Nutrólogo do Hospital IGESP explica que o auxílio na perda de peso e o controle de colesterol, glicemia e pressão arterial estão entre as vantagens proporcionadas pela semente.
Considerada um superalimento, a semente de linhaça traz uma série de benefícios à saúde e vem ganhando cada vez mais espaço no plano alimentar da população brasileira. Parte do grupo das oleaginosas e rica em fibras, ela auxilia na aceleração do trânsito intestinal e promove o aumento do bolo fecal, melhorando o funcionamento do intestino.
Andrea Bottoni, coordenador do serviço de Nutrologia do Hospital IGESP, explica que, além de fibras, a linhaça contém inúmeros nutrientes que fazem bem ao organismo. "A semente de linhaça, tanto a marrom quanto a dourada, possui ferro, cálcio, zinco, potássio, magnésio, ômega 3, fósforo, vitaminas E, complexo B e lignana, uma substância com propriedades anticancerígenas".
Segundo o especialista, o consumo regular da linhaça pode diminuir o risco de alguns tipos de câncer, ajuda a controlar o peso, a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o colesterol e a pressão cardíaca. "A linhaça pode ser consumida diariamente, não há um momento específico do dia, mas alguns estudos apontam para um melhor controle da glicemia quando o consumo ocorre antes da refeição principal. Além disso, é observado um maior benefício quando há consumo prolongado, por mais de 12 semanas", esclarece o nutrólogo.
Por ser leve e suave, a semente é um ingrediente versátil, que pode realçar o sabor e textura em uma variedade de receitas. Ela pode ser consumida no café da manhã, com iogurtes e sucos, no almoço ou jantar, com saladas e arroz, e pode incrementar outros preparos, como pães, bolos, panquecas e biscoitos.
"As possibilidades são inúmeras, pois a semente é encontrada nos formatos de grão e farinha. Ambas são excelentes fontes de nutrientes, e a escolha vai depender do objetivo desejado. A semente de linhaça é uma excelente opção para quem busca um consumo mais completo, incluindo fibras e ácidos graxos ômega 3. Por outro lado, a farinha é versátil e pode ser incluída em diversas receitas, como smoothies, iogurtes e panquecas".
Confira alguns dos benefícios que o consumo regular da semente de linhaça proporciona:
Controle da glicemia: um dos benefícios mais significativos da linhaça é o controle da glicemia. Consumir linhaça regularmente pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que a torna uma excelente opção para pessoas que buscam controlar o diabetes ou prevenir a resistência à insulina;
Controle do colesterol: a linhaça também é conhecida por sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol no sangue. As fibras solúveis encontradas na semente ajudam a eliminar o excesso de colesterol ruim, contribuindo para a saúde cardiovascular e prevenindo doenças do coração;
Melhora da pressão arterial: alguns estudos sugerem que a inclusão da linhaça na dieta pode auxiliar na redução da pressão arterial, já que contribui para a saúde do sistema circulatório. Este benefício é especialmente importante para pessoas com hipertensão;
Auxílio na redução e controle do peso: para as pessoas que buscam emagrecer, a linhaça pode ser uma aliada valiosa. Suas fibras promovem a sensação de saciedade, fornecendo a ingestão de calorias. Além disso, é rica em ácidos graxos ômega 3, que auxiliam no processo de queima de gordura.
4 benefícios do consumo de linhaça para a saúde
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura