Beforeigners: os visitantes exibe hoje o último episódio da 1ª temporada

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Na calma e rica Oslo, pessoas começam a surgir da água, vindas de outras épocas. Em pouco tempo, a cidade está cheia de gente da pré-história, vikings e cavalheiros e damas do século 19. Acertou quem viu um paralelo com a crise de refugiados em toda a Europa na premissa de Beforeigners: Os Visitantes, primeira série norueguesa da HBO, que exibe o último episódio de sua primeira temporada neste domingo, às 22h. "É uma alegoria, um jeito de tratar do assunto sem ser explícito demais", disse Eilif Skodvin, criador da série com Anne Bjørnstad, em entrevista ao Estadão, por videoconferência.

O trabalho mais famoso da dupla, Lilyhammer, disponível na Netflix, era sobre um gângster nova-iorquino na Noruega e também tocava no assunto dos refugiados, mas os roteiristas estavam interessados em um outro tipo de história, que incorporasse elementos de ficção científica. "A gente pensou muito em séries como True Blood e filmes como Distrito 9, que lidam com o mesmo tema, só que com vampiros e alienígenas", disse Skodvin. "No fim, são todas sobre integração", afirmou Bjørnstad.

A viagem no tempo foi ideal para abordar o tema de forma diferente. Os imigrantes, aqui, são do mesmo país, só que é como se fossem de outro mundo. Era importante que tivessem origens diferentes, porque normalmente imigrantes não são grupos homogêneos. "É meio engraçado porque os moradores que não veem com bons olhos essa chegada de novos habitantes não podem dizer: 'Voltem para o lugar de onde vieram!', algo que muitos imigrantes ouvem, já que eles são dali. Isso é interessante e engraçado ao mesmo tempo", disse Anne Bjørnstad.

Beforeigners é como esses novos indivíduos são chamados. A série está mais interessada em sua assimilação do que nas razões pelas quais eles vieram parar no século 21. Tanto que logo no primeiro episódio, após a chegada dos primeiros "beforeigners", sempre na água, a série pula no tempo, mostrando sua integração - ou não - à sociedade muitos anos depois.

O choque cultural é evidente, mas também sua influência no século 21. Em pouco tempo, não faltam cafés moderninhos que vendem mingau de aveia à maneira tradicional. "Nós queríamos falar de como essas pessoas veem a gente", explicou Bjørnstad. "O que alguém do século 19 acharia do mundo de hoje? O que os vikings pensariam?", questionou ela. Para Skodvin, os vikings perguntariam o que aconteceu com a macheza. "Era um mundo rico a ser explorado", afirmou ele.

Mas os criadores acharam que precisavam de algo mais sólido para sustentar essa ideia tão maluca e acabaram criando uma trama policial, em que o veterano detetive Lars Haaland (Nicolai Cleve Broch) precisa investigar a morte de uma mulher coberta de tatuagens da Idade da Pedra e com dentes podres. Sua parceira é Alfhildr Enginnsdóttir (Krista Kosonen), a primeira policial "beforeigner", originalmente uma mulher de lavrador viking que está em seu primeiro dia no trabalho. "Como tinha muita coisa estranha na série, achamos que ter uma estrutura reconhecível faria o espectador apreciar mais as ideias sobre esse universo", disse Anne Bjørnstad. Para Skodvin, a força do romance policial escandinavo está justamente em usar o crime para explorar as questões da sociedade, até porque a taxa de assassinatos em Oslo é baixíssima.

A primeira temporada não explica muito por que essas pessoas vieram parar no nosso tempo, nem como. "Nosso foco é mais político e cômico", disse Skodvin. Há algumas regras implícitas. Por exemplo, as pessoas sempre surgem no lugar onde originalmente nasceram, só que em outras épocas. Mas a segunda temporada pode explorar mais os detalhes dessas aparições e, quem sabe, falar até de como elas se deram em outras partes do mundo - logo no início fica evidente que é um fenômeno global.

Se fosse no Brasil ou na Itália, por exemplo, as pessoas que surgiram são brasileiras e italianas, respectivamente. Mas seriam das mesmas épocas de que vieram os "beforeigners" noruegueses, ou seja, Idade da Pedra, Idade Média e século 19? "Ainda não fechamos essa questão", explicou Skodvin. "Pode ser que no Brasil, por causa das condições locais de água, eletricidade, as pessoas teriam vindo de outras eras. Mas seria muito divertido saber como esse fenômeno se deu no Brasil", completou o roteirista. Provavelmente por aqui, os "beforeigners" já teriam virado enredo e fantasia de carnaval. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Preta Gil revelou que recebeu alta do hospital em que estava internada em Salvador por conta de uma pielonefrite (infecção urinária). A cantora falou sobre o tema em stories publicados em seu Instagram neste sábado, 15, enquanto se preparava para ir ao show da turnê Tempo Rei, de seu pai, Gilberto Gil.

"Eu estou bem. Estou me sentindo bem. Fui muito bem tratada aqui em Salvador", afirmou Preta, que destacou: "É uma coisa que já aprendi que vou ter que saber lidar porque vai ser recorrente. Primeiro porque estou com a sonda, um lugar que acumula muita bactéria."

"Independente da sonda, eu tive que fazer um transplante no meu rim, no meu ureter, no lado direito, por conta de um tumor que eu tinha na ureter. Essas questões de infecções no trato urinário e rim é um assunto que ficou delicado para mim, vou ter sempre que tomar cuidado. Mas não é algo que dependa de mim", continuou.

Preta Gil estava internada desde o último sábado, 8 de março, e chegou a ser monitorada na UTI. Posteriormente, recebeu alta e foi para o quarto, até deixar o hospital em definitivo na sexta, 14.

Vinícius de Oliveira, que ficou conhecido por ter protagonizado o filme Central do Brasil ao lado de Fernanda Montenegro, quando ainda era uma criança, em 1998, publicou em sua conta no Instagram um relato sobre seu reencontro com a atriz quase três décadas após as gravações.

O fato se deu durante um evento de pré-estreia do filme Vitória: "É sempre um carrossel de emoções encontrar a maior representante da cultura desse País, a amiga de longa data, nossa rainha Fernanda Montenegro."

"Foi mais uma vez único, mas, como sempre, de aprendizado de vida. Estar ao lado dela me faz todo ouvidos. Sua paixão pela arte e pela vida é tamanha que o 'pouco' tempo que pudemos estar ali foi suficiente para eu repensar o entendimento da vida", refletiu Vinícius de Oliveira.

Em seguida, o ator explicou: "Afinal, aos 95 anos, com total capacidade intelectual e física, Fernanda veio do Rio, estava fazendo toda a social e, dali a algumas horas, partiria para o Rio novamente porque teria ensaio a tarde na ABL para a noite, então, fazer sua apresentação de 14 textos diferentes de literatura."

"Que artista, que ser humano é Fernanda Montenegro! Passarei a vida agradecendo esse acontecimento de mulher. Que ela siga nos brindando com sua arte. Obrigado e obrigado, Fernanda!", concluiu.

Em Central do Brasil, Vinícius de Oliveira deu vida ao menino Josué. Após a morte de sua mãe, no Rio de Janeiro, a personagem de Fernanda Montenegro, Dora, atravessava o País rumo ao Nordeste em busca do pai do garoto. O filme, dirigido por Walter Salles, concorreu ao Oscar nas categorias de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz.

Na tarde deste sábado, 15, no Big Brother Brasil 25, Gracyanne Barbosa reuniu os brothers na sala e pediu desculpas por ter pego a comida de outros participantes quando estava na Xepa. A informação foi revelada por Renata ao retornar da Vitrine Seu Fifi, onde recebeu informações do público que a observou em um shopping do Rio de Janeiro. A revelação abalou a musa fitness, que já havia desabafado sobre o assunto durante a madrugada.

"Eu queria pedir desculpas para todos vocês. Acho que a maioria já sabe que eu estava pegando comida. Não espero que ninguém entenda. Eu só queria explicar o que aconteceu comigo: não foi por ficar com fome, nem nada, mas é que o fato de que a gente ter pouca coisa me levou para um lugar que eu nunca mais achei que eu ia visitar", começou.

"São coisas que eu nunca compartilhei com ninguém, que eu não queria que ninguém soubesse, não queria dividir com ninguém, de quando eu passei fome, de quando eu tinha que comer do lixo. Aqui dentro, sabendo que eu estava sendo filmada, eu sabia que todo mundo ia saber. Eu não consegui controlar, porque, na minha cabeça, eu ia precisar de novo", completou.

"Peço desculpas para todo mundo. Sei que ninguém tem nada a ver com isso. Eu sei que é errado, mas eu não queria compartilhar isso porque não queria que a minha mãe soubesse. É uma coisa que eu passei que já passou, sabe", finalizou.