'É pra limpar os 3 poderes, derrubar tudo'; as mensagens de 'Fátima Tubarão' no 8 de janeiro

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Conhecida por afirmar que 'pegaria o Xandão' nos atos de 8 de janeiro, Fátima Mendonça Jacinto Souza, a Fátima de Tubarão, alegou ao Supremo Tribunal Federal que, quando foi para Brasília, seu objetivo era "apenas o de conversar" com o ministro Alexandre de Moraes. Entre as provas que pesaram para que Moraes sugerisse uma sentença de 17 anos de prisão para Fátima, estão mensagens em que ela diz que 'cagou no vaso de Xandão' e estava no 'pelotão de frente' do ato que culminou na invasão das dependências do Planalto, STF e Congresso Nacional.

As informações constam do voto do ministro Alexandre de Moraes que abriu nesta sexta-feira, 2, o julgamento que pode levar à condenação de Fátima de Tubarão. Os ministros têm até a próxima sexta-feira, 9, para depositar seus votos sobre o caso. Ela é acusada dos crimes de abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Em depoimento prestado à Justiça - uma das últimas fases do processo antes do julgamento - Fátima alegou que foi para Brasília no dia 6, pela noite, para o acampamento montado em frente ao QG do Exército. Ela disse que seu objetivo era "conversar" com Moraes, para que o ministro lhe apresentasse "o código-fonte" das urnas eletrônicas. Ainda de acordo com a ré, o plano inicial era conversar com Moraes na segunda-feira.

Segundo Fátima, no domingo, dia 8, "um carro de som avisou no acampamento de Brasília que havia chegado a hora". Ela narrou que, ao meio dia, autofalantes reproduziram a mensagem "para que fossem até a Praça dos Três Poderes, onde haveria a "melhor picanha", onde se deslocariam por dez quilômetros a pé para visitar a casa que era do povo".

Alegou que quando chegou à Praça dos Três Poderes "tudo já estava quebrado" e por isso se considera "vítima de uma armadilha". Negou ter a intenção de depor o Presidente da República.

Sobre o vídeo em que disse estar "quebrando tudo" e bradar "Vamos para guerra, vou pegar o 'Xandão' agora", Fátima alegou que "assustada e descrevendo o que estava presenciando, sem a intenção de incentivar as ações".

"A acusada confirmou ter evacuado nas dependências do Supremo Tribunal Federal, mas alegou não saber de quem era o banheiro. Disse que apenas usou aquele banheiro, porque todos os outros do andar debaixo estavam quebrados e que aquela era a única sala aberta. Ao ser questionada se tem passagem pela polícia, afirmou que já foi presa por tráfico de drogas e desacato à autoridade", registrou ainda o depoimento.

À Polícia Fátima alegou que não conhecia a pessoa que lhe filmou e que "que havia "se cagado", em razão dos tiros e do efeito do gás, o que ocorreu pelo medo que ficou da confusão gerada". Alegou que não sabia por que a pessoa que gravava "disse que ela estaria quebrando tudo". "A multidão gritava que era guerra, então repetia o brado", sustentou.

Ela também narrou aos policiais que "disse que queria pegar o "Xandão" pelo o que este fez os manifestantes passarem com a forte reprimenda policial". Ela negou ter depredado patrimônio público e atribuiu "os atos violentos a pessoas infiltradas, pois o objetivo dos manifestantes era apenas mostrar insatisfação"

Fátima diz que pagou, em espécie, R$ 480 pela viagem até Brasília. Já a volta teria sido custeada por um pastor que era da Igreja Batista de Tubarão e agora participa de uma igreja em Brasília. Ele a levou à rodoviária e pagou uma passagem até Presidente Prudente e outra dali para Tubarão.

Para o ministro Alexandre de Moraes, Fátima "reconheceu a invasão da Praça dos Três Poderes, o ingresso ilícito no Supremo Tribunal Federal, inclusive defecando em suas dependências, assim como a sua passagem pelo QGEx de Brasília".

O ministro somou o interrogatório ao laudo das informações colhidas no celular de Fátima. Os investigadores encontraram no aparelho uma gravação em que ela diz: "É pra limpar... não é pra deixar nem Alckmin nem Lula... ninguém... vamo pedir pra limpar o Congresso... não pode de outro jeito querer tirar só Lula... se tirar Lula fica Alckmin mais bandido ainda... é os três poderes derrubar tudo... só o Lula vamo tirar tudo tudo... é tudo tudo limpa geral... é limpa geral é uma faxina só..."

