Brafrika e Genera lançam novo painel genético especializado no DNA da população afrodescendente

Saúde
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Painel DNAfro tem o objetivo de ampliar o olhar para a saúde da população afrodescendente e suas informações genéticas, a parceria espera suprimir o racismo estrutural na pesquisa genética

A Genera, primeiro laboratório de genética do Brasil a oferecer uma plataforma personalizada de testes de ancestralidade, saúde e bem-estar, em parceria com a Brafrika, agência de afroturismo que realiza viagens para lugares históricos sobre a população negra, lança o DNAfro, um inovador painel genético focado na população afrodescendente. Este marco na genética oferece um olhar mais aprofundado sobre a saúde e as características genéticas das comunidades negras, visando preencher uma significativa lacuna na pesquisa científica.

 

Até o momento, a falta de dados genéticos precisos e representativos das populações africanas e afrodescendentes resultou em análises enviesadas, predominantemente eurocentradas. A CEO da Brafrika, Bia Moremi, afirma: "O lançamento do painel DNAfro foi concebido para abordar essa disparidade preocupante e contribuir para uma pesquisa mais inclusiva e precisa".

 

"Atualmente, existem muitos dados europeus disponíveis e poucos sobre a população afrodescendente para se fazer as correlações necessárias nas análises genéticas. Esperamos desta forma contribuir para ampliar o banco de dados, fundamental para aperfeiçoar as pesquisas referentes à saúde da população negra", explica Ricardo di Lazzaro", médico especializado em genética e cofundador da Genera.

 

O teste genético personalizado para a população afrodescendente traz, junto aos resultados de ancestralidade, saúde e bem-estar, o painel DNAfro, com relatórios sobre as principais predisposições e características genéticas com foco em populações africanas e afrodescendentes e que podem interferir na saúde agora e no futuro. Permite cuidados preventivos, além de tratamentos mais precisos e direcionados para essa população. A análise traz resultados com estudos referentes às características analisadas em pessoas afrodescendentes, como diabetes tipo 2, doença arterial coronariana, doença renal crônica, doenças cardiovasculares, intolerância à lactose, obesidade, entre outros.

 

O DNAfro não é apenas um teste genético; é um passo importante em direção à promoção da saúde preventiva na comunidade negra brasileira. Essas informações específicas podem orientar os cuidados de saúde e ajudar a população afrodescendente a viver uma vida mais saudável e bem-informada. Este lançamento marca um avanço significativo na pesquisa genética e na conscientização sobre questões de saúde para as comunidades afrodescendentes.

 

O painel DNAfro representa uma contribuição vital para a compreensão genética e a promoção da saúde dentro da população negra.