SP reabre 69 parques, incluindo o Cantareira, após interdição por risco de queimadas

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O governo de São Paulo vai reabrir 69 dos 81 parques e áreas de conservação que foram fechados para acesso de visitantes desde o dia 1º de setembro por conta do risco de incêndios florestais. O Estado enfrenta uma das piores secas dos últimos anos, com crise de abastecimento de água no interior. A capital paulista chegou a ficar em primeiro lugar no ranking internacional de cidades com pior qualidade do ar por dois dias seguidos.

A partir da segunda-feira, 30, já será possível visitar o Parque Estadual da Cantareira e as áreas de uso público sob concessão no Parque Estadual Campos do Jordão (trilhas permanecerão fechadas). Assim como o Parque Estadual Serra do Mar, tanto no núcleo Cunha, quanto no Santa Virgínia, entre outras unidades de conservação administradas pela Fundação Florestal.

"A decisão foi tomada após uma reunião do gabinete de crise do Governo e baseia-se nas condições climáticas previstas para os próximos dias e no grau de risco de incêndios florestais", afirma a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).

Outras 13 unidades de conservação permanecerão fechadas pelo menos até 12 de outubro. "São parques localizados em áreas sem chuva e com focos de incêndio no entorno, que exigem ainda dedicação intensiva para evitar queimadas", diz a pasta. É o caso do Parque Estadual Furnas do Bom Jesus e a Estação Ecológica Valinhos.

Atividades de ecoturismo só poderão ser feitas desde que não haja risco ao visitante no dia, por isso, é importante consultar o parque antes sobre o funcionamento, caso este seja o objetivo da visita. Alguns parques adotaram regime de horário diferente para a operação do ecoturismo. Outros permanecem com alguns atrativos ou trilhas fechadas, como é o caso do Campos de Jordão.

"As equipes da Fundação Florestal seguem dedicadas ao monitoramento, combate aos focos de incêndio e à sensibilização das comunidades do entorno. Em caso de aumento no risco ou ocorrências de incêndio, as Unidades de Conservação poderão ser fechadas novamente para garantir a segurança dos visitantes", diz Rodrigo Levkovicz, diretor-executivo da Fundação Florestal.

Queimadas devastam parques

Como mostrou o Estadão, o núcleo Cabuçu, no Cantareira, na região metropolitana de São Paulo, teve a entrada proibida em 5 de setembro para combate às chamas que se alastraram pela região e atingiram áreas de Guarulhos, Mairiporã e da capital.

O problema não atinge só São Paulo. Em Brasília, o Parque Nacional perdeu 2 mil hectares de vegetação, segundo o ICMBio, entre os dias 15 e 16 de setembro por conta de queimada. A área equivale a 5% do total do parque.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, foi fechado na última quinta-feira, 26, por causa de um novo incêndio florestal próximo à Vila de São Jorge. Os visitantes, incluindo os que estavam na área de acampamento das Sete Quedas, foram retirados pela equipe da concessionária Parquetur.

No início do mês, um incêndio também já havia destruído 10 mil hectares do parque, no nordeste de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d'Aliança.

Confira lista de unidades de conservação de SP que serão reabertas no dia 30 de setembro:

Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Leopoldo Couto Magalhães;

Estação Ecológica (EE) Angatuba;

Estação Ecológica (EE) Assis;

Estação Ecológica (EE) Avaré;

Estação Ecológica (EE) Caetetus;

Estação Ecológica (EE) Itaberá;

Estação Ecológica (EE) Itapeti;

Estação Ecológica (EE) Itapeva;

Estação Ecológica (EE) Itirapina;

Estação Ecológica (EE) Marília;

Estação Ecológica (EE) Mata do Jacaré;

Estação Ecológica (EE) Noroeste Paulista;

Estação Ecológica (EE) Paranapanema;

Estação Ecológica (EE) Paulo de Faria;

Estação Ecológica (EE) Ribeirão Preto;

Estação Ecológica (EE) Santa Bárbara;

Estação Ecológica (EE) Santa Maria;

Estação Experimental (EEX) Araraquara;

Estação Experimental (EEX) Bauru;

Estação Experimental (EEX) Bento Quirino;

Estação Experimental (EEX) Buri;

Estação Experimental (EEX) Casa Branca;

Estação Experimental (EEX) Itapetininga;

Estação Experimental (EEX) Itapeva;

Estação Experimental (EEX) Itararé;

Estação Experimental (EEX) Itirapina;

Estação Experimental (EEX) Jaú;

Estação Experimental (EEX) Luis Antônio;

Estação Experimental (EEX) Mogi Mirim;

Estação Experimental (EEX) Paraguaçu Paulista;

