Sem home office, periferia se expõe mais ao coronavírus no transporte público

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Antes também não era fácil. Chegava-se no trabalho cansado do trajeto longo e apertado durante uma, duas, até três horas. A pandemia trouxe o temor do contágio a esse cenário já exaustivo, em que a ventilação é insuficiente, o tempo de exposição alto e o distanciamento social impossível de praticar. O paulistano que mora na periferia pouco teve a possibilidade de aderir ao "fique em casa" e, majoritariamente dependente do transporte coletivo, enfrenta dificuldades para escapar da transmissão do coronavírus.

Embora o isolamento social tenha reduzido em toda a São Paulo nos últimos meses, a distribuição é desigual. No caso de usuários de ônibus, por exemplo, um levantamento do laboratório de visualização urbana MedidaSP, com dados de todo 2020, mostra que linhas das zonas leste e sul estão com um número de passageiros próximo ao pré-pandemia, diferentemente da zona oeste. Em uma linha que vai do distrito da Pedreira até a Estação Jurubatuba, da CPTM, na zona sul, a quantidade de passageiros até superou a do período anterior à pandemia. Por outro lado, um coletivo que sai da Aclimação, no centro, até Perdizes, zona oeste, está atendendo 30,6% da demanda usual.

O urbanista Bernardo Loureiro, criador do MedidaSP, lembra que o isolamento de passageiros de ônibus chegou a quase 70% no início da quarentena, mas ficou em 26% em dezembro, puxada para baixo especialmente pela periferia. Isso se torna um fator de maior destaque porque o transporte coletivo segue com redução de veículos em circulação (cerca de 88% do total em dia útil). "Se está mais ou menos a mesma quantidade de pessoas do que era antes da pandemia e a frota está menor, então vai estar mais lotado."

É o que relata o assistente financeiro Igor Esteves de Jesus, de 28 anos, que pega ônibus, trem e metrô para ir de São Miguel Paulista, na zona leste, até o trabalho, na Avenida Faria Lima, zona oeste. "Parece que o coronavírus só não existe para quem está de home office ou tem muito dinheiro."

Para ele, a situação é revoltante, tanto que postou imagens nas redes sociais de um vagão de trem em que os passageiros ficavam comprimidos. "O espaço em que caberia uma pessoa vai cinco. Em Itaquera, tem de entrar empurrando, não tem como se mover. Eu me sinto bem impotente, não acho justo. Não tive covid por sorte."

Uma pesquisa de setembro da Rede Nossa São Paulo com Ibope Inteligência mostra que a população com mais de 16 anos gasta 1h56 no transporte coletivo. Por outro lado, 35% não estão se deslocando para trabalhar, 52% com rendas de mais de 5 salários mínimos.

No caso da analista contábil Mariza Santos, de 32 anos, são 2h30 do distrito de Parelheiros, no extremo sul, até as imediações do Aeroporto de Congonhas. Como "qualquer horário é horário de pico", passa álcool em gel o tempo todo. "Chego ao trabalho e já vou lavar as mãos e trocar de máscara."

Riscos. Pós-doutoranda em Ciências Atmosféricas na USP, Milena Ponczek defende que os passageiros estejam em assentos intercalados e haja troca de ar. E ressalta: "não importa ter 'recirculação' de ar, janela aberta, se estiver superlotado". Esse cenário propício à transmissão piora com o consumo de bebidas e alimento, conversas e outras ações que criam o espalhamento de aerossóis.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Leticia Sabatella teve seus cães doados em uma feira de adoção no Rio de Janeiro, sem seu consentimento, enquanto estavam sob os cuidados de uma amiga, que é veterinária. Ela detalhou a situação em um vídeo postado nessa quarta-feira, 19, junto de fotos dos animais.

A Cãorrijo, instituição que realizou as doações, alega que os animais estavam sob seus cuidados desde 2022 e que apresentavam machucados profundos.

A reportagem procurou a Cãorrijo e Leticia Sabatella por um pronunciamento e ainda aguarda retorno.

Sobre a doação, a atriz começa: "Recentemente eu tive dois cachorrinhos meus colocados para a adoção sem que eu soubesse, sem que tivesse nenhum aval meu.Havia um marketing de adoção para eles, dizendo que cresceram e foram criados no abrigo. Tenho provas de que cresceram comigo", diz. Ela explica que os pets viviam em um sítio e que os machucados aconteciam por causa do local, já que estavam em contato com a natureza.

A veterinária e amiga que doou os animais realizou o serviço em troca de uma dívida pessoal que possuía com a atriz. "Eles ficaram sob uma guarda provisória com essa veterinária [...] Essa pessoa sempre conviveu com eles, sempre frequentou o sítio."

Sobre o tempo em que estiveram sob a guarda da veterinária, ela explica que precisou deixar os cães no Rio de Janeiro, onde está localizado o sítio, para cuidar da saúde da mãe, em Curitiba, no Paraná.

A organização que cuida das adoções rebateu o vídeo da atriz por meio de um pronunciamento feito nos stories do Instagram na noite dessa quarta, 19. Nele, afirma que os animais vieram até a instituição há cerca de três anos, com fotos de tentativas de adoção que datam até 2022.

"Fui questionada sobre o cachorro não ter morado comigo. Esse cachorro já foi adotado antes e, infelizmente, essa adoção também não deu certo [...] Quando esses cachorros moraram comigo, onde esses tutores estavam? Por que esses tutores não pagavam hospedagem?", questiona uma das organizadoras.

"O cão é microchipado, inclusive", continua ela. O microchip é um dispositivo eletrônico que identifica o animal de forma permanente.

Leticia reafirmou, sobre a resposta da Cãorrijo: "Você não imagina que o seu cachorro vai para uma hospedagem, vai ser chipado e colocado em adoção. Eu não sabia, porque quem estava responsável cuidando deles, levou eles para lá", afirma a atriz.

"O que eu sabia era que uma veterinária estava cuidando do meu cachorro [...] Ela colocou ele nessa hospedagem, que é um lugar onde as pessoas levam seus cães para ficar. Isso não significa abandono nem maus-tratos. Sim, em um sítio, um cachorro peludo, talvez o caseiro tenha falhado em observar isso, mas não foi uma vida de maus-tratos, não", retruca.

A atriz continua: "Essa ferida que ela mostra, imaginei que eles iam de algum modo usar isso. Foi isso que eu vi quando veio a mensagem da veterinária sobre serem adotados [...] ela me mandou a foto do machucado".

"Ele foi atendido e levado pela veterinária para cuidar disso. Como eles vivem em um sítio, eu não estava no Rio para ficar com eles, eles ficaram com a veterinária e amiga, que achou por bem colocá-los nessa hospedagem", disse.

Por fim, Leticia finalizou: "Os cachorros não ficaram uma vida dentro do abrigo. Se eles estiveram lá algumas vezes, é [porque é] uma hospedagem".

A madrugada no BBB 25 foi marcada por diversão e tensão durante a Festa do Líder Guilherme, nesta quinta-feira, 20. Enquanto alguns brothers aproveitaram o som do frevo, João Pedro, incomodado com a postura de Eva, declarou o fim da aliança com a sister, deixando claro que não pretende mais manter proximidade com ela no jogo.

Veja o resumo da madrugada de Festa do Líder no BBB 25:

Festa do Líder foi em homenagem a Olinda

O tema da festa do líder Guilherme foi o carnaval de Olinda. Os brothers ficaram apaixonados pelo frevo e o pernambucano até ganhou seu próprio boneco gigante. Diego e Eva mostraram habilidade no frevo. Guilherme aproveitou para curtir a festa com a sogra, Delma.

João Gabriel cumpre desafio do quarto Barrado no Baile

Enquanto a folia acontecia, João Gabriel, barrado da festa pelo líder Guilherme, cumpria o desafio no quarto Barrado no Baile. O brother precisava pegar o convite para a festa que estava dentro de um baú protegido por cinco cadeados, que só eram abertos com uma senha de quatro dígitos. O segredo de cada cadeado, identificado por cores, estava nos números coloridos dentro dos balões. Em menos de 2 horas de desafio, ele já havia encontrado 14 números. Antes de completar 3 horas de desafio, o brother encontrou os 20 números necessários, e ganhou o direito de ir para a festa de Guilherme.

João Pedro especula Paredão com o irmão

Em conversa com Delma, João Pedro afirma que ele e o irmão, João Gabriel, devem enfrentar o próximo Paredão da casa. Delma responde que não acredita na possibilidade e diz que se ela for para a berlinda, vai "muito feliz".

João Pedro critica atitudes de Eva

Ainda em conversa com Delma, João Pedro criticou algumas atitudes de Eva. O brother disse que viu uma cena da sister que deixou ele e o irmão incomodados, e prefere ir embora antes de apertar o botão de desistência no reality. Minutos depois, o brother fez queixas a Renata e disse que até Vinícius viu a reação de deboche de Eva depois que ele deu as costas. "Parecendo que eu sou um cachorro, não sou cachorro não. Ela está achando que só porque eu brinquei por 50 dias de que eu queria beijar ela, eu tô apaixonado nela? Tomara que não", disse o goiano. Renata respondeu que ele estava viajando.

João Pedro também reclamou com o irmão sobre um gesto que Eva teria feito com as mãos e disse que a sister o tratou como cachorro. O brother disse que Eva ri deles e que para de conversar quando eles chegam nas rodas. João Pedro ainda avisou que vai se afastar da sister. "Não somos capacho de ninguém, se você quiser ficar [próximo] você fica", disse ele a João Gabriel.

João Pedro ainda compartilhou a situação com Maike e afirmou que lavou as mãos e não joga mais com Eva. "Fica em paz, mano. Depois você vê isso", aconselhou Maike.

Guilherme se emociona no fim da festa

Ao som da música Vai Ser Tão Lindo, Guilherme se emocionou no fim da sua festa. O brother recebeu o carinho de Aline, Vitória e Diego.

A Prova do Líder que ocorre nesta quinta-feira, 20, no BBB 25 será decidida em duas partes. A primeira ocorre pela tarde, às 14h. A decisão será à noite, durante o programa ao vivo. Na quinta, o reality começa mais tarde por conta do jogo do Brasil contra a Colômbia pelas Eliminatórias da Copa.

O vencedor poderá escolher apenas uma pessoa para o VIP. Eles, porém, só poderão desfrutar dos benefícios após o fim do Tá Com Nada, imposto por Delma após a dinâmica do Pegar ou Guardar.

A semana ainda terá mais um Big Fone no sábado, 22. Quem atender terá de indicar dois colegas para o paredão. Um deles será salvo pelo participante que comprar o Poder Curinga da semana, o Poder Marreta.

Veja a dinâmica dos próximos dias no 'BBB 25'

- Quinta (20/3): Prova do Líder

- Sexta (21/3): Poder Curinga (Poder Marreta). Líder indica seis pessoas para o Na Mira do Líder.

- Sábado (22/3): Prova do Anjo. Big Fone.

- Domingo (23/3): Formação de paredão triplo.

- Terça (25/3): Eliminação.