Raios ultravioleta em São Paulo podem atingir índice extremo; veja quando e quais os riscos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A cidade de São Paulo deve atingir nos próximos dias níveis elevados de radiação ultravioleta. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), pelo menos até domingo, 22, o valor do Índice Ultravioleta (IUV) previsto pode atingir 11, o que é considerado como risco extremo, conforme valores estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A previsão pode ser atualizada ao longo da semana.

A exposição excessiva à radiação solar ultravioleta pode ocasionar diversos problemas à saúde, sendo um dos mais relevantes o câncer de pele. Também pode provocar queimaduras, sardas e cataratas, além de outras doenças. Desta forma, é importante manter os cuidados necessários para evitar danos à saúde.

O que é radiação ultravioleta (R-UV)?

É uma onda eletromagnética oriunda de raios solares. É a radiação mais energética da luz solar, com ampla capacidade de penetração na pele.

A radiação ultravioleta é a parte do espectro eletromagnético referente aos comprimentos de onda entre 100 e 400 nanômetros, de acordo com o Cptec.

O que é o Índice Ultravioleta (IUV)?

De acordo com o Cptec, é uma medida da intensidade da radiação ultravioleta, relevante aos efeitos sobre a pele humana, incidente sobre a superfície da Terra. O IUV representa o valor máximo diário da radiação ultravioleta.

"Isto é, no período referente ao meio-dia solar, o horário de máxima intensidade de radiação solar. Como a cobertura de nuvens é algo muito dinâmico e variável, o IUV é sempre apresentado para uma condição de céu claro. Ou seja, para a ausência de nuvens que, na maioria dos casos, representa a máxima intensidade de radiação", acrescenta.

O Índice UV é expresso em números, sendo que, quanto maior o seu valor, maior o risco à saúde e, portanto, cuidados extras são necessários.

Segundo as recomendações da OMS, essas são as referências em categorias de intensidades:

Baixo: menor que 2;

Moderado: 3 a 5;

Alto: 6 a 7;

Muito alto: 8 a 10;

Extremo: maior que 11.

Diante de índices elevados, a OMS recomenda que as pessoas evitem permanecer no sol, ao ar livre, em horários próximos ao meio-dia. É importante permanecer na sombra, sempre usando camisa, boné e protetor solar.

Conforme a ONG WWF, apesar de a camada de ozônio absorver a maior parte da radiação ultravioleta, protegendo animais, plantas e humanos, uma porção atinge a superfície da Terra. É essa radiação que acaba provocando o câncer de pele e outras doenças.

"A presença de nuvens e aerossóis (partículas em suspensão na atmosfera) atenua a quantidade de radiação UV em superfície. Porém, parte dessa radiação não é absorvida ou refletida por esses elementos e atinge a superfície terrestre. Deste modo, dias nublados também podem oferecer perigo", complementa o Cptec.

Na última semana, a qualidade do ar também esteve muito ruim em São Paulo devido à suspensão de material particulado oriundo das queimadas que ocorrem em todo o País.

Antes da trégua temporária do calor registrada desde o domingo, 15, a cidade também enfrentou dias de altas temperaturas e baixa umidade do ar. Na terça-feira, 17, os termômetros devem ficar em torno de 20ºC. Na quinta-feira, 19, a temperatura deve voltar a subir.

Veja como ficará a cidade de SP nos próximos dias:

Quarta-feira: temperatura entre 12ºC e 23ºC - com índice de UV: 10;

Quinta-feira: temperatura entre 14ºC e 28ºC - com índice de UV: 10;

Sexta-feira: temperatura entre 17ºC e 32ºC - com índice de UV: 10;

Sábado: temperatura entre 18ºC e 31ºC - com índice de UV: 11;

Domingo: temperatura entre 19ºC e 35ºC - com índice de UV: 11.

Em outra categoria

A influenciadora digital Maíra Cardi publicou um vídeo em seu Instagram na tarde desta sexta-feira, 3, onde desabafou sobre a perda do seu primeiro filho com o marido Thiago Nigro, o empresário Primo Rico. Nesta quinta-feira, 2, a ex-BBB revelou que, após passar mal e ir até o pronto-socorro, descobriu por meio de um ultrassom que o bebê não apresentava batimentos cardíacos.

"Assim que perdemos o nosso primeiro filho juntos, houve um silêncio ensurdecedor", afirmou Maíra no vídeo. "As palavras somem nessa hora... Os pensamentos começam a tentar achar respostas e justificativas para essa dor descabida. Até que chega o pesado e cruel 'por que?'", desabafou.

"Por que eu? Por que comigo? Por que agora?", questionou a influenciadora. "Todos os porquês não vêm de Deus e tudo que vem de Deus é bom e o que não vem não me interessa". Ainda de acordo com ela, um dos momentos mais difíceis foi explicar o ocorrido para Sophia, filha de seis anos de Maíra com Arthur Aguiar, ex-marido da influenciadora.

Segundo a ex-BBB, a garota já estava traumatizada após a morte de Thaís, sua antiga babá, logo depois de um parto. "Quando eu contei que estava grávida, ela ficou com esse sentimento, de eu morrer... E agora? Como contaremos para ela que o nosso bebê se foi? De que maneira contaremos sem gerar o grande trauma da morte?"

Os pais, então, contaram que o "coraçãozinho do bebê parou de bater e agora ele está com o papai do céu". "A primeira pergunta que ela fez foi: 'Por quê?'", revelou. "No final da noite ela me disse: 'Agora a Thaís pode cuidar dele, mamãe. Ela queria muito ter um bebê. E agora ela pode cuidar do nosso lá onde ela está. Vai ser bom para ela, que estava sozinha'", contou.

Ainda segundo o relato, Maíra estava tomando um medicamento para "segurar o bebê" e, agora, está com dificuldades para "expulsar o bebê do corpo". "Tenho que aguardar o bebê sair aqui de dentro. Se ele não sair, tenho que fazer uma cirurgia para aspirar. Coisa que só quem passa, entende", afirmou.

A rapper baiana Duquesa retirou o clipe do single Fuso do YouTube nesta sexta-feira, 3. Segundo um comunicado publicado nas redes sociais da cantora, assinado pela produtora Boogie Naipe, a decisão foi tomada após um gesto feito por Duquesa com as mãos ser confundido como apologia a facções criminosas da Bahia.

Em determinado momento do vídeo, a rapper fez um símbolo de três com as mãos e, logo depois, foi informada da associação. Conforme a nota, o gesto foi feito em referência aos três dias em que Duquesa permaneceu nos Estados Unidos após a indicação no BET Awards. A artista concorreu ao prêmio de melhor novo artista internacional no ano passado.

"É importante destacar que a mensagem da artista é de empoderamento feminino, e o gesto não tinha qualquer intenção criminosa", disse o comunicado. "Isso nunca fez parte da carreira da cantora."

A nota termina informando que Duquesa lamenta o ocorrido. Ela deve divulgar um novo conteúdo para a música em breve.

Duquesa é um dos grandes nomes do rap nacional. Nascida em Feira de Santana, seu último disco é o elogiado álbum Taurus, Vol. 2. Ela é conhecida por músicas que passeiam pelo trap e R&B, como 99 Problemas.

O cantor Neil Young voltou atrás e disse que irá se apresentar no Festival de Glastonbury deste ano após recusar o convite do evento por causa do "controle corporativo" da emissora BBC.

Nesta sexta-feira, 3, o astro de hits como Heart Of Gold afirmou que havia ocorrido um "erro de informação", e por isso ele havia declinado o convite anterior. "Felizmente, o festival está de volta ao nosso itinerário e estamos ansiosos para tocar. Espero vê-los lá!", escreveu em seu site.

Antes disso, o músico canadense de 79 anos havia criticado a BBC, que tem os direitos de transmissão do festival. "Parece que Glastonbury está agora sob controle corporativo e não é como me lembro. Não tocaremos em Glastonbury nesta turnê porque é um desestímulo corporativo", afirmou.

Young será uma das principais atrações do evento que ocorre em junho na Inglaterra. Além dele, o cantor Rod Stewart também está confirmado.