Mergulhadores encontram quatro corpos em iate de luxo que naufragou na Itália

Internacional
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Mergulhadores encontraram nesta quarta-feira, 21, quatro corpos dentro do iate de luxo Bayesian, que naufragou na madrugada de segunda-feira, 19, na costa da Sicília, na Itália, informou uma fonte à AFP. Os mergulhadores participavam das buscas pelos seis desaparecidos no acidente, entre eles o magnata britânico da tecnologia Mike Lynch. Os quatro corpos, ainda não identificados, elevam para cinco o número de vítimas, após a recuperação do corpo do chef do iate, Recaldo Thomas, ainda na segunda-feira. Ao todo, 15 pessoas escaparam em um bote salva-vidas e foram resgatadas por um veleiro próximo.

De acordo com as autoridades de proteção civil, o navio foi atingido por um tornado sobre a água, conhecido como tromba d'água, e afundou rapidamente, em poucos minutos. Entre as seis pessoas desaparecidas, está Mike Lynch, sua filha de 18 anos e associados que o defenderam com sucesso em um recente julgamento federal por fraude nos EUA. Horas antes da tromba d'água, estava sendo um realizada uma festa no iate Bayesian, em celebração à sua absolvição em junho. Havia 12 passageiros e 10 membros da tripulação a bordo.

Enquanto isso, os investigadores do Ministério Público de Termini Imerese reúnem evidências para sua investigação criminal, que foi aberta imediatamente após a tragédia com o iate, embora nenhum suspeito formal tenha sido identificado publicamente. Há muitas dúvidas sobre o que fez com que o superiate, construído em 2008 pelo estaleiro italiano Perini Navi, afundasse tão rapidamente, quando o veleiro Sir Robert Baden Powell, que estava próximo, foi amplamente poupado e conseguiu ajudar a resgatar os 15 sobreviventes do naufrágio.

A guarda costeira italiana e os mergulhadores de resgate de incêndio continuaram a busca subaquática em condições perigosas e demoradas. Devido à profundidade do naufrágio, que é muito maior do que a maioria dos mergulhadores recreativos são certificados a ir e que requer precauções especiais, os mergulhadores que trabalham em equipes só podem passar cerca de 12 minutos por vez procurando. O tempo limitado de mergulho foi projetado em parte para evitar a doença de descompressão, que pode ocorrer quando mergulhadores ficam submersos por longos períodos e sobem muito rápido, permitindo que o gás nitrogênio dissolvido no sangue forme bolhas. (COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)

Em outra categoria

O procurador Bradson Tiberio Luna Camelo, procurador do Ministério Público de Contas da Paraíba (MPC-PB), citou a música sertaneja "Evidências", da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó, para defender uma medida cautelar nesta sexta-feira, 18. Segundo Bradson, Allana Galdino, indicada ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), deve devolver verbas obtidas por suposta improbidade administrativa e não pode "negar as evidências e viver fingindo". Os valores apontados pela auditoria do TCE-PB são de R$ 646.972,40.

"Por fim, lembro de frase repetida reiteradamente por todos os conselheiros: Esse Tribunal julga fatos, não pessoas! Como na célebre canção, aqui no Tribunal de Contas do Estado, não podemos negar as aparências e disfarçar as evidências, não podemos viver fingindo", escreveu o procurador.

O Estadão procurou a defesa de Allana Galdino, mas não havia obtido um retorno até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.

Allana Galdino foi indicada ao TCE-PB e teve o nome aprovado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no último dia 18 de março. Ela é filha do presidente da Casa Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos). A Justiça do Estado chegou a suspender a nomeação dela por indícios de nepotismo, mas a decisão foi revogada um dia depois.

O procurador do MPC-PB acusa Allana, através de uma auditoria do TCE-PB, de ter sido uma servidora fantasma quando trabalhou na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag). Além do caso, configurado como descumprimento da idoneidade moral, o MP diz que a indicação fere a proibição do nepotismo em cargos públicos, já que o pai foi o responsável por conduzir a sessão que aprovou o nome dela para a Corte de Contas.

Na representação enviada nesta sexta, Bradson pede que a nomeação e a posse de Allana sejam suspensas até que o pedido do MPC-PB seja julgado. O procurador também quer que o governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), e dois secretários dele forneçam explicações sobre a suposta atuação de Allana como "funcionária fantasma".

Caso o TCE-PB condene Allana a não poder assumir a Corte de Contas, Bradson também pediu que a filha do deputado devolva todo o dinheiro que recebeu enquanto esteve locada na Seplag.

A Justiça Federal decidiu que militares não podem receber, simultaneamente, os adicionais de tempo de serviço (ATS) e de compensação por disponibilidade militar (ACDM). Com isso, a União espera economizar cerca de R$ 3 bilhões ao ano. A decisão foi das Turma Nacional de Uniformização (TNU) do Conselho da Justiça Federal (CJF), e seguiu argumentados defendidos pela Advocacia-Geral da União (AGU).

A decisão determina que Juizados Especiais Federais e Turmas Recursais em todo o País barrem o recebimento acumulado por parte de integrantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

Decreto de agosto de 2020 já proibia a acumulação dos dois adicionais, apontando que seria assegurado ao militar ou ao pensionista do militar falecido o recebimento do adicional mais vantajoso.

Contudo, integrantes das Forças questionavam essa decisão. O argumento é o de que limitar a remuneração acumulada feriria o princípio da irredutibilidade de vencimentos e o direito adquirido.

A Turma de Uniformização, porém, acolheu por unanimidade o argumento da AGU.

Segundo o advogado da União, Luís Felipe Cabral Pacheco, em comunicado divulgado pelo órgão, a decisão "pacifica a questão, reduz a judicialização e representa significativa economia de recursos públicos para as Forças Armadas, contribuindo para viabilizar, do ponto de vista orçamentário, a continuidade de suas relevantes missões institucionais".

O adicional de compensação por disponibilidade militar é uma parcela remuneratória mensal devida ao militar em razão de estar disponível de modo permanente e com dedicação exclusiva ao longo da carreira.

Esse benefício incide com porcentuais diversos sobre o soldo, a depender do posto ou graduação, podendo chegar a 41% em caso de almirantes de esquadra, generais do Exército ou tenentes-brigadeiros.

O Hospital DF Star informou nesta sexta-feira, 18, que o ex-presidente da República Jair Bolsonaro permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em acompanhamento pós-operatório. Segundo nota à imprensa, Bolsonaro mantém boa evolução clínica, sem dor e sem outras intercorrências e mantém melhora laboratorial dos marcadores inflamatórios. Não, há, porém, previsão de alta da UTI.

O boletim médico também informa que o ex-presidente realizou tomografias de controle, sem evidência de complicações ou intercorrências, e segue em jejum oral, com nutrição parenteral exclusiva e com o programa de fisioterapia motora (caminhada fora do leito) e respiratória.

De acordo com o Hospital, persiste a recomendação de não receber visitas.

Bolsonaro foi encaminhado ao DF Star, em Brasília, no último fim de semana, para passar por um procedimento de desobstrução no intestino.

O ex-presidente foi submetido a uma cirurgia de 12 horas no domingo, 13 de abril.