'Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa', diz Angelina Jolie sobre maternidade

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Angelina Jolie falou sobre o papel que a maternidade ocupa na sua vida. A atriz de 49 anos é mãe de seis filhos, três biológicos e três adotados.

"É a minha felicidade. Você pode tirar todo o resto de mim. Nada mais importa", disse. A declaração foi feita enquanto ela participava do programa Good Morning America para promover Maria, seu próximo filme.

Ela ressaltou que, diferente da sua personagem (a cantora Maria Callas), a sua carreira não é a coisa mais importante em sua vida e que seus filhos vêm em primeiro lugar. A atriz foi casada com Brad Pitt, com quem teve três filhos e adotou um. Maddox e Zahara, que foram adotados por Angelina antes do casamento com o ator, também foram adotados por ele.

Os dois foram casados por cinco anos, de 2014 a 2019, e enfrentaram um divórcio turbulento. Após uma longa batalha judicial, ele perdeu a custódia dos filhos e tem direito de visitá-los.

Maddox foi adotado por Angelina em 2002. Em 2005, ela também adotou Zahara. A primeira filha biológica do casal, Shiloh Nouvel, nasceu em 2006. Em 2007, eles adotaram Pax Thien. No ano seguinte, a atriz deu à luz aos gêmeos Knox Léon e Vivienne Marcheline.

Em outra categoria

As rodovias paulistas apresentam congestionamento na manhã desta Sexta-feira Santa, 18, devido ao grande número de pessoas que deixam a cidade de São Paulo para aproveitar os feriados de Páscoa e Tiradentes no litoral e interior.

Na noite anterior, já havia registro de muita lentidão na saída de São Paulo.

De acordo com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a expectativa é de que cerca de 5 milhões de veículos circulem pelas rodovias paulistas durante o período dos feriados.

Confira abaixo os trechos congestionados nas estradas paulistas:

Rodovia dos Imigrantes

- Km 16 ao 40 - sentido litoral;

- Km 40 ao 43 - sentido litoral;

- Km 47 ao 53 - sentido litoral.

Rodovia Anchieta

- Km 20 ao 31 - sentido litoral.

Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP 055)

- Km 248 ao 263 - sentido Guarujá/Litoral Norte.

Rodovia Padre Manoel da Nóbrega

- Km 288 ao 292;

Rodovia Ayrton Senna

- Km 24 ao 69 - sentido interior

Rodovia Carvalho Pinto

- Km 84 ao 96 - sentido interior;

- Km 132 ao 134 - sentido interior.

Rodovia Anhanguera

- Km 52 ao 61 - sentido interior;

- Km 25 ao 28 - sentido interior.

- Km 147 ao 158 - sentido interior.

Rodovia dos Bandeirantes

- Km 170 ao 172 - sentido interior;

- Km 24 ao 56 - sentido interior;

- Km 85 ao 90 - sentido interior.

Em razão dos feriados, o rodízio de veículos na cidade de São Paulo também foi suspenso. A restrição volta na próxima terça-feira, 22, valendo no dia para placas finais 3 e 4.

O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de casos de dengue neste ano. De acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses, o País registrou 1.019.033 casos prováveis desde o dia 1º de janeiro.

Segundo o painel, há 681 mortes pela doença neste ano. Além dessas, há 714 óbitos em investigação.

Apesar da marca de um milhão de casos, o número de ocorrências é bem menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Em 2024, foram notificados 4.013.746 até a 15ª semana epidemiológica, em abril. Na época, havia 3.809 mortes pela doença.

O coeficiente de incidência da doença no país dá a dimensão da diferença de cenário neste ano em comparação com o do ano passado. Enquanto neste ano o coeficiente de incidência é de 479,4 casos a cada 100 mil pessoas, no ano passado o índice era de 1888,1 casos a cada 100 mil.

Os dados do Ministério da Saúde mostram que 55% dos casos prováveis da doença acometeram mulheres, e 45% ocorreram entre os homens.

São Paulo tem maior incidência

O Estado com maior índice de incidência da doença é São Paulo. No território paulista, a taxa é de 1285,2 casos a cada 100 mil habitantes. Até o momento, há 590.850 casos prováveis de dengue no Estado.

Em segundo lugar em termos de índice de incidência aparece o Acre, com 888,6 casos prováveis a cada 100 mil habitantes. No total, há 7.825 casos no Estado.

Considerando números absolutos, Minas Gerais ocupa o segundo lugar no ranking, com 111.096.

No início do mês, o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp) mostrou aumento do número de internações em estabelecimentos privados.

A entidade realizou um levantamento junto a 97 hospitais privados entre os dias 25 de março e 7 de abril, e 89% deles reportaram o aumento.

Em 76% dos hospitais, as internações em UTI subiram até 5%. Em 79%, o tempo médio de internação nas unidades de terapia intensiva variou entre cinco e 10 dias.

Ministério da Saúde amplia ações

Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde ampliou para 312 o número de municípios prioritários para o combate à doença em 21 Estados.

"Distribuímos seis milhões de testes rápidos, além de insumos para diagnóstico laboratorial e controle do vetor. Já foram realizados mais de 650 mil exames laboratoriais pelos LACENs, que são laboratórios estaduais apoiados pelo ministério. E onde houver necessidade, a Força Nacional do SUS será acionada", afirmou em nota a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão.

Vacina

Em fevereiro, o governo federal anunciou que mais de 60 milhões de doses da primeira vacina 100% nacional contra a dengue serão ofertadas anualmente a partir de 2026.

A produção da vacina será viabilizada por uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, com investimento previsto de R$ 1,26 bilhão.

A previsão do tempo para os feriados de Páscoa e de Tiradentes é de que uma frente fria vai avançar sobre o Sul e o Sudeste do Brasil e chegará ao litoral da Bahia durante o período. Conforme a Climatempo, as condições para chuva no País permanecem elevadas a partir desta Sexta-feira Santa, 18, devido à alta umidade e temperaturas atmosféricas quentes para essa época do ano.

"As nuvens de chuva ainda estão se formando facilmente sobre a maioria das áreas do Brasil", projetou a empresa brasileira de meteorologia.

Além da chuva, a frente fria que avança até a Bahia durante os dois feriados vai espalhar um pouco de ar frio de origem polar sobre o Brasil.

Possibilidade de geada no Sul

No entanto, quem vai realmente sentir o frio é o Sul do País, com possibilidade de geada no amanhecer do domingo, 20, e na segunda-feira de feriado, 21, em algumas cidades da região.

O ar frio de origem polar deve avançar sobre o Sul ainda na sexta-feira.

No sábado, 19, o ar frio se espalha sobre toda a região Sul e já começa a amenizar o clima também no sul de Mato Grosso do Sul, no sul paulista e na divisa de São Paulo com o Paraná.

"Na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o ar vai refrescar, pois a presença do ar polar diminui a sensação de abafamento", afirma a Climatempo.

Em algumas áreas do Sudeste, como no leste paulista, incluindo a Grande São Paulo, a região da Mantiqueira, no sul mineiro, na região serrana do Rio de Janeiro e até na zona da mata mineira, a sensação será de friozinho em parte dos feriados.

Cidade de São Paulo

De acordo com a Meteoblue, a expectativa é de precipitações em São Paulo entre a sexta-feira e o domingo, sendo mais intensas no sábado.

As temperaturas também devem permanecer mais amenas com a máxima ficando mais baixa no decorrer dos dias dos feriados.

Veja a previsão para São Paulo, de acordo com a Meteoblue:

- Sexta-feira: entre 18ºC e 26ºC;

- Sábado: entre 19ºC e 25ºC;

- Domingo: entre 16ºC e 21ºC;

- Segunda-feira: entre 15ºC e 22ºC.