'BBB 25': Gracyanne conversa com Aline e afronta Diogo: 'Falo na frente de todo mundo'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A volta de Gracyanne Barbosa do Quarto Secreto continua movimentando o BBB 25, e desta vez, a sister protagonizou um momento de confronto com Diogo Almeida.

Durante uma conversa com Aline, Gracyanne fez questão de reforçar sua admiração por Diogo como jogador, mas deixou claro que não compactua com a forma como ele tratou a baiana dentro do jogo.

"Não é a pessoa. É um cara que fala bem, sabe se posicionar. Tudo isso vou continuar admirando. Mas como homem, o que ele fez com você como mulher, não tem justificativa", afirmou Gracyanne, enquanto os outros brothers ouviam atentamente.

A conversa ficou tensa quando a sister percebeu que Diogo acompanhava a cena à distância. Sem rodeios, ela o chamou para perto: "Diogo, se quiser ficar aqui, pode ficar. Não precisa ficar olhando daí, não. O que eu tenho para falar, eu falo na frente de todo mundo".

Diante do convite, o brother saiu da piscina e se aproximou, questionando Gracyanne sobre o que exatamente ela sabia. A sister não recuou e reforçou que erros podem acontecer, mas que é preciso assumir a responsabilidade e pedir desculpas de forma genuína. "Se erra, pede desculpas, mas não justifica o que não tem justificativa", disse ela.

Diogo, por sua vez, tentou amenizar a situação e respondeu: "É exatamente o meu movimento".

Em outra categoria

Profissionais de saúde do Hospital Nossa Senhora do Pari, localizado no bairro do Canindé, em São Paulo, foram flagrados utilizando furadeiras domésticas para operar pacientes, segundo imagens obtidas pela TV Globo e divulgadas nesta quarta-feira, 5. O uso da ferramenta em procedimentos cirúrgicos é proibido desde 2008 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os vídeos mostram a utilização de furadeiras comuns no centro cirúrgico. Algumas apresentam marcas de sangue e ao menos uma tem fios desencapados.

Procurado, o hospital afirmou que discute a situação internamente e, em breve, irá publicar um comunicado sobre o ocorrido. À Globo, a diretoria da instituição disse que os equipamentos utilizados no local são aprovados pela Anvisa e fiscalizados periodicamente pelos órgãos competentes.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo afirmou que a fiscalização sanitária do hospital é de responsabilidade do Governo do Estado, por meio do Grupo Estadual de Vigilância Sanitária, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (SES), que também emite o alvará sanitário de funcionamento. No caso do Hospital Nossa Senhora do Pari, a licença está vigente até abril de 2025, segundo a pasta.

A SES foi questionada sobre a fiscalização no local e deve emitir um posicionamento nas próximas horas.

Proibidas pela Anvisa

De acordo com a nota técnica Nº 40/2017 da Anvisa, as furadeiras domésticas não apresentam controle de rotação, não podem ser esterilizadas e não estão protegidas do risco de descarga elétrica.

Além disso, elas podem superaquecer ossos e tecidos, e sua lubrificação a óleo pode contaminar o campo cirúrgico.

"(...) A utilização de 'furadeiras domésticas' em cirurgias constitui infração sanitária, sendo passível de apuração por meio de processo administrativo sanitário, sem prejuízo da responsabilização civil e criminal cabível aos infratores, mediante legislação vigente", diz a norma.

As fortes chuvas que caem em São Paulo nesta quinta-feira, 6, deixam parte da capital em estado de atenção para alagamentos e fez a Defesa Civil emitir, por volta das 18h45, um "alerta severo" para as pessoas que se encontram na zona leste da cidade. Houve queda de granizo em Artur Alvim e Vila Maria, na zona leste, e fortes rajadas de vento.

O Centro de Emergências Climáticas (CGE), órgão vinculado à Prefeitura de São Paulo, colocou em estado de atenção para alagamentos as zonas oeste, leste, norte, o centro e as marginais Tietê e Pinheiros. Na estação Meteorológica do Ipiranga, na zona sul, foram registrados ventos de 44 km/h.

Na tarde desta quinta, por volta das 18h45, a Defesa Civil emitiu um alerta severo para a região leste por conta dos temporais. "Risco alto para alagamentos e enxurradas. Mantenha-se em local seguro", diz a mensagem.

A região leste abriga o Jardim Pantanal, bairro que surgiu e cresceu a partir da década de 1980 com uma ocupação na várzea do Rio Tietê. A área, que historicamente sofre com alagamentos, ficou dias seguidos embaixo d'água após uma forte chuva registrada na última sexta-feira.

Duas mulheres que estavam na praia ficaram feridas ao serem atingidas por reflexos de um raio em Praia Grande, no litoral de São Paulo, na tarde de quarta-feira, 5. Elas receberam atendimento médico e passam bem.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o raio caiu na praia do bairro Cidade Ocian, por volta das 15h40. Uma das atingidas é uma mulher senegalesa de 48 anos que teria desmaiado com o impacto. A segunda não teve a identificação divulgada.

Quando os bombeiros chegaram, ambas estavam conscientes - a senegalesa reclamava de dores nos braços e foi levada ao Pronto-Socorro Municipal. A outra recebeu atendimento médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no local e não chegou a ir a nenhuma unidade de saúde.

Os donos de um carrinho de lanches que estava parado na praia relataram à imprensa também terem sido atingidos por reflexos do raio. Uma mulher teve queimaduras nos seios e outra na barriga, conforme os relatos.

Em janeiro do ano passado, uma idosa de 68 anos morreu e sete pessoas ficaram feridas, todas atingidas por um raio em outra praia da Praia Grande, no bairro Vila Caiçara.