Liam Payne caiu e morreu após tentar fugir do quarto, aponta relatório; entenda

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O cantor Liam Payne estava tentando escapar de seu quarto de hotel quando caiu do terceiro andar do hotel Casa Sur, no bairro Palermo, em Buenos Aires, na Argentina, e morreu. Segundo o jornal britânico Daily Mail, a equipe do hotel sabia que ele havia ameaçado usar a sacada como forma de evitar ficar preso no local, de acordo com um relatório a que o periódico teve acesso.

Em vídeo divulgado das câmeras de segurança do hotel, o ex-One Direction estaria "convulsionando" no saguão, uma hora antes de sua morte, devido ao uso de drogas. No entanto, os funcionários do hotel decidiram levar Payne desacordado de volta para o quarto. Não há explicações de por que o artista não ficou no saguão à espera de ajuda médica.

As imagens teriam mostrado ainda que, quando os funcionários chegaram ao quarto, o cantor reagiu e não queria entrar. Ainda conforme o Daily Mail, momentos depois, um funcionário ligou para emergência e disse que temia que Payne pudesse usar a varanda e se machucar, indicando que o hotel estava ciente de que um acidente sério era possível.

Payne morreu instantaneamente devido a uma fratura no crânio e múltiplos ferimentos ao cair de uma altura de 13,7 metros. Segundo o Ministério Público local, ele teve "múltiplos traumas" e "hemorragia interna e externa".

Horas antes da notícia ser divulgada, policiais da Delegacia 14B de Buenos Aires foram chamados ao hotel após uma ligação de emergência, que afirmava que um homem agressivo estava no local e poderia estar sob a influência de drogas ou álcool.

"Não sei se a vida dele pode estar em perigo. Ele está em um quarto com sacada, e, bem, estamos com um pouco de medo…", disse o funcionário, de acordo com a transcrição do 911 obtida pelo canal na época da morte pelo. TMZ.

Namorada abalada

Segundo o jornal norte-americano New York Post, a namorada de Liam Payne, Kate Cassidy, ficou arrasada com a divulgação das imagens e informações.

"Sempre que parece que a situação não pode ficar mais dolorosa para a Kate, ela acaba sofrendo ainda mais. Ele poderia ter sido salvo, alguém poderia tê-lo ajudado. É devastador e revoltante", relatou uma fonte próxima a Kate.

Funeral de Liam Payne

O funeral de Liam Payne ocorreu na último dia, 20, com a presença de familiares e amigo, entre eles os membros do One Directon, grupo que revelou o cantor.

A cerimônia aconteceu em Amersham, nos arredores de Londres. Harry Styles, Zayn Malik e Louis Tomlinson, ex parceiros de grupo do One Direction, além da namorada de Payne, Kate Cassidy, deram o último adeus ao músico.

Polícia argentina prende três suspeitos envolvidos na morte

No início de novembro, autoridades argentinas prenderam três pessoas suspeitas de envolvimento na morte de Liam Payne, entre elas, o amigo do cantor Rogelo "Roger" Noves, negou qualquer envolvimento na morte do artista.

Em entrevista ao Daily Mail, ele falou sobre o ocorrido. "Estou com o coração partido com essa tragédia e tenho sentido falta do meu amigo todos os dias", disse. Ele foi acusado de abandonar o amigo à beira da morte e ser cúmplice no fornecimento de drogas ao cantor.

Segundo o promotor Andrés Esteban Madrea, em entrevista ao portal Sky News, os suspeitos responderão por "abandono de pessoa seguido de morte, fornecimento e facilitação de entorpecentes". A autópsia realizada no corpo de Payne revelou traços de crack, cocaína e outras drogas.

Além de Rolgeer, estão entre os acusados um funcionário do hotel e o fornecedor das drogas. Andrés destacou que Payne "não estava totalmente consciente ou experimentava um estado de diminuição ou perda de consciência perceptível no momento da queda".

Em outra categoria

O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de casos de dengue neste ano. De acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses, o País registrou 1.019.033 casos prováveis desde o dia 1º de janeiro.

Segundo o painel, há 681 mortes pela doença neste ano. Além dessas, há 714 óbitos em investigação.

Apesar da marca de um milhão de casos, o número de ocorrências é bem menor do que o registrado no mesmo período do ano passado. Em 2024, foram notificados 4.013.746 até a 15ª semana epidemiológica, em abril. Na época, havia 3.809 mortes pela doença.

O coeficiente de incidência da doença no país dá a dimensão da diferença de cenário neste ano em comparação com o do ano passado. Enquanto neste ano o coeficiente de incidência é de 479,4 casos a cada 100 mil pessoas, no ano passado o índice era de 1888,1 casos a cada 100 mil.

