Menino de 6 anos morre após ser picado por abelha no Paraná

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Um menino de 6 anos morreu após levar uma picada de abelha, no município paranaense de Sengés, na tarde de segunda-feira passada, dia 14. Ele sofreu um choque anafilático (o tipo mais grave de reação alérgica) quando o veneno da abelha entrou em seu organismo.

Segundo a Polícia Civil, Cristofer Yuri Silva de Melo estava no sítio de seu avô, para onde foi com a família no fim de semana para comemorar o Dia das Crianças, celebrado no sábado, 12. Por volta das 13h, a criança estava na cozinha quando levou a picada no pescoço.

Os familiares tiraram o ferrão da abelha e passaram álcool no local da ferida, mas o menino começou a ficar roxo.

A família cogitou levar Cristofer ao posto de saúde de Sengés, mas, segundo a mãe da criança, constatou que não havia médico no local. Decidiram então ir para o Hospital Municipal Carolina Lupion, em Jaguariaíva, a cerca de 50 km do sítio.

Durante o trajeto, quando conseguiram sinal de celular, acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que por sua vez pediu apoio ao Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate).

Os socorristas encontraram a família durante o trajeto e constataram que a criança estava sofrendo parada cardiorrespiratória. Eles tentaram reanimá-lo, mas Cristofer morreu durante o trajeto.

A família relatou à polícia que no início do ano Cristofer já havia sido atacado por abelhas - naquele caso, por um enxame, e chegou a levar picadas de mais de dez insetos. Ele teve inchaço temporário, mas foi medicado com antialérgico e se recuperou rapidamente.

A família disse ter ouvido dos médicos que, naquela ocasião, nenhuma das picadas foi em locais que fazem o veneno circular rapidamente pelo corpo, daí a reação ter sido muito menos grave.

Cristofer foi sepultado na terça-feira, 15, no cemitério municipal de Sengés.

A reportagem não conseguiu contato com a prefeitura de Sengés para responder sobre o funcionamento do posto de saúde.

Em outra categoria

A modelo Suelen Gervásio é a quarta eliminada do reality rural A Fazenda 16. Nesta quinta-feira, 17, ela disputou a Roça contra Sacha Bali e Vanessa Carvalho, mas acabou como a menos votada pelo público para permanecer na casa, com apenas 8,15% dos votos.

"Sempre te achei uma jogadora daquelas. Firme e forte", disse Adriane Galisteu, apresentadora do programa, depois de anunciar a eliminação. Suelen ficou conhecida depois de uma polêmica que envolveu o cantor Vitão - ela dizia que o artista seria pai de sua filha, Nina, mas o exame de DNA teve resultado negativo. Ela também foi um dos destaques da São Paulo Fashion Week.

Suelen colecionou desentendimentos na sede com peões como Zé Love, Flora Cruz, Flor Fernandes e Babi Muniz. Ela havia sido a mais votada pelos peões para disputar a Roça - com 11 votos no total - e foi vetada da Prova do Fazendeiro.

Madrugada teve briga generalizada

Depois da saída de Suelen, os peões de A Fazenda se envolveram em uma briga generalizada durante a madrugada. O desentendimento começou com Zaac e Sacha Bali e acabou incluindo outros participantes, como Yuri, Gui, Zé Love e Gilsão.

Em determinado momento, os dois começaram a trocar ofensas sobre as roupas escolhidas por cada um. A briga teve até ameaças de agressão com os demais participantes tendo que apartar os peões.

Na manhã de sexta, 16, Yuri e Gilsão voltaram a trocar farpas. O momento ocorreu enquanto os dois cuidavam do trato dos animais. O modelo foi chamado de "pitbull enraivado", e o personal trainer, de "bebê da mamãe".

O cantor Niall Horan prestou uma homenagem a Liam Payne, ex-integrante da One Direction que morreu aos 31 anos na última quarta-feira, 16. Ele publicou um registro ao lado do amigo com a imagem de um longo texto no Instagram na manhã desta sexta-feira, 18. Niall é o último dos quatro membros do grupo a se pronunciar sobre o caso.

