Caso Porsche no Tatuapé: motorista vai prestar depoimento na sexta-feira, 2

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Na última segunda-feira, 29, um empresário de 27 anos que dirigia uma Porsche pela Avenida Interlagos, na zona sul de São Paulo, atingiu e matou um motociclista de 21 anos. Quase quatro meses antes, outro acidente também envolveu um empresário pilotando um carro da mesma marca. Na madrugada de 31 de março, Domingo de Páscoa, Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, dirigia uma Porsche azul modelo 911 Carrera GTS, ano 2023, de seu pai pela avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé (zona leste), quando atingiu a traseira do Renault Sandero que era dirigido pelo motorista de aplicativo Ornaldo da Silva Viana, de 52 anos.

Em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, em maio, Fernando Sastre disse ainda que não tinha noção da velocidade que trafegava na rua e pediu desculpas à família de Ornaldo da Silva Viana, morto no acidente. Simulação da Polícia Civil indica que o Porsche estava a 134,6 km/h. A velocidade máxima permitida nesse trecho da avenida é de 50 km/h.

Fernando Sastre conseguiu sair do local do acidente sem fazer exame de alcoolemia - a mãe dele pediu autorização a uma policial militar para levá-lo ao hospital; foi autorizada, mas não levou o filho a nenhuma unidade de saúde. O motorista só se apresentou à Polícia Civil 38 horas após o acidente e, ao prestar depoimento, negou que houvesse consumido bebida alcoólica.

Em 3 de maio ele teve a prisão decretada, mas só se entregou três dias depois. Inicialmente detido no Centro de Detenção Provisória 2 de Guarulhos, desde 11 de maio ele está preso preventivamente na Penitenciária 2 de Tremembé, no interior paulista, onde também estão detidos famosos como o ex-jogador Robinho.

A Polícia Civil concluiu inquérito em que acusou o motorista de homicídio doloso (intencional) qualificado e lesão corporal gravíssima. Um amigo de Fernando Sastre, que estava com ele no carro, sofreu ferimentos graves e chegou a ficar internado na UTI, mas está recuperado.

O motorista foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e o processo tramita na 1ª Vara do Júri, no Fórum da Barra Funda, em São Paulo, sob o comando do juiz Roberto Zanichelli Cintra. A primeira audiência relativa ao caso ocorreu na tarde de 28 de junho, quando 17 testemunhas prestaram depoimento - 10 de acusação e 7 de defesa.

Os depoimentos mais importantes foram das três pessoas que estiveram com o réu nos momentos que antecederam o acidente: a namorada dele, Giovana Pinheiro Silva, de 23 anos, o amigo Marcus Vinicius Machado Rocha, de 22 anos, que estava no carro no momento do acidente, e Juliana de Toledo Simões, de 22 anos, namorada de Rocha. Os dois casais (Fernando Sastre e Giovana e Rocha e Juliana) haviam passado a noite de sábado juntos em dois locais - primeiro um restaurante e depois uma casa de pôquer.

Na audiência, Giovana afirmou que o namorado havia consumido apenas água naquela noite. Rocha disse não saber quanto o amigo havia bebido nem poder julgar se estava embriagado no momento do acidente. Juliana, por sua vez, afirmou que Andrade Filho ingeriu bebida alcoólica naquela noite.

Fernando Sastre assistiu aos depoimentos por videoconferência, a partir da penitenciária de Tremembé. Na próxima sexta-feira, 2, será a vez dele prestar depoimento, na segunda audiência de instrução e julgamento, a partir das 16h, segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo.

A fase atual é de produção de provas, e ainda não há certeza de que o réu será mesmo submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri - isso depende de o juiz, ao final dessa etapa, considerar que existem provas suficientes para levá-lo a julgamento.

A reportagem procurou dois dos advogados de defesa de Fernando Sastre Andrade Filho - Elizeu Soares de Camargo Neto e Jonas Marzagão -, na terça-feira, 30, e na quarta-feira, 31, mas não conseguiu contato com eles.

Em outra categoria

Teri Garr, atriz americana indicada ao Oscar por Tootsie, morreu nesta terça-feira, 29, aos 79 anos, em Los Angeles, devido a complicações da esclerose múltipla, doença com a qual foi diagnosticada em 2002. Ela morreu em sua casa, "cercada por familiares e amigos", informou sua assessora ao The Hollywood Reporter.

Nascida em 11 de dezembro de 1944 em Lakewood, Ohio, nos Estados Unidos, Teri Garr começou a carreira como dançaria, tendo participado de longas estrelados por Elvis Presley.

Como atriz, ganhou notoriedade com o papel da assistente Inga no filme O Jovem Frankenstein (1974), contracenando com Mel Brooks e Gene Wilder. Ela dedicou grande parte de sua carreira à comédia, entre os anos 1970 e 1990.

Na TV, ficou mais conhecida por Friends, ao interpretar a excêntrica mãe da personagem Phoebe Buffay (Lisa Kudrow) em aparições especiais na sitcom, nos anos 1990. Antes, fez participações em séries como That Girl, Batman, Jornada nas Estrelas e The Andy Griffith Show, na década de 1960, e M*A*S*H e The Sonny and Cher Show - em que cantava e dançava - na de 1970.

No cinema, atuou em longas de grandes diretores: A Conversação (1974) e O Fundo do Coração (1981), de Francis Ford Coppola; Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977), de Steven Spielberg; Depois de Horas (1985), de Martin Scorsese; O Jogador (1992) e Prét-à-Porter (1994), de Robert Altman.

O maior destaque de Teri nas telonas foi em Tootsie (1982), de Sydney Pollack, filme que lhe garantiu uma indicação ao Oscar de atriz coadjuvante pelo papel de Sandy Lester, a amiga atriz do protagonista vivido por Dustin Hoffman. Ela concorreu na categoria com Jessica Lange, que acabou levando a estatueta.

Ela ainda atuou em Profissão Doméstico (1983), ao lado de Michael Keaton. Nos anos 1990, a atriz fez participações em filmes menores.

Em 2006, quatro anos após revelar o diagnóstico de esclerose múltipla, Teri sofreu um aneurisma. Naquele mesmo ano, publicou uma autobiografia, intitulada Speedbumps: Flooring It Through Hollywood, em que compartilha de forma bem-humorada as experiências e desafios da vida no showbiz.

Teri deixa a filha Molly O'Neil e o neto Tyryn.

A Globo vai surfar na onda de sucesso que os doramas da Coreia do Sul têm feito na Netflix e outras plataformas de streaming. A emissora brasileira fechou um acordo com a empresa sul-coreana de entretenimento CJ ENM, responsável por vários k-dramas, ou doramas - termo usado para abarcar dramas produzidos no leste e sudeste da Ásia, apesar da definição já ter gerado polêmica.

"Adquirimos alguns k-dramas para o catálogo do Globoplay, alinhado à estratégia da plataforma de investimento em licenciamento de conteúdo premium internacional. Quando tivermos novas informações sobre estreias e títulos, divulgaremos", confirmou a Globo ao Estadão.

As produções serão disponibilizadas ao longo de 2025. De acordo com a coluna Outro Canal, da Folha de S.Paulo, a principal compra realizada pela Globo é Twinkling Watermelon (ou 'Melancia Cintilante'), exibida pela emissora local tvN em 2023, e inédita no Brasil.

A trama acompanha o jovem Ha Eun-Gyeol (Ryeoun), apaixonado por música. Ele viaja no tempo e, em 1995, conhece a versão de 18 anos de seu pai, Ha Yi-chan (Choi Hyun-wook/Choi Won-young). Juntos, montam uma banda com o objetivo de ajudar Ha Yi a conquistar uma garota da escola.

Porém, Ha Eun tem a missão de garantir sua própria existência - e junta o pai, na verdade, com Yoon Cheong-ah (Shin Eun-soo/Seo Young-hee), sua mãe, então uma jovem surda apaixonada por arte.

Segundo o colunista, a previsão é que o dorama seja exibido na TV, em canais por assinatura, além do streaming.

Shawn Mendes afirmou que ainda está descobrindo a sua sexualidade. A declaração foi feita pelo cantor canadense durante um show em Morrison, nos Estados Unidos, na última segunda-feira, 28.

"A verdade real sobre minha vida e sexualidade é que, cara, estou descobrindo isso, como todo mundo. Às vezes eu realmente não sei e outras vezes eu sei. Parece muito assustador porque vivemos em uma sociedade que tem muito a dizer sobre isso", disse.

O artista já foi pressionado sobre o assunto pela mídia, o que o deixou pensativo sobre o que deveria compartilhar ou não sobre a sua orientação sexual. No mesmo dia, ele também anunciou o lançamento de uma nova música, Heart of Gold, para sexta-feira, 2.

Atualmente, Shawn Mendes está fazendo shows com a turnê For Friends and Family. No dia 14 de novembro, as apresentações chegam aos cinemas em formato de filme. Shawn, quinto álbum do cantor canadense, será lançado no dia 15 de novembro.

Leia também

Amigo de Shawn Mendes faz tatuagem em homenagem ao Brasil após Rock in Rio; veja o desenho

Em 2017, o The Sun revelou que o cantor foi visto aos beijos com Hailey Bieber, que na época, atendia pelo nome de Hailey Baldwin. No ano seguinte, os dois chegaram juntos no tapete vermelho do MET Gala, mas Shawn negou rumores sobre um relacionamento.

Em 2019, Alessia Cara abriu shows da turnê do artista. Em maio daquele ano, fãs afirmaram terem visto os dois em um momento íntimo em um restaurante, o que fez com que rumores sobre um relacionamento surgissem.

Pouco tempo depois, ele iniciou um namoro com Camila Cabello. Após dois anos de relação, os dois terminaram em novembro de 2021. Em 2023, os dois foram vistos aos beijos no Coachella, mas terminaram mais uma vez semanas depois.

No mesmo ano, Sabrina Carpenter foi vista em encontros com Shawn Mendes e até foi flagrada usando um moletom do cantor. Pouco tempo depois, ele foi visto com a ex-namorada e os rumores sobre envolvimento dos dois cessaram.