Os dados do Ministério da Saúde mostram que 55% dos casos prováveis da doença acometeram mulheres, e 45% ocorreram entre os homens.

São Paulo tem maior incidência

O Estado com maior índice de incidência da doença é São Paulo. No território paulista, a taxa é de 1285,2 casos a cada 100 mil habitantes. Até o momento, há 590.850 casos prováveis de dengue no Estado.

Em segundo lugar em termos de índice de incidência aparece o Acre, com 888,6 casos prováveis a cada 100 mil habitantes. No total, há 7.825 casos no Estado.

Considerando números absolutos, Minas Gerais ocupa o segundo lugar no ranking, com 111.096.

No início do mês, o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (SindHosp) mostrou aumento do número de internações em estabelecimentos privados.

A entidade realizou um levantamento junto a 97 hospitais privados entre os dias 25 de março e 7 de abril, e 89% deles reportaram o aumento.

Em 76% dos hospitais, as internações em UTI subiram até 5%. Em 79%, o tempo médio de internação nas unidades de terapia intensiva variou entre cinco e 10 dias.

Ministério da Saúde amplia ações

Na última sexta-feira, o Ministério da Saúde ampliou para 312 o número de municípios prioritários para o combate à doença em 21 Estados.

"Distribuímos seis milhões de testes rápidos, além de insumos para diagnóstico laboratorial e controle do vetor. Já foram realizados mais de 650 mil exames laboratoriais pelos LACENs, que são laboratórios estaduais apoiados pelo ministério. E onde houver necessidade, a Força Nacional do SUS será acionada", afirmou em nota a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Mariângela Simão.

Vacina

Em fevereiro, o governo federal anunciou que mais de 60 milhões de doses da primeira vacina 100% nacional contra a dengue serão ofertadas anualmente a partir de 2026.

A produção da vacina será viabilizada por uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, com investimento previsto de R$ 1,26 bilhão.

A previsão do tempo para os feriados de Páscoa e de Tiradentes é de que uma frente fria vai avançar sobre o Sul e o Sudeste do Brasil e chegará ao litoral da Bahia durante o período. Conforme a Climatempo, as condições para chuva no País permanecem elevadas a partir desta Sexta-feira Santa, 18, devido à alta umidade e temperaturas atmosféricas quentes para essa época do ano.

"As nuvens de chuva ainda estão se formando facilmente sobre a maioria das áreas do Brasil", projetou a empresa brasileira de meteorologia.

Além da chuva, a frente fria que avança até a Bahia durante os dois feriados vai espalhar um pouco de ar frio de origem polar sobre o Brasil.

Possibilidade de geada no Sul

No entanto, quem vai realmente sentir o frio é o Sul do País, com possibilidade de geada no amanhecer do domingo, 20, e na segunda-feira de feriado, 21, em algumas cidades da região.

O ar frio de origem polar deve avançar sobre o Sul ainda na sexta-feira.

No sábado, 19, o ar frio se espalha sobre toda a região Sul e já começa a amenizar o clima também no sul de Mato Grosso do Sul, no sul paulista e na divisa de São Paulo com o Paraná.

"Na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o ar vai refrescar, pois a presença do ar polar diminui a sensação de abafamento", afirma a Climatempo.

Em algumas áreas do Sudeste, como no leste paulista, incluindo a Grande São Paulo, a região da Mantiqueira, no sul mineiro, na região serrana do Rio de Janeiro e até na zona da mata mineira, a sensação será de friozinho em parte dos feriados.

Cidade de São Paulo

De acordo com a Meteoblue, a expectativa é de precipitações em São Paulo entre a sexta-feira e o domingo, sendo mais intensas no sábado.

As temperaturas também devem permanecer mais amenas com a máxima ficando mais baixa no decorrer dos dias dos feriados.

Veja a previsão para São Paulo, de acordo com a Meteoblue:

- Sexta-feira: entre 18ºC e 26ºC;

- Sábado: entre 19ºC e 25ºC;

- Domingo: entre 16ºC e 21ºC;

- Segunda-feira: entre 15ºC e 22ºC.

Os onze países do Brics firmaram nesta quinta-feira, 17, no âmbito do Grupo de Trabalho de Agricultura do Brics Brasil 2025 um compromisso para criação de uma parceria para restauração de terras degradadas. O pacto consta na declaração conjunta assinada pelos ministros da Agricultura dos países membros do bloco com economias emergentes, divulgada pelo Ministério da Agricultura.