No texto, o cantor se disse "absolutamente devastado" com a morte do amigo. Semanas antes de morrer, Liam chegou a encontrar o colega em Buenos Aires, na Argentina, cidade onde o artista foi encontrado morto na quarta. Os dois se encontraram nos bastidores da The Show Live On Tour, turnê de Niall que passou por São Paulo e Rio de Janeiro no final de setembro antes de chegar à capital argentina.

"Apenas não parece real", escreveu Horan sobre a morte de Payne na sexta. "Liam tinha uma energia para a vida e uma paixão pelo trabalho que era contagiante. Ele era o mais brilhante em todos os lugares e sempre fez todo mundo se sentir feliz e seguro."

Na sequência, Niall escreveu sobre os momentos bons que teve ao lado do amigo: "todas as risadas que tivemos ao longo dos anos, às vezes das coisas mais simples, vêm à minha cabeça em meio à tristeza". "Nós vivemos nossos sonhos mais malucos juntos e eu vou guardar com carinho cada momento que tivemos para sempre. A ligação e a amizade que tivemos não acontece com frequência em uma vida", completou.

O cantor afirmou sentir que tem "sorte" por ter visto Liam recentemente. "Eu, infelizmente, não sabia que, depois de dizer 'adeus' e o abraçar naquela tarde, estaria dizendo 'adeus' para sempre. É de cortar o coração", escreveu.

Ao fim da publicação, Niall ofereceu "amor e condolências" à família de Liam e ao filho do cantor, Bear. "Obrigado por tudo. Te amo, meu irmão", finalizou.

Na quinta-feira, 17, os ex-integrantes da One Direction haviam publicado um comunicado em conjunto no perfil da banda do Instagram. "Estamos completamente devastados com a notícia da morte de Liam. Quando estivermos prontos, teremos mais a dizer", dizia a nota divulgada durante a tarde. "Por enquanto, vamos nos dar tempo para lidar com o luto e processar a perda de nosso irmão, a quem amávamos profundamente", completaram.

Bruno Mars e Rosé, do Blackpink, estiveram em um encontro inusitado na quinta-feira, 17: os dois foram vistos em um jogo clássico da capital carioca, Flamengo e Fluminense, no Maracanã. A cantora publicou um registro com Bruno, que veio acompanhado do lançamento de APT, single que lançaram juntos nesta sexta-feira, 18.

No vídeo dos stories do Instagram de Rosé, ela aparece com Bruno na arquibancada, durante o jogo. Seguidores e fãs também avistaram o casal na arquibancada e registraram o momento.

O lançamento de APT foi anunciado com uma brincadeira entre Bruno e Rosé, no Instagram da cantora de k-pop. "Da noite em que ensinei Bruno Mars a jogar um jogo de beber coreano", escreveu.

O havaiano comentou: "Foi muito divertido! Lembra quando você tentou me beijar? Isso foi esquisito. Além dessa foto irada!".

Os comentários fazem parte da música: "APT" é uma sigla para "Apateu", um jogo "de beber" coreano. Na letra, Rosé também canta: "I'm trying to kiss your lips for real" ("Estou tentando te beijar de verdade", em português).

Bruno Mars também postou uma foto de ambos, brincando com a letra da música, "Esse sou eu me segurando depois que Rosé me introduziu esse jogo de beber coreano, e me deixou 'atrevido'. Logo depois, ela tentou me beijar, e eu estava tipo 'Ei, Rosie! Que parte do jogo é essa?'. E ela estava tipo 'Eu não estou brincando mais com você, garoto!".

Ele está no Brasil para uma série de shows, e já passou por São Paulo com uma apresentação memorável.

A cantora pretende lançar um álbum solo, ROSIE, em 6 de dezembro. Ela é a terceira integrante do grupo de k-pop a entrar também na carreira solo, após o lançamento de Mantra, de Jennie, e dos três singles de Lisa, Rockstar, New Woman (com a participação de Rosalía) e Moonlit Floor.