasil já tem data para terminar. A final do BBB 25 será exibida no dia 22 de abril, uma terça-feira, logo após a novela Vale Tudo, na TV Globo.

O programa também estará disponível ao vivo no Globoplay. Para quem perder a transmissão, a íntegra ficará disponível na plataforma de streaming.

O que acontece depois da final do 'BBB 25'?

Mesmo com a definição do vencedor ou vencedora, o BBB 25 ainda terá conteúdos extras na programação. Logo após o encerramento do programa, o canal Multishow exibe o especial A Invasão, comandado por Ana Clara, que entrará na casa para conversar com o campeão e os finalistas.

No dia seguinte, 23 de abril, o público poderá acompanhar O Reencontro, também no Multishow, a partir das 22h30. O especial reúne os participantes da temporada para relembrar os principais momentos da edição.

Últimos episódios do Mesacast e Big Show

A reta final também inclui a exibição dos últimos episódios dos conteúdos paralelos. O Big Show, apresentado por Ana Clara e Ed Gama, será exibido no dia 21, à meia-noite. Já o Mesacast BBB encerra sua temporada no dia 22, às 20h, pouco antes da grande final.