A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do PT, classificou a peça publicitária em que a Marinha questiona se há privilégios na Força como "grave erro". A publicidade divulgada nas redes sociais da Marinha no domingo, 1º, intercala cenas de atividades militares com sequências de pessoas em momentos de lazer. "Privilégios? Vem para a Marinha!", diz uma militar ao fim do vídeo.A peça exibe um texto pelo Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro. A divulgação do material coincide com as discussões no governo federal sobre o ajuste dos gastos e das contas públicas. "Ninguém duvida que o serviço militar exige esforço e sacrifícios pessoais, especialmente da tropa que se arrisca nos treinamentos e faz o serviço pesado. Isso não faz dos militares cidadãos mais merecedores de respeito do que a população civil, que trabalha duro", disse a petista.
O vídeo publicado pela Marinha também mostra um fuzileiro naval parecido com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. "Vocês terão que se acostumar com uma vida de sacrifícios", diz a voz de um capitão.
Como mostrou o Estadão, a peça publicitária da Marinha foi alvo de críticas no Palácio do Planalto. Além de ser interpretado como um recado à equipe econômica, o tom do vídeo foi considerado um "desastre" e um "tiro no pé". Para evitar a escalada do mal-estar no governo, houve uma orientação para evitar comentários públicos sobre o caso.
Nesta terça-feira, 3, após um recuo da gestão federal, o projeto de emenda à Constituição (PEC) encaminhado ao Congresso Nacional para combater os chamados "supersalários" deixou de fora quaisquer alterações no regime de previdência dos militares.
Glesi Hoffmann critica vídeo da Marinha que tem fuzileiro sósia de Haddad: 'Grave erro'
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura