Corregedoria de Justiça cobra de tribunais realização de concursos para cartórios vagos

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Corregedoria Nacional de Justiça deu um prazo de 15 dias para que sete Tribunais de Justiça informem sobre próximos concursos públicos para titularidade de cartórios de notas e de registro. O órgão cobra ações concretas adotadas para solucionar o problema de vacância nessas serventias.

O ofício foi enviado às presidências dos Tribunais de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), de Pernambuco (TJPA), de Mato Grosso (TJMT), do Espírito Santo (TJES), do Ceará (TJCE) e da Bahia (TJBA). Nesses Estados, as situações do sistema notarial e de registro são consideradas mais urgentes, segundo corregedor de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

"Destacamos apenas que um dos objetivos de incitar os tribunais a fazerem concurso e evitar que pessoas não concursadas (os conhecidos interinos) permaneçam por vários meses ou anos nos cartórios, de forma a não privilegiar os princípios da administração pública", informou a CNJ.

Segundo a Constituição, não é permitido que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento ou de remoção por mais de seis meses.

Cartórios vagos nos Estados

De acordo com os dados do sistema Justiça Aberta, na Bahia, 57% dos cartórios estão vagos. O último concurso no Estado foi em 2023. No Rio Grande do Norte, 41% das serventias estão sem titular, sem certame desde 2012. Já no Pará, os números apontam 38%, com último concurso em 2015.

O Justiça Aberta mostra ainda que, em Pernambuco, 37% os cartórios estão vagos, com último concurso realizado em 2021. No Espírito Santos, 33% das serventias estão vagas e no Ceará, 20%. O Estado de Mato Grosso tem 33% dos cartórios vagos, com o concurso público mais recente ocorrido em 2013.

Os sete Tribunais de Justiça foram procurados pelo Estadão. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte informou, por nota, que a comissão do concurso está finalizando o estudo técnico preliminar para contratação de empresa para prestação de serviços especializados de planejamento, organização e realização de concurso público de provas e títulos para outorga de delegações de notas e registros do Estado.

"A empresa vencedora da futura licitação será responsável pelo fornecimento completo de recursos materiais e humanos e a execução de todas as atividades envolvidas e correlatas, em especial com a elaboração, impressão, aplicação e correção das provas, assim como toda e qualquer logística necessária à execução dos serviços", informou o TJRN.

Os outros tribunais não responderam até a publicação deste texto.

Em outra categoria

As forças de Israel bombardearam um prédio no sul de Beirute na madrugada desta terça-feira, 1. O alvo do ataque seria um membro do Hezbollah que teria ligações com o Hamas. Informações sobre vítimas não foram divulgadas. Fotos e vídeos compartilhados na imprensa local e nas redes sociais mostram os três últimos andares de um prédio de apartamentos danificados após o ataque. Fonte: Associated Press.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que não deseja aplicar tarifa ao petróleo da Rússia, mas completou que adotaria uma medida nesse sentido se "houvesse necessidade".

Em entrevista coletiva na Casa Branca, nesta segunda-feira, 31, o republicano repetiu a vontade de ter um encontro com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e que espera que ele siga em frente em relação a um acordo para cessar-fogo na Ucrânia.

As forças armadas de Israel emitiram nesta segunda-feira, 31, ordens de evacuação abrangendo Rafah e áreas próximas, indicando que em breve poderão lançar outra grande operação terrestre na cidade mais ao sul da Faixa de Gaza.

Os militares israelenses ordenaram que os palestinos se dirigissem a Muwasi, um conjunto de acampamentos de barracas ao longo da costa. As ordens foram dadas durante o Eid al-Fitr, um feriado muçulmano normalmente festivo que marca o fim do mês de jejum do Ramadã.