Mulher de Renato Aragão nega suposições sobre saúde do humorista: 'Profunda falta de respeito'

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após especulações sobre a saúde de Renato Aragão terem repercutido em um podcast na última quinta-feira, 3, o Estadão entrou em contato com Lilian Aragão, mulher do humorista, a respeito do tema. "O Renato vai bem e segue cheio de humor", informou neste domingo, 6, destacando a suposição como "falsa e maldosa".

Em entrevista ao podcast SaladaCast na última quinta-feira, 3, Rafael Spacca, documentarista que tem foco na trajetória do grupo Os Trapalhões, afirmou que o humorista de 90 anos estaria com problemas cognitivos: "Especula-se Alzheimer. Mas a suspeita principal é demência".

Questionada a respeito da declaração pelo Estadão, Lilian Aragão, que também é responsável por gerenciar a carreira do artista, enviou a seguinte nota: "A insinuação acerca do estado de saúde do Renato Aragão, além de falsa e maldosa, demonstra uma profunda falta de respeito. O Renato vai muito bem e segue cheio de humor".

Conhecido especialmente por seu personagem Didi Mocó, o comediante fez história com o grupo Os Trapalhões entre as décadas de 1960 e 1990, ao lado de Dedé Santana, Mussum e Zacarias.

Entre suas aparições mais recentes na TV, recebeu uma homenagem no Domingão Com Huck e participou do Teleton no ano passado. Ele também segue ativo nas redes sociais.

Já Rafael Spacca é autor do livro O Cinema dos Trapalhões - Por Quem Fez e Por Quem Viu e produziu o documentário Trapalhadas Sem Fim, que entrevistou diversos artistas, jornalistas e profissionais que trabalharam ou foram influenciados pelo programa Os Trapalhões, como Dedé Santana e Pelé. O material, porém, nunca foi lançado, apesar de contar com trechos de entrevistas disponíveis no YouTube.

Em outra categoria

O primeiro fim de semana do mês de abril foi marcado por uma queda acentuada da temperatura e várias capitais no Centro-Sul do País registraram as menores temperaturas do ano até agora, incluindo a cidade de São Paulo. Após recordes de frio, a expectativa é que as temperaturas comecem a subir a partir desta terça-feira, 8.

Conforme a Climatempo, algumas capitais estabeleceram novos recordes para a menor temperatura mínima e a menor temperatura máxima do ano.

"A passagem desta massa polar também deu ao Brasil a primeira temperatura negativa de 2025, com -0,2°C em Urupema, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina", disse a empresa de meteorologia.

Confira a seguir os novos recortes de baixa temperatura registrados em capitais brasileiras entre a sexta-feira, 4, e esse domingo, 6. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), segundo informou a Climatempo:

São Paulo

- Menor temperatura de 2025: 15,4°C no domingo, pelo segundo dia consecutivo, pois no sábado fez 15,8°C na capital paulista. A menor máxima do ano: 20,7°C também no sábado.

Rio de Janeiro

- Foi registrada a menor máxima de 2025: 25,5°C no sábado (Marambaia).

Belo Horizonte

- Destaque para a menor temperatura de 2025: 18,°C no domingo.

Campo Grande

- Registro da menor temperatura de 2025: 18,1°C no sábado.

Cuiabá

- Teve a menor temperatura de 2025: 20,5°C no domingo. Já a menor máxima do ano registrada foi de 26°C no sábado.

Curitiba

- Registro da menor temperatura de 2025: 12,4°C no sábado e de menor máxima do ano: 17,1°C também no sábado.

Florianópolis

- Teve a menor temperatura de 2025: 16°C no sábado, enquanto a menor máxima do ano foi de 24,1°C no mesmo dia.

Porto Alegre

- Registro da menor temperatura de 2025: 12,5°C no sábado. Já a menor máxima do ano foi de 23,3°C na última sexta-feira.

Rio Branco

- Teve menor temperatura de 2025: 21,2°C no domingo.

Semana do chamado 'efeito cebola'

A intensa massa de ar frio polar que afetou o Brasil está se afastando, permitindo um aumento rápido das temperaturas, principalmente no Sul e Sudeste, de acordo com a Climatempo.

Apesar de as madrugadas ainda serem marcadas por temperaturas mais amenas ou até um pouco frias nessas regiões no início da semana, as tardes se tornarão progressivamente mais quentes.

"Será uma semana do chamado "efeito cebola", com grande amplitude térmica em parte do Sul e do Sudeste, com as baixas temperaturas de manhã cedo e à noite exigindo roupas quentinhas, e as tardes quentes fazendo muita gente tirar os casacos", explica a Climatempo.

A expectativa é de que até o fim de abril outras duas ou três massas de ar frio de origem polar fortes passem sobre o Brasil causando quedas acentuadas de temperaturas.

Previsão do tempo para SP, de acordo com a Meteoblue

- Segunda-feira: entre 16ºC e 21ºC;

- Terça-feira: entre 16ºC e 26ºC;

- Quarta-feira: entre 18ºC e 26ºC;

- Quinta-feira: entre 18ºC e 24ºC;

- Sexta-feira: entre 18ºC e 25ºC.

Após 36 horas de interdição, a Serra Antiga da Tamoios foi liberada ao tráfego no início da tarde deste domingo, 6. As duas pistas de descida para o litoral estavam interditadas desde o final da noite de sexta-feira, 4, quando foi acionado o protocolo de segurança da rodovia, devido ao acúmulo de 100 milímetros de chuvas em 72 horas. A Rodovia dos Tamoios é o principal acesso ao litoral norte de São Paulo.

Com a liberação, o tráfego na Tamoios voltou à sua configuração normal, com o trânsito sentido Caraguatatuba fluindo somente pela Serra Antiga e o trânsito sentido São José dos Campos operando unicamente pela Serra Nova.

Durante o período de interdição, o tráfego da Serra Antiga foi desviado para a Serra Nova, que passou a operar com comboios, no sistema pare e siga. Os comboios para a subida eram formados na entrada da cidade de Caraguatatuba, enquanto os veículos que desciam se agrupavam no trecho do planalto, na altura do km 59. Durante o período de interdição, foram formados 70 comboios, segundo a concessionária.

Uma cidade gaúcha de 23 mil habitantes já tem uma estátua de Jesus maior que o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Foi inaugurado neste domingo, 6, em Encantado, a 145 km de Porto Alegre, o complexo do Cristo Protetor, um monumento de 43 metros de altura que se tornou o maior Cristo do Brasil. São 5 metros a mais que a famosa estátua do Rio. A escultura tem um mirante no formato de coração a 33 m de altura.

A cerimônia de inauguração teve missa celebrada pelo cardeal Dom Silvano Tomasi e pelo arcebispo Dom Jaime Spengler, com apresentação da Ópera Gaúcha do Cristo Protetor. Durante a celebração, foi lida uma mensagem do papa Francisco abençoando a representação de Cristo. "Estamos vivendo um dia histórico para nossa comunidade, o Cristo de Encantando será oficialmente inaugurado. Uma linda cerimônia acontece neste momento, aos pés do monumento. Que Cristo nos ilumine e seja o caminho para o nosso desenvolvimento", postou o prefeito Jonas Calvi (PSDB).

A aposta da prefeitura é no incremento do turismo. Encantando foi uma das cidades gaúchas do Vale do Taquari fortemente atingidas pela tragédia das chuvas no ano passado. A cidade foi alagada duas vezes em menos de seis meses. O município foi colonizado por imigrantes italianos e a base da economia são frigoríficos, indústrias de móveis e calçadistas, além do cultivo da erva-mate. As atividades foram impactadas pelas inundações.

Com a bênção do papa Francisco

A envergadura dos braços do novo Cristo é de 36 metros. A estrutura, feita de concreto armado e aço, pesa 1.712 toneladas e está sobre um pedestal de seis metros de altura por 39 metros de extensão. A mão direita contém um fragmento benzido pelo papa Francisco. "O Cristo Protetor de Encantado é a união de ideias e esforços de famílias, líderes encantadenses, religiosos e empresários que visam marcar a força da fé, da devoção e da gratidão de um povo que venceu pelo trabalho", diz a prefeitura.

A estátua, esculpida pelo artista cearense Markus Moura, foi construída em dois anos, a partir de doações e arrecadações promovidas pela Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), constituída especialmente para a obra. O monumento fica no Morro das Antenas, com 400 metros de altitude. O local é considerado um marco da cidade por ter sido onde começou o fornecimento de energia elétrica para o município.

O Complexo do Cristo Redentor tem outras atrações, como a Capela de Vidro em homenagem ao Santo Scalabrini, bispo italiano canonizado em 2022, conhecido como "Pai dos Migrantes". A Fonte dos Apóstolos tem 12 jatos d'água simbolizando os apóstolos de Jesus. O parque que envolve a estátua contém ainda o "Caminho dos Salmos", marcando os pontos de peregrinação e indicando a distância até o Cristo e o Monte das Oliveiras, espaço de reflexão.

Antes da inauguração oficial, a estátua já estava pronta e vinha sendo visitada por peregrinos. Segundo a prefeitura, nos dois últimos anos, cerca de 300 mil turistas passaram pelo local.

O atrativo estará aberto para visitação aos sábados, domingos e feriados, das 9 às 17 horas. O ingresso custa R$ 30 para adultos. Crianças até 12 anos não pagam, idosos e moradores da cidade pagam R$ 15.

Outras obras semelhantes

Este não é o primeiro grande Cristo esculpido por Markus Moura, de 45 anos. O artista cearense assina também o Monumento de Cristo de Elói Mendes, em Minas Gerais, com 39 m de altura, pedestal de 8 metros de altura e envergadura de 29 metros. Moura segue os passos do pai, Genésio, conhecido como Mestre Ceará, que esculpiu o segundo maior Buda do mundo, com 30 m de altura, em Ibiraçu, no Espírito Santo.

São de Mestre Ceará também as esculturas do Menino da Porteira, em Ouro Fino, e do Rei Pelé, em Três Corações, cidades mineiras. A maior estátua religiosa do Brasil continua sendo a de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. A imagem, feita de concreto, tem 42 metros, sobre um pedestal de 6 m, além de um resplendor de 8 m, totalizando 56 metros de altura.