A parceria foi o principal ponto dos compromissos firmados em consenso pelos membros do Brics. Conforme mostrou o Broadcast Agro mais cedo, a parceria, lançada hoje na reunião ministerial, será apresentada à Cúpula dos Líderes em julho, com iniciativas para recuperar terras degradadas, conservar solos e usar recursos hídricos de forma eficiente. A parceria para restauração prevê várias ações em conjunto para que o grupo acelere nessa temática.

Aos demais ministros, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse que o bloco tem a responsabilidade de liderar uma agenda internacional voltada à produção sustentável de alimentos, à justiça social no campo e à inovação tecnológica adaptada às realidades do Sul Global. "O futuro da agricultura está diretamente ligado à capacidade de nossos países de inovar com equidade, produzir com responsabilidade e cooperar com confiança", disse o ministro em discurso no encontro. "O BRICS tem uma responsabilidade crescente na arquitetura da segurança alimentar mundial. Somos líderes na produção de grãos, carnes, fertilizantes e fibras", completou.

Além da parceria para restauração de terras degradadas, a valorização da agricultura familiar e a ampliação do comércio sustentável também são mencionadas na declaração ministerial.

O Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Indonésia, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Juntos, perfazem 42% da produção mundial de alimentos, respondem por 30% das terras agrícolas do mundo, 30% da pesca extrativa, 70% da produção aquícola e aproximadamente 50% da população mundial.

Confira abaixo os principais pontos da nova Declaração Ministerial de Agricultura do Brics, divulgados pelo Ministério da Agricultura, que coordenou o grupo:

- Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional: Os países reafirmaram o compromisso com a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, promovendo a cooperação internacional e políticas públicas voltadas à redução da insegurança alimentar.

- Valorização da Agricultura Familiar: Houve destaque ao papel dos agricultores familiares, povos indígenas e comunidades locais na produção de alimentos, geração de renda no meio rural e manejo sustentável dos recursos naturais. Os países se comprometeram a fortalecer políticas públicas e ampliar a cooperação técnica no âmbito da Década da Agricultura Familiar da ONU (2019-2028).

- Criação da Parceria dos BRICS para a Restauração de Terras: Foi lançada uma iniciativa conjunta para promover a recuperação de áreas degradadas com foco em agricultura sustentável, florestas plantadas e segurança alimentar. A parceria também visa fortalecer a pesquisa sobre degradação do solo e soluções técnicas, além de estimular o financiamento por bancos de desenvolvimento e setor privado.

- Pesca e Aquicultura Sustentáveis: Foi criado um Diálogo sobre Pesca e Aquicultura para promover práticas sustentáveis, fortalecer cadeias de valor, apoiar pescadores artesanais e integrar fontes de energia renovável. A pesca artesanal foi valorizada como patrimônio cultural, com atenção à inclusão social e segurança alimentar.

- Promoção da Participação de Mulheres e Jovens: Os ministros firmaram compromissos com a igualdade de gênero nos setores agrícola e aquícola, garantindo acesso de mulheres a recursos, crédito e inovação. Também foi reforçado o apoio à permanência de jovens no meio rural por meio de políticas de acesso à terra, educação, crédito e tecnologias.

- Sustentabilidade e Inovação: O encontro reforçou o foco em uma agricultura sustentável e resiliente ao clima, com práticas agroecológicas, uso de bioinsumos, manejo eficiente da água e conservação da biodiversidade. Também foi defendido o fortalecimento da Plataforma de Pesquisa Agrícola dos BRICS (BARP) e o intercâmbio de tecnologias e inovações.

- Mecanização e Tecnologia para Pequenos Produtores: Os países destacaram a importância de ampliar a produção e a difusão de máquinas e equipamentos adaptados à realidade da agricultura familiar, com estímulo à organização coletiva por meio de cooperativas e associações.

- Comércio Agrícola Sustentável: Avançaram as discussões sobre a criação de um Mecanismo de Financiamento de Importações de Alimentos, inspirado na FAO, como forma de apoiar países em desenvolvimento. Também foi apoiada a proposta de criação de uma Bolsa de Grãos dos BRICS, para facilitar o comércio intrabloco, com base em práticas sustentáveis, justas e alinhadas às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

- Facilitação do Comércio com Certificação Eletrônica: Foi promovido o uso de certificados eletrônicos fitossanitários e veterinários para tornar o comércio de produtos agrícolas, animais e pescados mais seguro e eficiente. Os países também apoiaram a adoção de normas da ONU/CEFACT e a interconexão entre plataformas nacionais de certificação.

- Compromisso com o Plano de Ação 2025-2028: Foi iniciado o processo de negociação do novo Plano de Ação para Cooperação Agrícola dos BRICS, que irá consolidar e operacionalizar os compromissos assumidos durante a reunião.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

()