Jon Bon Jovi é criticado por prefeito após abrir restaurante para pessoas em situação de rua

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O músico Jon Bon Jovi se tornou alvo de críticas do prefeito da cidade de Toms Rivers, no estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos, por distribuir comida para pessoas desabrigadas. Segundo o prefeito, o restaurante comunitário mantido pela organização sem fins lucrativos do artista, a JBJ Soul Foundation, leva mais problemas do que soluções à cidade.

"Não queremos nos tornar o marco zero para pessoas desabrigadas. Não queremos ser um depósito para o problema dos sem-teto no estado de Nova Jersey", disse o prefeito, Daniel Rodrick, em entrevista à Fox News. "O estado de Nova Jersey precisa agir e resolver o problema. Eles têm os recursos, e transportar as pessoas de todos os lugares para Toms Rivers não é uma situação segura."

Restaurante serve pessoas em situação de vulnerabilidade

O restaurante comunitário JBJ Soul Kitchen não é novo. O projeto existe desde 2011, e opera na lógica do "pague o que puder".

Os clientes que têm condições são convidados a pagar adiantado e cobrir o custo sugerido de US$ 12 (R$ 70,47 na conversão atual) de uma refeição para aqueles que não podem pagar. Quem não tem dinheiro também pode se voluntariar no local, que abre de terça a sexta-feira, em troca das refeições.

O ponto de conflito com o prefeito de Toms Rivers é um novo restaurante pop-up aberto próximo à biblioteca da cidade no último dia 11 de fevereiro; esta é uma das quatro locações do projeto, que também existe em Red Bank, Newark e Jersey City.

"Eu definitivamente quero isso fechado, e quero que o condado pare de despejar pessoas em Toms Rivers", continuou o prefeito à CBS News. Segundo ele, o restaurante está transformando a cidade em um destino para pessoas em situação de rua, e organizações sem fins lucrativos estariam transportando pessoas até lá.

"Não achamos que a biblioteca é um bom lugar. O problema nunca foi o Bon Jovi, é a comissão do condado de Ocean que se envolve com essas organizações sem fins lucrativos. É uma preocupação com a segurança, essas pessoas não são verificadas."

Em nota enviada ao jornal The New York Post, Bon Jovi e sua esposa Dorothea Hurley declararam que vão continuar o projeto, cuja missão é ajudar a acabar com o problema das pessoas em situação de rua.

"A JBJ Soul Foundation e a JBJ Soul Kitchen estão comprometidas com acabar com a falta de moradia por meio de soluções reais. Não estamos aqui para mover as pessoas de um lugar a outro e forçá-las às sombras. Nossa fundação já construiu quase mil unidades de habitação e apoio acessíveis. Por meio da JBJ Soul Kitchen, conectamos pessoas a recursos e serviços. Se elas precisam de emprego, apoio a saúde mental ou moradia, nós tentamos remover as barreiras que as impedem de prosperar, e não apenas sobreviver."

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Um incêndio de grandes proporções atinge, na noite desta terça-feira, 15, o Teatro Tuca da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba.

Às 18h30, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado, estava ocorrendo no local uma cerimônia de formatura. Segundo os bombeiros, o fogo teria começado com a explosão de um aparelho de ar condicionado no bloco 2 (azul) do campus. Todo o bloco foi evacuado, e até as 20h30 não havia registro de feridos.

O teatro tem capacidade para 640 pessoas e fica no bloco 2 (azul) do campus da PUC-PR. O Corpo de Bombeiros informou ter enviado inicialmente dois caminhões e duas ambulâncias para o local.

Por conta do incêndio, todas as aulas foram canceladas no campus, segundo informou a universidade.

O Ministério Público Federal em São Paulo pede que seja aumentado para cinco anos o prazo para que o usuário seja multado por evasão do pedágio free flow. Segundo o promotor federal Guilherme Rocha Göpfert, o prazo atual, de seis meses de carência após o início da cobrança da tarifa, é insuficiente para que a cultura da cobrança automática seja absorvida pela população.

A sugestão foi feita em audiência pública realizada nesta segunda-feira, 14, na presença de representantes da concessionária CCR Rio-SP, que administra a Rodovia Presidente Dutra, e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão federal responsável pelo sistema de trânsito nacional.

O pedágio free flow começará a funcionar até o final de junho deste ano na Rodovia Presidente Dutra. A rodovia é federal. Serão instalados 21 pórticos entre a capital, Guarulhos e a cidade de Arujá. O sistema viário, incluindo as marginais, recebe cerca de 300 mil veículos por dia. Nas marginais não haverá cobrança de tarifa.

A CCR Rio-SP disse em nota que o conceito de pedágio eletrônico free flow na região metropolitana de São Paulo refere-se a um sistema de gestão de tráfego que permite aos motoristas escolherem viajar entre a pista expressa ou a pista marginal, dependendo das condições do tráfego. O motorista que seguir viagem pela pista expressa da Via Dutra nos dois sentidos entre o km 231 (capital paulista) e o km 205 (praça de pedágio existente em Arujá) não pagará a tarifa do free flow, sendo tarifado apenas na praça de Arujá.

Também não será cobrado pelo sistema free flow o motorista que tão somente fizer uso das pistas marginais da Via Dutra, pois elas permanecerão sem cobrança de pedágio. A CCR diz que, com investimentos de R$ 1,4 bilhão, aumentará a capacidade de tráfego nas pistas expressas entre Guarulhos e São Paulo, além da construção de novos acessos e novos trechos de vias marginais.

A preocupação do MPF é com as possíveis cobranças injustas. Desde que o sistema free flow começou a operar no País, há pouco mais de um ano, foram aplicadas mais de 180 mil multas por evasão.

O promotor questionou a aplicação de multas nesse novo modelo. "É diferente do pedágio convencional em que um motorista fura uma cancela. Aqui, ele simplesmente passa por um pórtico. Às vezes, a pessoa nem sabia que estava passando. Vamos questionar a viabilidade de aplicar multa por evasão de pedágio nesses casos", diz.

Representantes do município de Guarulhos na audiência disseram que o trecho da Dutra que corta o município funciona como uma avenida e, com a instalação dos pórticos as marginais ficarão ainda mais congestionadas. O impacto foi reforçado pelos representantes da prefeitura de São Paulo.

Eles apontaram o impacto que o free flow na Dutra vai trazer para o trânsito na Vila Maria e na Vila Guilherme e outros bairros que estarão na rota de fuga do pedágio. Lembraram que é preciso pensar na mobilidade dos bairros do entorno, especialmente os que conectam a capital com Guarulhos. Foi defendida uma isenção para os moradores dos bairros limítrofes à Dutra.

Multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH

O free flow permite a cobrança automática da tarifa sem a presença de cancelas ou praças físicas de pedágio. O motorista que não utiliza tag (etiqueta eletrônica no carro) precisa baixar um aplicativo e fazer o pagamento em 30 dias após passar pelo pórtico. O não pagamento é considerado evasão de pedágio e implica em multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.

Durante a audiência, a concessionária informou que a concessão foi amplamente discutida em audiências públicas. Disse ainda que são disponibilizados vários meios de pagamento que já são bastante populares. Não há, no entanto, previsão de pontos físicos para pagamento na Dutra.

O representante da CCR informou que a maioria dos usuários usa tag no veículo ou faz o pagamento em sua casa. Durante a audiência pública, foi informado que o valor da tarifa para o pedágio da Via Dutra ainda não foi definido, mas o preço poderá variar conforme o volume de tráfego, medida que pode distribuir melhor o tráfego.

O representante da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) lembrou que o free flow já foi incluído na legislação nacional de trânsito. Como não há barreira física, uma resolução exigiu que fosse aprimorada a comunicação com o usuário. Também foi dado mais prazo para o pagamento, que era de 15 dias e dobrou. O Senatran informou que deve ser editada uma portaria para ampliar o leque de informações sobre o free flow.

O pedágio free flow está sendo adotado também nas novas concessões rodoviárias do governo de São Paulo. As praças convencionais que funcionam em todas as rodovias concedidas serão desativadas e substituídas gradativamente por pórticos de free flow.

A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que as concessionárias são orientadas e fiscalizadas para que reforcem a informação para os usuários que trafegam em rodovias com sistema free flow.

Atualmente, a Ecovias Noroeste Paulista é responsável pela operação de dois pórticos e a Tamoios, um. Ambas as concessionárias, segundo a agência, realizam campanhas permanentes sobre o sistema nas rodovias por meio de outdoors, além de distribuição de folhetos nas praças de pedágio convencionais.

Um protesto contra a desocupação da Favela do Moinho, localizada na região central de São Paulo, teve confronto entre manifestantes e a Polícia Militar na noite desta terça-feira, 15, em frente à Câmara Municipal.

Localizada no bairro Campos Elíseos, a região da favela, tratada como um "bunker" do Primeiro Comando da Capital (PCC), é alvo de um projeto do governo do Estado de desapropriação do espaço para transformá-lo em um parque e construção de uma estação de trem. A iniciativa prevê a remoção e realocação de 800 famílias que vivem na comunidade.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que a Polícia Militar acompanha a manifestação e que as equipes da Força Tática foram direcionadas ao local para garantir a ordem e segurança. Não há informações de feridos ou de pessoas detidas.

Agentes com escudos fizeram um bloqueio no Viaduto Jacareí, em frente à Câmara. Foram disparados tiros.

Para realocar as famílias que hoje vivem na Favela do Moinho, de acordo com um edital publicado em setembro de 2024, o governo busca apartamentos prontos, em construção ou com projeto aprovado na Bela Vista, Belém, Bom Retiro, Brás, Cambuci, Consolação, Liberdade, Mooca, Pari, República, Santa Cecília e Sé.

A Associação de Moradores da Favela do Moinho diz, em nota, que as propostas apresentadas não atendem às demandas das famílias.