Após sofrer um atentado a faca que quase lhe custou a vida em 2022, o escritor Salman Rushdie se prepara para lançar um livro em que traz o relato sobre o que viveu. Intitulado Knife: Meditations After an Attempted Murder - Faca: meditações após uma tentativa de assassinato, em tradução literal - o livro será lançado pela Penguin Random House em abril nos EUA, mas ainda não possui data para chegar ao Brasil.O escritor, que foi atacado minutos antes de dar uma palestra em Chautauqua, no estado de Nova York, disse que a nova publicação foi "necessária". "É uma forma de assumir o controle do que aconteceu e de responder à violência com arte", disse ele em um comunicado enviado ao The New York Times nesta quarta-feira, 11.
Rushdie já havia adiantado, em entrevista ao Estadão na semana passada, que escreveria sobre o atentado. Ele chegou a afirmar que se sentia incapaz de escrever após o ocorrido, mas que agora trabalhava em um livro de não ficção.
"O que o episódio me mostrou é o tema do meu próximo livro. [...] E escrevo esse livro pelo mesmo motivo pelo qual sempre escrevi livros: porque eles insistem em ser escritos", declarou ele.
O escritor se tornou um inimigo público do Irã em 1988 após publicar a obra Versos Satânicos. Um ano depois, o aiatolá Ruhollah Khomeini emitiu uma fatwa pedindo a morte do autor. Rushdie sobreviveu a um ataque em 2022, mas perdeu um olho e o movimento de uma das mãos.
*Estagiária sob supervisão de Charlise de Morais
Salman Rushdie: como será o novo livro do escritor sobre o atentado a faca que sofreu em 2022?
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura