Tarcísio diz que mercado é muito ansioso e que nome da direita ao Planalto sairá em 2026

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou nesta quinta-feira, 27, no Annual Meeting realizado pela XP Asset Management, que o anúncio do nome que irá concorrer às eleições presidenciais do próximo ano deverá acontecer no início do próximo ano.

"Eu acredito que saberemos no início do ano que vem", respondeu ao mediador que questionou quem será o candidato da direita no próximo ano. Ele seguiu dizendo: "Precisamos ter um pouco de calma. O mercado é muito ansioso mesmo. O mercado gosta de precificar tudo muito rapidamente".

Durante sua fala, Tarcísio expressou compreensão pela preocupação do mercado e reconheceu a justificativa para tal preocupação: "O mercado está preocupado e tem razão para estar preocupado". Neste momento, ele citou que, em caso de reeleição do PT, o partido teria de fazer reformas ou o Brasil vai quebrar.

"Qual a alternativa que essa turma (PT) tem a oferecer para o Brasil?", questionou o governador de São Paulo, ressaltando que, se tiver mudança política ano que vem, entrará uma turma que "sabe exatamente o que fazer".

Sobre possíveis nomes da direita em 2026, Tarcísio disse que "não tem ninguém com essa ânsia de ser protagonista". "Não vamos entrar divididos, vamos estar unidos e seremos fortes", afirmou o governador.

Perguntado sobre a prisão de Jair Bolsonaro, Tarcísio disse é preciso resolver a situação do ex-presidente para pacificar o País. "Precisamos ajudar a grande liderança da direita que é Jair Bolsonaro para 2026", afirmou.

Congresso está disposto a entregar um projeto interessante

No evento, Tarcísio de Freitas afirmou que o atual Congresso é absolutamente reformista e disposto a entregar um projeto interessante para o País e que poucos presidentes tiveram habilidade de tornar o Congresso sócio das realizações.

Tarcísio também comentou que será fundamental que o próximo presidente governe com o Congresso. Além disso, ele ressaltou que o Brasil necessita de reforma orçamentária, que vai precisar desvincular receita e que a agenda que deve ser tocada pelo próximo mandatário precisa ser conhecida por todos.

O governador, durante a sua fala, disse ainda que uma eventual vitória da direita significa apreciação de câmbio, queda de inflação e juros. Segundo ele, a agenda que precisa ser tocada é conhecida, já que houve quatro anos de Paulo Guedes como ministro da Economia.

Em outra categoria

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, firmou nesta quinta-feira, 27, um acordo com a província canadense de Alberta para impulsionar a produção energética do país, sob objetivo de construir oleodutos para levar commodities do país à mercados do continente asiático, segundo memorando divulgado no site do governo.

A parceria pretende gerar "condições necessárias" de infraestrutura ao priorizar oleodutos, ferrovias, geração de energia, portos, além de uma rede de transmissão forte e integrada capaz de expandir a produção e o transporte de recursos naturais no oeste do Canadá.

Somente os oleodutos devem permitir o transporte de pelo menos 1 milhão de barris por dia, com rota que aumente o acesso de compradores da Ásia às exportações. O Canadá se comprometeu em declarar a obra como projeto de "interesse nacional" e submetê-lo para aprovação até 1º de julho de 2026, segundo o documento.

Outras obras incluem a construção de um projeto de captura, utilização e armazenamento de carbono, com o objetivo de tornar o petróleo produzido na região "um dos barris com menor intensidade de carbono produzidos no mundo". Além disso, o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial (IA) também é visado, com a expansão da capacidade computacional para o setor.

Uma mulher identificada como Cheung procurava pelos familiares desaparecidos no incêndio que atingiu um complexo de prédios residenciais de Hong Kong. Até o momento, 83 óbitos foram confirmados. A tragédia já é a mais letal dos últimos 77 anos.

A polícia instalou um local para identificação de vítimas em um centro comunitário, onde são exibidas fotografias dos corpos resgatados do incêndio.

"Se os rostos estão irreconhecíveis, há objetos pessoais para que as pessoas possam identificá-los", relatou Cheung. "Não tenho palavras. Havia crianças (...) Não consigo descrever", disse.

O combate ao incêndio já dura mais de 24 horas. As autoridades locais disseram nesta quinta-feira, 27, que as chamas foram extintas em quatro edifícios e estão sob controle em outros três.

Nas janelas dos prédios carbonizados e em ruínas, ainda é possível ver pequenas chamas alaranjadas. Com o incêndio quase totalmente controlado, os bombeiros percorrem os apartamentos com lanternas, em meio à fumaça densa, à procura de vítimas que ainda não tenham sido resgatadas.

O chefe do Executivo de Hong Kong, John Lee, disse nesta quinta-feira que 279 pessoas ainda não foram localizadas. No entanto, não se sabe se elas estão presas nos escombros ou se conseguiram buscar abrigo em outro lugar.

"[Os socorristas estão] enfrentando altas temperaturas e subindo cuidadosamente andar por andar, realizando buscas minuciosas e tentando resgatar pessoas o mais rápido possível", disse o vice-diretor do Corpo de Bombeiros, Wong Ka Wing. "Não descartamos a possibilidade de resgatar mais feridos."

Um bombeiro está entre os 65 mortos. Outras 70 pessoas ficaram feridas e mais de 900 foram resgatadas e levadas para abrigos temporários.

Apesar de estarem em segurança, muitos moradores seguem aflitos. Lawrence Lee, que foi levado a um abrigo, perdeu contato com a mulher e acredita que ela ainda esteja presa dentro do apartamento.

"Quando o incêndio começou, eu disse a ela por telefone para escapar. Mas assim que ela saiu do apartamento, o corredor e as escadas estavam cheios de fumaça e tudo estava escuro, então ela não teve escolha a não ser voltar para o apartamento", afirmou.

Já Winter e Sandy Chung, que viram faíscas voarem enquanto fugiam, disseram estar preocupados com sua casa. "Não consegui dormir a noite toda", afirmou Winter.

A principal suspeita é de que o fogo tenha começado em andaimes de bambu e redes de proteção de obra instalados nos prédios. Apenas um dos oito edifícios do complexo, que abrigava milhares de pessoas, não foi atingido.

As autoridades acreditam que alguns materiais das paredes externas não atendiam aos padrões de resistência ao fogo, o que permitiu a propagação rápida das chamas. Os agentes também encontraram isopor - altamente inflamável - nas janelas de cada andar, próximo ao hall do elevador, na única torre que não foi afetada.

Dois diretores e um consultor de engenharia de uma construtora foram presos por suspeita de homicídio culposo. "Temos motivos para acreditar que os responsáveis pela construtora foram extremamente negligentes", disse a superintendente sênior da polícia de Hong Kong, Eileen Chung.

O nome da empresa à qual os três homens estão vinculados não foi divulgado. No entanto, policiais cumpriram um mandado de busca no escritório da Prestige Construction & Engineering Company, que, de acordo com a Associated Press, era responsável pelas reformas no Wang Fuk Court. Caixas de documentos foram apreendidas. Procurada pela AP, a empresa não atendeu às ligações.

*Com informações da Associated Press.

O Gabinete de Implementação de Sanções Financeiras do Reino Unido informou nesta quinta-feira, 27, que permitirá a continuação das operações comerciais da petrolífera russa Lukoil e suas subsidiárias até 26 de fevereiro de 2026. As sanções estavam programadas para entrar em vigor na sexta-feira, 28 de novembro.

A Lukoil e a Rosneft também foram sancionadas pelos EUA em outubro, e algumas dessas medidas também foram adiadas.

As penalidades direcionadas ao setor de energia da Rússia visam atacar o poder de Moscou em meio à invasão da Ucrânia.