Vasculhando as mensagens da acusada, a Polícia deu ênfase para o diálogo em que Fátima conta para uma terceira pessoa que "cagou no vaso de Xandão". Em outra conversa, ela diz: "Estava no pelotão de frente nos três poderes né na casa do Xandão. E eu tenho muita coisa para explicar para o senhor e até me desculpar, mas eu sei que devo uma explicação para os senhores".

"Está comprovado, pelo teor de seus interrogatórios policial e judicial, pelos depoimentos de testemunhas arroladas pelo Ministério Público, pelo Laudo, pelas mensagens golpistas, pelas conclusões do Interventor Federal, e outros elementos informativos, que Maria de Fátima Mendonça Jacinto buscava, em claro atentado à Democracia e ao Estado de Direito, a realização de um golpe de Estado com decretação de "intervenção das Forças Armadas"", concluiu Moraes.

Em outra categoria

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a Argentina e o Chile nesta sexta-feira, 2, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos. As autoridades chilenas citaram a possibilidade de tsunami e emitiram um alerta de deslocamento para a população na região costeira do Estreito de Magalhães, extremo sul do país. Também foi solicitado que as pessoas deixassem todas as áreas de praia no território antártico chileno.

O Serviço Geológico dos EUA afirmou que o epicentro do terremoto foi sob o oceano, 219 quilômetros ao sul da cidade argentina de Ushuaia.

O presidente do Chile, Gabriel Boric, usou sua conta no X, antigo Twitter, para dizer que "todos os recursos estão disponíveis" para responder a possíveis emergências. "Neste momento, nosso dever é nos prevenirmos e ouvir as autoridades", disse o presidente.

O terremoto ocorreu às 8h58, horário local (9h58 de Brasília), e as cidades mais próximas são Ushuaia, na Argentina, a 219 quilômetros do epicentro, e, no lado do Chile, a cidade portuária de Punta Arenas, a cerca de 440 quilômetros de distância.

O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile informou que enviou pessoal à área para avaliar os danos, embora até o momento não tenha havido relatos de vítimas ou danos materiais, disse Miguel Ortiz, vice-diretor de gestão da agência na região, em uma entrevista coletiva. "Pedimos à população de Magalhães que permaneça em áreas seguras", pois "são esperados tremores secundários", disse ele. (Com informações da Associated Press).

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado pela equipe editorial do Estadão. Saiba mais em nossa Política de IA.

O vice-presidente dos EUA, JD Vance, afirmou nesta quinta-feira que o então conselheiro de Segurança Nacional americano, Mike Waltz, não foi demitido, mas sim realocado para ser o próximo embaixador do país na Organização das Nações Unidas (ONU).

"Waltz fez o trabalho que ele precisava fazer e o presidente Donald Trump achou melhor um novo cargo pra ele", disse Vance em entrevista à Fox News.

Segundo o vice, a saída de Waltz do cargo não teve a ver com escândalo do Signal. Em março, o conselheiro passou a ser investigado pela criação de um grupo de mensagens no software e incluir, por engano, o jornalista Jeffrey Goldberg. "Waltz tem minha completa confiança", acrescentou Vance.

Sobre a contração do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA na quarta-feira, ele reiterou que "isso é a economia de Joe Biden".

Vance ainda comentou que a Índia tirou proveito do país por muito tempo, mas que o governo Trump irá rebalancear o comércio e que

a Rússia e a Ucrânia têm que dar o último passo para acordo de paz. "Chega um momento que não depende mais dos EUA".

Itália, Croácia, Espanha, França, Ucrânia e Romênia enviaram, nesta quinta-feira, aviões para ajudar a combater um incêndio florestal que fechou uma importante rodovia que liga Tel-Aviv a Jerusalém, em Israel. As chamas, iniciadas por volta do meio-dia (horário local) da quarta-feira, são alimentadas pelo calor, seca e ventos fortes no local e já queimaram cerca de 20 quilômetros quadrados.

A Macedônia do Norte e o Chipre também enviaram aeronaves de lançamento de água. Autoridades israelenses informaram que 10 aviões de combate a incêndios estavam operando durante a manhã, com outras oito aeronaves chegando ao longo do dia. Fonte: Associated Press.