Lollapalooza: Com muita dança, Tate McRae mostra que é mais do que um hit de TikTok

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

É provável que parte do público do Lollapalooza 2025 só tenha reconhecido Tate McRae quando começou o refrão de Greedy, hit do TikTok que fechou seu show no festival na noite deste sábado, 29. Mas, com o todo da apresentação, a artista mandou um recado: traz mais do que apenas uma música que viralizou em um aplicativo.

Canadense de 21 anos, Tate tocou no Palco Budweiser, já bastante cheio - alguns para vê-la, outros aguardando o seu conterrâneo Shawn Mendes, principal atração do dia. Subiu ao palco por volta de 19h, vestindo shorts e corset de oncinha, e abriu com Sports Car, um pop dançante com refrão sussurrado que ganhou uma bela sequência de dança em cima de uma plataforma, com Tate acompanhada por um grupo de seis bailarinos.

Isso já deu o tom de todo o show, que tem muitas dance breaks, aquelas pausa na voz para entregar uma performance de dança mais elaborada. É uma chamada às origens da artista: Tate começou como bailarina e, com apenas 12 anos, foi finalista da versão canadense do reality show So You Think You Can Dance.

As músicas seguintes, como 2 Hands e a "sexy" - como ela descreveu - Uh Oh, também tiveram performances de dança animadas. Tate canta bem, tem voz anasalada que lembra Camila Cabello ou até Gwen Stefani, não usa playback, mas se apoia muito na base pré gravada, aquela voz de fundo que continua tocando quando o artista para de cantar. Isso fica evidente quando ela interrompe o canto para dançar, já que a canção segue nas caixas de som.

Mas o show também teve alguns momentos que mostraram seu talento vocal. Foi o caso de You Broke Me First, canção que Tate escreveu com 16 anos e, segundo ela, mudou sua vida. Na época, ela seguia uma linha mais inspirada na tendência do bedroom pop (gênero mais lento que se popularizou muito com Billie Eilish, por exemplo). Essa também foi a primeira música em que o coro do público realmente apareceu.

Em certo momento, a canadense fez questão de destacar que seu primeiro fã-clube veio do Brasil e até reconheceu a fã por trás do perfil, que ganhou acesso especial à área VIP, concedido pela cantora. Mais cedo, também disse que "esperou a vida inteira para vir para cá."

Os últimos dois discos de Tate, incluindo So Close To What, lançado há menos de um mês, foram para um lado mais dançante. Há quem diga que ela faz um pop mais genérico do que outras de suas geração, como a própria Billie Eilish ou sua amiga Olivia Rodrigo (que tocou na sexta-feira no Lollapalooza). Outros defendem que ela resgata a imagem de divas pop que entregavam espetáculos de dança, mesmo que isso ofuscasse a própria voz, à la Britney Spears.

Tate ainda passou por canções como Exes, She's All I Wanna Be, Revolving Door, entre outras, antes de encerrar com seu grande hit, Greedy, que viralizou no TikTok em 2023. Ficou bem claro que ela ainda é mais conhecida por uma música, mas - talvez com mais dança do que voz - Tate mostrou que tem talento o suficiente para estar no palco principal do festival.

Em outra categoria

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, foi bastante atingida pelas fortes chuvas que caíram nesta segunda-feira, 31, no Sul do País. Nas últimas seis horas, a cidade registrou 60 milímetros de precipitação e os ventos chegaram a 111 km/h na região do Aeroporto Salgado Filho, informou a prefeitura e a Defesa Civil. A empresa de meteorologia Metsul afirma apurar se houve um tornado sobre o Rio Guaiba.

A tempestade provocou alagamentos no Hospital de Pronto Socorro, bloqueios de ruas e avenidas por quedas de árvores e falta de energia em estações de água, o que compromete a distribuição do serviço em todas as regiões do município, informou a administração municipal.

As ETAs Belém Novo, Ilhas, Menino Deus, Moinhos de Vento e São João permaneciam sem luz ate 21 horas - e a única que funcionava até este horário era o Sistema Tristeza. Um caminhão chegou a tombar com a força do vento em cima da nova ponte do Guaíba, que liga a capital à região metropolitana.

"Devido às fortes chuvas, a recepção do Hospital de Pronto Socorro sofreu alagamento por conta da ventania e do grande volume de água. Também houve infiltração no 2º andar da Pediatria. A equipe de manutenção já atua no local, e a empresa de engenharia trabalha no telhado para solucionar a situação o mais rápido possível", informou a prefeitura.

A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta na manhã desta segunda para o risco de chuvas intensas e ventos fortes para esta segunda e terça-feira, 31 e 1°. O órgão chegou a prever uma precipitação com acumulados de "40 a 50 milímetros".

"Diante desse cenário, a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) manterá equipes mobilizadas para ações de resposta rápida e apoio à população, caso necessário", disse o órgão, que orientou que moradores de regiões de risco busquem abrigo ou recorram aos locais oferecidos pela gestão municipal.

Em nota no início da noite desta segunda, a Defesa Civil do Estado publicou um alerta de chuvas, ventos fortes, raios granizos e alagamentos na regiões leste e norte do Estado gaúcho até 22 horas. "Se estiver em casa, feche bem portas e janelas. Durante os temporais, retire da tomada os eletroeletrônicos. Abrigue animais e mantenha-os em segurança", informou o órgão.

"Determinei que a Defesa Civil Estadual, a Brigada Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Civil reforcem imediatamente as equipes nas ruas para apoiar as ações de desobstrução de vias, assistência à população e demais medidas necessárias para minimizar os impactos do temporal", disse o governador Eduardo Leite (PSDB) nas redes sociais.

A previsão é de que as chuvas permaneçam nesta terça-feira, nos períodos da manhã e da tarde.

Possível presença de tornado

Conforme, Estael Sias, meteorologista do site Metsul, as tempestades são resultados da formação e uma "bolha de ar quente", que se formou sobre a região metropolitana de Porto Alegre e vales, o que antecipou a chegada da instabilidade gerada por uma frente fria que se aproxima. "O ar quente foi combustível para intensificar a passagem das nuvens de tempestades", disse Estael Sias, em texto publicado no site da Metsul.

De acordo com a empresa de meteorologia, as áreas de instabilidade ganharam força por volta das 17h, quando avançaram pelo ar quente nos vales e na região metropolitana da capital gaúcha. "Como resultado, fortes tempestades atingiram a Grande Porto Alegre com vendavais de mais de 100 km/h".

A Metsul diz que ainda analisa os mapas e dados para entender as razões das fortes chuvas da tarde desta segunda, mas que, ao analisar um vídeo, é possível dizer em primeira análise que foi registrada uma tromba d'água, isto é, um tornado dentro Rio Guaíba. "Tornado ou tromba d´água é uma nuvem funil que desce de uma nuvem de tempestade", descreve. "Esse tipo de nuvem possui rotação e suga tudo o que encontra pelo caminho", acrescentou a meteorologista.

A operação especial promovida pela Defesa Civil do Estado de São Paulo para prestar socorro a vítimas das chuvas de verão terminaria nesta segunda-feira, 31, mas foi estendida até 15 de abril. Isso porque os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) preveem chuva intensa no Estado durante toda esta semana, pelo menos ao domingo, 6 de abril. Nesta segunda-feira, temporais causaram estragos e transtornos na região metropolitana de São Paulo.

A decisão de estender a Operação Chuvas foi tomada durante reunião realizada nesta segunda-feira pelo comitê executivo do Plano Preventivo de Defesa Civil. Nesta tarde, um dos locais mais atingidos foi o ABC paulista, onde a tempestade alagou ruas e estação da CPTM, além de afetar a circulação de trens. Em Mauá e Santo André, choveu mais de 40% do esperado para todo o mês de março.

Agora, todo o Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil seguirá mobilizado e em regime de prontidão até 15 de abril. O monitoramento meteorológico seguirá sendo feito 24 horas por dia, com envio de alertas à população quando houver previsão de condições severas de chuvas.

As Defesa Civis municipais manterão as vistorias de campo e as ações dos planos de contingência em vigor, como a montagem de abrigos emergenciais quando houver famílias desabrigadas ou desalojadas.

"Vamos seguir mobilizados por mais 15 dias, considerando o cenário de chuvas intensas que ainda teremos nesta semana. É importante manter todo o time de prontidão para o atendimento rápido e eficiente das ocorrências. Nosso monitoramento seguirá 24 horas por dia, inclusive com a emissão dos alertas", destacou o coronel Henguel Pereira, coordenador estadual da Defesa Civil.

Além dele, participaram da reunião a tenente coronel Claudia Andreia Bemi, diretora da Defesa Civil, os coordenadores regionais, representantes do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), meteorologistas e técnicos do Centro de Gerenciamento de Emergências.

Um dos ganhadores do prêmio principal da Mega Sena da Virada sorteada em 31 de dezembro passado ainda não retirou o prêmio a que tem direito por ter acertado os números. Foi o maior prêmio oferecido na história das loterias no Brasil: R$ 635.486.165,38. O prazo de 90 dias para sacar o dinheiro termina à meia-noite desta segunda-feira.

Durante o expediente bancário, segundo a Caixa Econômica Federal, o ganhador não compareceu a nenhuma agência, mas oficialmente o prazo termina apenas à meia-noite desta segunda-feira e até lá ele pode solicitar algum tipo de atendimento.

A pessoa é dona de uma das 56 cotas de um bolão feito em Osasco, na Grande SP. Se o dinheiro não for resgatado, será encaminhado ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os números sorteados no concurso 2.810, a 16ª edição da Mega da Virada, foram 01, 17, 19, 29, 50 e 57. Oito apostas foram premiadas e dividiram o prêmio de R$ 635.486.165,38. Cada aposta teve direito a R$ 79.435.770,67.

Duas das apostas vencedoras foram feitas em Brasília, duas em Curitiba, uma em Nova Lima (MG), uma em Pinhais (PR), uma em Tupã e uma em Osasco. Essa de Osasco era dividida em 56 cotas, das quais 55 já foram sacadas. O valor do prêmio que ainda não foi sacado é de R$ 1.418.495,90.