Estação Experimental (EEX) Santa Rita do Passa Quatro;

Estação Experimental (EEX) São José do Rio Preto;

Estação Experimental (EEX) São Simão;

Floresta Estadual (FE) Assis;

Floresta Estadual (FE) Guarulhos;

Floresta Estadual (FE) Noroeste Paulista;

Floresta Estadual (FE) Pederneiras;

Floresta Estadual (FE) Santa Bárbara;

Floresta Estadual (FE) Serra D'Água;

Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA);

Floresta de Angatuba;

Floresta de Avaré I;

Floresta de Avaré II;

Floresta de Bebedouro;

Floresta de Botucatu;

Floresta de Cajuru;

Floresta de Manduri;

Floresta de Paranapanema;

Floresta de Piraju;

Monumento Natural (MONA) Mantiqueira;

Monumento Natural (MONA) Pedra do Baú (3h às 11h: Pedra Ana Chata - acesso Trilha do Chico Bento; Pedra do Baú; e Trilha do Chico Bento - Face Norte - Pedra do Baú; 8h às 12h: Bauzinho; Trilha do Mirante; fechada: Roteiro das 3 Pedras);

Monumento Natural (MONA) Pedra Grande (acesso somente pela estrada; não permitido acesso as trilhas e Pedra da Baleia);

Parque Estadual (PE) Aguapeí (exceto Trilha dos Angicos);

Parque Estadual (PE) Águas da Billings;

Parque Estadual (PE) Águas da Prata;

Parque Estadual (PE) Assessoria da Reforma Agrária;

Parque Estadual (PE) Campos do Jordão (trilhas fechadas e áreas de uso público sob concessão abertas);

Parque Estadual (PE) Jaraguá (exceto Trilha do Pai Zé);

Parque Estadual (PE) Juquery;

Parque Estadual (PE) Mananciais Campos do Jordão;

Parque Estadual (PE) Morro do Diabo (exceto Trilha do Paranapanema);

Parque Estadual (PE) Porto Ferreira (das 8h às 13h);

Parque Estadual (PE) Rio do Peixe (exceto Trilha da Capivara e Trilha da Casa Amarela - Estrada da Capivara);

Parque Estadual (PE) Serra do Mar - Núcleo Cunha;

Parque Estadual (PE) Serra do Mar - Núcleo Santa Virgínia;

Parque Estadual (PE) Cantareira - Núcleo Cabuçu;

Parque Estadual (PE) Vassununga;

Reserva Biológica (ReBio) Mogi-Guaçu;

Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Aimorés.

Unidades que permanecerão fechadas pelo menos até 12 de outubro:

Estação Ecológica (EE) Bananal;

Estação Ecológica (EE) Barreiro Rico;

Estação Ecológica (EE) Bauru;

Estação Ecológica (EE) Ibicatu;

Estação Ecológica (EE) Jataí;

Estação Ecológica (EE) Mogi-Guaçu;

Estação Ecológica (EE) Valinhos;

Estação Experimental (EEX) Mogi-Guaçu;

Estação Experimental (EEX) Tupi;

Floresta de Batatais;

Parque Estadual (PE) Furnas do Bom Jesus;

Parque Estadual (PE) Itaberaba;

Parque Estadual (PE) Itapetinga.

Em outra categoria

A madrugada deste sábado, 15, no Big Brother Brasil 2025 foi marcada pela festa com shows de Alcione e Seu Jorge. Após as apresentações, os brothers discutiram e repercutiram as informações trazidas de fora da casa por Renata, que estava na Vitrine do Seu Fifi.

Ainda no início da festa, a sister e Gracyanne Barbosa discutiram sobre a acusação de que a musa fitness estaria roubando comida dentro da casa. A influenciadora chorou, lembrando do período em que passou fome quando era criança.

Momentos depois, Renata contou sobre a conversa para Eva e Vilma. "Ela chorava tanto. Ela falou assim: 'Eu sei que é errado, eu não consigo me controlar, porque isso é uma coisa que acessa uma dor que eu tive há muito tempo, que eu comi comida do lixo. Só a sensação de que eu vou passar fome e tal, ter que dividir a comida isso me gera uma compulsão e me dá muito medo'", disse.

A bailarina, então, disse que ficou "se sentindo péssima" e que pediu desculpas para Gracyanne: "Eu não quis te ofender como pessoa, eu não sabia da sua dor, me desculpe se eu te ofendi como pessoa. Não sabia da sua dor e do que você estava passando. Eu não falei isso nessa intenção."

Mais tarde, Gracyanne chorou novamente e desabafou para Daniele Hypólito e Vinicius no Quatro Nordeste. "Me lembrou de coisas que eu passei que eu achei que eu nunca mais ia pensar. Eu achei que ia conseguir esconder isso para o resto da minha vida. Quando eu passei fome, eu pegava comida do lixo."

Briga entre João Pedro e João Gabriel

Ainda durante a madrugada, os gêmeos João Pedro e João Gabriel tiveram uma discussão. A conversa começou enquanto os dois discutiam terem sido colocados Na Mira do Líder por Guilherme (veja quem mais está na lista).

João Pedro questionou o irmão sobre suas atitudes na festa de Vitória Strada, afirmando que o comportamento dele pode ter irritado o atual líder. Segundo ele, João Gabriel deu um chute em uma mesa e, com isso, um prato caiu no pé de Guilherme.

"Eu estava feliz que você tinha voltado [do Paredão]", justificou João Gabriel, dizendo que chutou a mesa por felicidade pelo irmão. O salva-vidas se exaltou e começou a chorar: "É f*** escutar isso de você, porque eu estava do seu lado."

"Você não foi homem agora. Eu estou chorando porque... Quem viu viu, está gravado. Eu falei: 'Meu irmão vai voltar'", continuou. João Pedro rebateu, dizendo que o irmão não precisava ter agido daquela forma. Os dois se estressaram, e João Gabriel saiu da conversa.

A situação entre os gêmeos só foi resolvida mais tarde, quando Vinícius tentou intermediar a situação. "Nós somos irmãos. É só nós por nós, aí você quer ficar brigando", disse João Gabriel. "Eu queria terminar de falar e você não deixou", respondeu João Pedro. Com isso, Vinícius separou os irmãos e disse para conversarem no dia seguinte. "Não fique chateado, porque ele também quer cuidar de você", disse a João Gabriel.

Pela manhã, os gêmeos conversaram e reclamaram do Quarto Fantástico, onde estão dormindo. "Toda vez que a gente fala alguma coisa, [a Eva] olha pra Renata, ou olha pro Maike, e começam a rir os três. O Maike, não. O Maike não ri, não. Mas as duas riem. Não quero isso mais, não", disse João Pedro. Gabriel, então, sugeriu que os dois mudassem de quarto, completando: "Nesse quarto só tem cobra."

Dummy chama a atenção de Diego

Um momento inusitado da madrugada ocorreu com Diego Hypolito. O ginasta estava brincando em uma das panelas giratórias, brinquedo que foi disponibilizado entre as atrações da festa, e acabou girando rápido demais.

Com isso, um dos dummys se aproximou do brother e fez sinal para que ele reduzisse a velocidade. O momento, claro, virou piada nas redes sociais. Veja:

A apresentadora Luciana Gimenez, de 55 anos, passou por uma cirurgia de emergência nesta sexta-feira, 14, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O procedimento foi realizado para correção de uma hérnia de disco cervical.

Segundo comunicado divulgado pelo hospital e pela equipe do médico Alberto Gotfryd, a cirurgia "transcorreu com êxito, sem intercorrências". A apresentadora já está no quarto e iniciou sessões de fisioterapia.

Em seu Instagram, Luciana tranquilizou os fãs, afirmando que está se "recuperando direitinho" e "recebendo muito carinho".

"Acho que curti tanto o carnaval que agora tive que correr atrás do prejuízo, né? Mas faz parte! Quem me acompanha sabe que eu sou uma pessoa muito mais do 'after' do que do hospital, mas tem horas que precisamos olhar para nós mesmos e receber o tratamento devido", escreveu.

"Estou na mão de uma ótima equipe médica! O importante é que logo mais estou de volta e cheia de energia! Vamos que vamos! Obrigada pelo carinho de sempre! Vejo vocês no próximo after", completou.

Conforme o Hospital Albert Einstein, a hérnia de disco cervical ocorre quando o disco intervertebral, uma espécie de amortecedor entre as vértebras, desloca-se da sua posição normal e encosta no nervo ou raiz cervical. Ela pode gerar dor, formigamento e perda de força.

Amado Batista, de 74 anos, e Calita Franciele, de 23, oficializaram o casamento na última quinta-feira, 13, em uma cerimônia íntima no Cartório de 2° Ofício de Água Boa, no Mato Grosso.

O cantor e a Miss Universo Mato Grosso 2024 haviam iniciado o relacionamento em junho de 2024 e decidiram formalizar a união, celebrando a ocasião com a presença de familiares e amigos.

Calita compartilhou a felicidade nas redes sociais, descrevendo o evento como "um dos dias mais especiais de nossas vidas". O romance entre os dois só foi revelado ao público no final de 2024, quando Calita se declarou "apaixonada" nas redes sociais.