São Paulo tem tremor de terra e edifício evacuado após terremoto no Chile

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Moradores de São Paulo relataram ter sentido, em diferentes bairros, um tremor de terra por volta das 23h da noite da quinta-feira, 18. O fenômeno, que está associado a um terremoto de magnitude de 7,3, registrado no Chile na Argentina, foi percebido por pessoas em bairros de diferentes regiões da cidade.

Até o início da madrugada desta sexta-feira, 19, não houve registro de vítimas, segundo a Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado e orientar, em razão do tremor, pela evacuação de um prédio na Rua Florianópolis, na altura do número 951, na Vila Bertioga, zona leste da capital.

Os relatos foram feitos por moradores ou de pessoas que, na hora do tremor, estavam em Perdizes, Pompeia, Pinheiros (zona oeste); na Avenida Paulista; em Santana (zona norte), além de Mooca e Tatuapé, na zona leste. Nas redes sociais, um usuário afirmou ter sentido também na zona sul da cidade.

A Defesa Civil confirmou que "leves tremores" foram registrados "em diferentes regiões da capital paulista", e informou que o fenômeno é reflexo do terremoto ocorrido na região norte do Chile e na Argentina, a cerca de 100 km de profundidade, com base em informações do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP).

"Os especialistas destacam ainda que os tremores sentidos na cidade de São Paulo são de baixa intensidade e apresentam mínimos riscos de danos. Até o momento, não há registro de vítimas ou ocorrências relacionadas ao evento", disse o órgão por meio de nota.

De acordo com o Centro de Sismologia da USP, o epicentro do terremoto foi registrado na cidade de San Pedro de Atacama, na província de Antofagasta, no norte do Chile, e próximo da fronteira com Argentina e Bolívia. A cidade fica a cerca de 2,7 mil quimômetros de São Paulo.

'Pensei que o prédio ia cair', relatou morador

Quando percebeu que o prédio onde mora estava balançando, o consultor Luiz Carlos Nogueira Pedro imaginou que estivesse sentindo uma espécie de tontura. Depois, notou pelo aplicativo de mensagens do celular que outros moradores do seu bairro, na Pompeia, também tinham sentido o mesmo tremor.

"Eu estava trabalhando na mesa do escritório. Senti balançar e, em um primeiro momento, achei que era uma tontura", relatou Nogueira ao Estadão, morador do 21º andar. "Porém assim que passou eu tinha certeza que tinha sentido a mesa balançar".

"Aí fiquei imaginando que podia ser um tremor, mas fui na janela e estava tudo calmo. Entrei no grupo do condomínio e ninguém se manifestou. Até pensei que podia ser uma tontura mesmo. Passou mais uns dois minutos uma pessoa comentou no grupo do condomínio", completou o consultor. "Sensação estranha. Na hora pensei que o prédio ia cair".

Um morador da Mooca chegou a relatar que muitas pessoas evacuaram o prédio onde vivem. Perto dali, na Vila Bertioga, o Corpo de Bombeiros foi acionado e orientou os moradores de um edifício a evacuarem o espaço. Não foram registradas vítimas na ocorrência.

Nas redes, as pessoas também relataram a sensação de prédio chacoalhando. "Terremoto no Tatuapé, SP agora às 22:56h da noite. Sério! Serião! Estou no 15° andar", escreveu uma usuária no X (antigo Twitter). "Meu Deus, acabou de rolar um terremoto ou eu to maluca? simplesmente tudo tremeu em casa", comentou outra usuária.

"Mano, to na Zona Sul, Congonhas, senti um enjoo, e os ventiladores começaram a tremer, acho que teve sim!", relatou um usuário. "Aqui na região da Paulista tbm tremeu", disse outro. "Eu achava que eu tava ficando doido. Minha cama balançou", escreveu um terceiro.

Tremor é reflexo de terremoto no Chile

O tremor sentido pelos moradores de São Paulo é reflexo de um terremoto de magnitude de 7.3 com epicentro na cidade de San Pedro de Atacama, da região de Antofagasta, no norte do Chile. O abalo sísmico foi registrado às 21h50 (1h50 do horário local) também pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (EMSC, na sigla em inglês). Segundo o órgão, a profundidade do fenômeno foi de 128 quilômetros.

Em outra categoria

João Gabriel chorou ao fazer um desabafo com seu irmão, João Pedro, na noite deste domingo, 16, no BBB 25. O participante relatou sua preocupação ao ver a expressão da mãe em vídeo enviado ao Almoço do Anjo, que puderam assistir mais cedo.

"Eu fico pensando na minha mãe. Por que a minha mãe tava daquele jeito? Minha mãe não tava com uma cara boa, não. Não sei se era cansada do serviço...", disse Gabriel. "Pode ser, mas não pode ficar apegado só a isso, não", tranquilizou Pedro.

Na sequência, João Gabriel prosseguiu: "Eu tô com medo é deles lá fora, e nós aqui dentro, fechados, não podendo fazer nada. E o povo... Não sei como é que tá. Tem gente lá de fora que julga a gente. Pelo menos lá de fora a gente pode se defender. Eles não dão conta. Meu pai não falou nada..."

"Mas não pode ficar pensando nisso não...Lógico, todo mundo aqui falou alguma coisa que algumas pessoas do lado de fora não gostaram. Todo mundo, não só nós", continuou o irmão.

Posteriormente, João Gabriel voltou a lamentar: "Nós estamos nos perdendo aqui, não vai ter jeito. Eu, né. Você sabe que não gosto de xingar e estou voltando a fazer tudo que eu fazia antes de a gente aprender a 'virar homem'. Por causa de um jogo. Por causa de dois milhões e meio. Isso não existe não, rapaz."

O radialista Salomão Esper morreu aos 95 anos de idade neste domingo, 16. A informação foi divulgada pelo Grupo Bandeirantes, onde trabalhou boa parte de sua vida, sem detalhar a causa da morte.

Na Rádio Bandeirantes, marcou época apresentando o Jornal Gente entre 1978 e 2019. Em fevereiro daquele ano, deixou a apresentação diária e passou a fazer participações esporádicas dentro do programa Rádio Livre, da Bandeirantes. A rádio publicou nas redes sociais um vídeo daquela que teria sido sua última participação numa atração da casa.

Salomão Esper nasceu em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo, em 1929. Chegou a se formar em direito, mas trabalhou como locutor desde muito jovem, em 1948, inicialmente na Rádio Cruzeiro do Sul - posteriormente migrando para a Rádio América.

O funeral foi realizado entre 13h e 17h deste domingo, 16, no Funeral Home, em São Paulo. A morte de Salomão Esper também foi lamentada na televisão, com uma reportagem em homenagem ao radialista exibida pela Band.

O personagem Candinho foi eliminado no The Masked Singer Brasil exibido neste domingo, 16. Após ser desmascarado, foi reveleada sua verdadeira identidade: o ator Douglas Silva.

"O maior desafio foi executar todos aqueles movimentos, de todas as músicas, coreografias, com uma mobilidade ilimitada. Aquela roupa tinha quatro camadas, eram vários tecidos", disse após ser eliminado.

Douglas Silva é ator com mais de duas décadas de carreira. Ele é conhecido especialmente por interpretar o personagem Acerola, dupla de Laranjinha, na série Cidade dos Homens (2002) e ter feito parte do elenco do BBB 22.