Fernanda Torres não é a primeira: Quais brasileiros já foram indicados ao Globo de Ouro?

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A cerimônia do Globo de Ouro neste domingo, 5, pode ser histórica para o cinema brasileiro. A atriz Fernanda Torres pode se tornar a primeira artista brasileira a vencer um prêmio por sua atuação. Já Ainda Estou Aqui pode repetir o feito de Central do Brasil. Fernanda é indicada a melhor atriz de filme dramático e o longa de Walter Salles, a melhor filme internacional.

A atriz, porém, não é a primeira artista a disputar o prêmio. O Globo de Ouro já teve a mãe de Fernanda na disputa, Fernanda Montenegro, e também nomes como Sônia Braga. Veja, abaixo, quais brasileiros já foram indicados à premiação.

Fernanda Montenegro e Central do Brasil

Ela também faz parte do elenco de Ainda Estou Aqui e comemorou a indicação da filha.

Sônia Braga

A atriz já foi indicada três vezes à premiação: em 1986, 1989 e 1995, por papéis coadjuvantes nos filmes O Beijo da Mulher Aranha e Luar sobre o Parador e na série Amazônia em Chamas, respectivamente.

Wagner Moura

Em 2016, o ator concorreu à categoria de melhor ator em série dramática, por Narcos. A produção, com roteiro do brasileiro José Padilha, também foi indicada a melhor série de drama.

Daniel Benzali

O ator brasileiro-americano foi indicado em 1996 na categoria de melhor ator em série de drama por seu papel na série Murder One.

Cidade de Deus

O filme de Fernando Meirelles e codirigido por Kátia Lund concorreu, em 2002, na categoria de melhor filme estrangeiro. Na ocasião, perdeu para Fale com Ela, de Pedro Almodóvar.

Orfeu Negro

O longa venceu na categoria de melhor filme estrangeiro em 1960, mas, por ser dirigido por Marcel Camus, o título ficou com a França. O filme é falado em português, coproduzido pelo Brasil e inspirado em peça de Vinícius de Moraes.

Pixote: A Lei do Mais Fraco

Dirigido pelo cineasta argentino-brasileiro Héctor Babenco, o longa concorreu na categoria de melhor filme estrangeiro em 1982.

Em outra categoria

Uma casa desabou na manhã desta terça-feira, 22, no bairro da Brasilândia, na zona norte de São Paulo. Seis pessoas, inclusive uma bebê de cinco meses, foram retiradas dos escombro pelo Corpo de Bombeiros, segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).

A criança e seu avô foram internados em estado grave.

O desabamento pode ter sido causado por vazamento de gás seguido de explosão.

As causas serão investigadas pela Polícia Civil.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de São Paulo e aguarda retorno.

A casa com dois pavimentos ficava na Avenida Humberto Gomes Maia, número 351. Na parte de cima morava um casal com dois filhos - um menino de 11 anos e a bebê que acabou internada. Na parte de baixo, morava o idoso que é pai da mulher e avô da criança.

Por volta das 6h20, houve uma forte explosão e o prédio veio abaixo. Acionado, o Corpo de Bombeiros mobilizou equipes e as seis pessoas que estavam sob os escombros foram retiradas com vida. O idoso, com 70% de seu corpo queimado, foi levado para um hospital da região.

A bebê recebeu atendimento no local e foi encaminhada para o Hospital da Brasilândia. A criança foi estabilizada e entubada, segundo o Corpo de Bombeiros. As outras pessoas tiveram escoriações e ferimentos leves.

O Corpo de Bombeiros mobilizou dez viaturas e cerca de 30 agentes para o socorro.

Ao menos duas casas vizinhas foram afetadas e vão passar por avaliação pela Defesa Civil.

Conforme a SSP-SP, as causas do desabamento serão apuradas em inquérito pela Polícia Civil.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, editou decreto que regulamenta as exceções à proibição de importação de resíduos sólidos. O texto está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 22, e disciplina termos da Lei de Resíduos Sólidos, de 2010.

O decreto desta terça confirma a proibição contida na lei à importação de rejeitos de qualquer natureza, de resíduos sólidos perigosos e de resíduos que, por suas propriedades, gerem danos ao meio ambiente ou à integridade sanitária e de resíduos para outras finalidades que não sejam a transformação de materiais e minerais estratégicos em processos industriais, mas não abrange o retorno de resíduos exportados pelo País.

A regulamentação, no entanto, libera a importação de itens classificados em 20 códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

Dentre eles, borracha endurecida, como ebonite; papéis ou cartões Kraft; resíduos de ligas de aço; resíduos de cobre, níquel, alumínio e magnésio, por exemplo. A lista completa consta de anexo do decreto e poderá ser revisada mediante proposta conjunta dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

O ato estabelece ainda que "a indústria que utiliza resíduos como insumos industriais dará preferência aos resíduos existentes no mercado interno que beneficiem cooperativas, associações e outras formas de organização popular de catadoras e catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, de modo a aprimorar os sistemas de logística reversa e a implementação da economia circular".

O Vaticano divulgou nesta terça-feira, 22, as primeiras imagens do papa Francisco deitado em seu caixão. O corpo do pontífice jaz na capela da Casa Santa Marta. Nelas, é possível observar o caixão de madeira, o papa com vestes vermelhas e sua mitra episcopal.

Em uma das fotos, o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin, aparece rezando pelo pontífice.

Ainda de acordo com a Santa Sé, o corpo do pontífice será transferido para a Basílica de São Pedro na quarta-feira, 23, para que os fiéis possam prestar suas homenagens, e ficará em câmara funerária até seu funeral a ser realizado no sábado, 26, no mesmo dia do sepultamento.

"O cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana, presidirá o rito de translação na quarta-feira, que começará às 9 horas (horário local) com um momento de oração", afirmou o Vaticano.

A procissão passará pela Praça de Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos; do Arco dos Sinos, sairá para a Praça de São Pedro e entrará na Basílica do Vaticano pela porta central.

No Altar da Confissão, o cardeal camerlengo presidirá a Liturgia da Palavra, ao final da qual terão início as visitas ao corpo do papa.

O funeral do pontífice no sábado na Praça São Pedro está previsto para as 10 horas, horário local (5 horas, pelo fuso de Brasília).

"O cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício, presidirá a missa, que será concelebrada por patriarcas, cardeais, arcebispos, bispos e padres de todo o mundo", disse a Santa Sé.

O corpo do pontífice será levado, posteriormente, para a Basílica de Santa Maria Maggiore para o seu sepultamento.