Estudo do Vera Cruz Hospital é publicado em revista internacional

Saúde
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Trabalho realizado na unidade pela Dra. Bruna Sabino, especialista em tratamentos bucomaxilares, teve reconhecimento do American Journal of Infection Control

Um estudo desenvolvido pela equipe de bucomaxilo do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), ganhou destaque na revista American Journal of Infection Control, uma das mais importantes publicações científicas sobre saúde no mundo. O trabalho, elaborado para o mestrado da Dra. Bruna Sabino, avaliou a eficácia de um protocolo de higiene oral para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica.

 

O método proposto foi aplicado em pacientes adultos que ficaram por mais de 48 horas em ventilação mecânica nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Os resultados foram surpreendentes, chamando a atenção dos médicos intensivistas Cristina Terzi e Antônio Luis Eiras Falcão, da Unicamp, que acompanharam o desenvolvimento do trabalho e propuseram a publicação internacional.

 

"Ter um artigo publicado em uma revista internacional é algo que todo profissional almeja na carreira. É uma valorização do meu trabalho e uma gratificação por todo o esforço. Mais do que isso, é uma oportunidade de contribuir para o meio científico no sentido de melhorar a qualidade dos atendimentos da odontologia no âmbito hospitalar e mostrar como a odontologia está intimamente ligada ao paciente crítico e suas comorbidades sistêmicas e pode contribuir para a prevenção de doenças e até mesmo sua cura", destaca Bruna. Este é o segundo trabalho realizado pela médica que tem publicação internacional.


Segundo a especialista, o Brasil tem muito a contribuir na área odontológica em nível mundial. "Nossos estudos realizados no Brasil estão sendo muito bem vistos fora do país. Inclusive, muitos profissionais brasileiros estão realizando apresentações ao redor do mundo, levando o conhecimento adquirido e técnicas inovadoras para outros países. Isso é um reconhecimento muito importante para nós, brasileiros", destaca.