'Ghostbusters: Apocalipse de Gelo' estreia nos cinemas; relembre outros filmes da franquia

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Ghostbusters: Apocalipse de Gelo chegou aos cinemas brasileiros na última quinta-feira, 11. Esse é o quinto filme da franquia que fez enorme sucesso nos anos 1980 e já ultrapassou a marca de 1 bilhão de dólares em bilheterias, mundialmente. O novo volume da série é uma continuação direta de Ghostbusters: Mais Além, de 2021.

Na trama, a família Spengler volta à estação de bombeiros em Nova York, onde os aventureiros originais desenvolveram um centro de pesquisa paranormal. Quando um artefato antigo libera uma força do mal que congela a cidade em pleno verão, todos terão de trabalhar juntos para impedir que uma segunda Era do Gelo recaia sobre a humanidade.

Vai aos cinemas ver Ghostbusters: Apocalipse de Gelo ou quer rever os filmes anteriores? Confira um resumo dos acontecimentos da franquia até aqui e saiba onde assistir aos longas no streaming:

Atenção! O texto abaixo contém spoilers dos filmes.

Os Caça-Fantasmas (1984)

O longa original apresenta o trio formado por Peter Venkman (Bill Murray), Ray Stantz (Dan Aykroyd) e Egon Spengler (Harold Ramis), três cientistas que estudam casos paranormais - e por isso vivem sendo destratados pelos colegas. Quando o programa de pesquisa em que trabalham é encerrado na Universidade de Columbia, eles decidem empreender: em um edifício desativado do corpo de bombeiros, no coração de Nova York, abrem uma empresa exterminadora de fantasmas. Assim nasciam, portanto, os caça-fantasmas, trajados em um marcante uniforme e armados de peculiares equipamentos.

Os negócios demoram para emplacar, até que capturam seu primeiro fantasma e ficam famosos na cidade. Para dar conta dos clientes, contratam um quarto caçador, Winston Zeddemore (Ernie Hudson). O caso principal do filme é trazido ao grupo pela violoncelista Dana Barrett (Sigourney Weaver), que relata uma experiência assustadora em seu apartamento com uma figura em forma de cachorro demoníaco. A trama se desenrola com figuras mitológicas, possessões, e o vilão Gozer, um semideus bizarro.

O filme de 1984 arrecadou quase 300 milhões de dólares em bilheterias mundiais e se consolidou como um fenômeno americano. Elementos como o humor do roteiro, os efeitos visuais (na época inovadores), a música-tema e até a caracterização dos personagens viraram referências marcantes da cultura pop oitentista, e, os Caça-Fantasmas, personagens favoritos do público.

Onde assistir: disponível para streaming na Max (antigo HBO Max) e e para aluguel ou compra em plataformas como Claro Video, Google Play, Amazon e Apple Itunes.

Os Caça-Fantasmas 2 (1989)

O segundo longa é ambientado cinco anos mais tarde. Salvar Nova York resultou em enorme dano colateral, e os Caça-Fantasmas acabaram sendo processados pela cidade. A empresa foi fechada e cada um seguiu seu caminho. A amiga Dana Barrett agora trabalha com restaurações no Museu de Arte de Manhattan e tem um bebê.

Eis que seu chefe, Janosz Poha (Peter MacNicol), ocupando-se de uma pintura do século 16, é possuído pela figura retratada, um tirano genocida. Ele pede que Janosz lhe arranje um bebê, pois quer retornar à vida - a criança de Dana acaba sendo o caminho óbvio.

Nesse meio tempo, os Caça-Fantasmas praticam um ato heroico ao capturar fantasmas durante seu julgamento no tribunal, e acabam liberados de todas as acusações pelo juiz. Populares novamente, eles revivem a empresa. Para salvar o bebê da amiga, capturado por Janosz, eles bolam um plano com a ajuda de Louis Tully (Rick Moranis), seu contador, envolvendo geleca, a Estátua da Liberdade e música.

Onde assistir: disponível para streaming na Max (antigo HBO Max), no Prime Video e no Claro Video, e para aluguel ou compra em plataformas como Google Play, Amazon, Apple iTunes e Microsoft Store.

Caça-Fantasmas (2016)

Quase 30 anos mais tarde, a série ganhou uma versão repaginada com personagens femininas, vividas por humoristas famosas. Assim como os personagens do filme original, as acadêmicas Erin Gilbert (Kristen Wiig), Abby Yates (Melissa McCarthy) e Jillian Holtzmann (Kate McKinnon) resolvem montar um negócio para capturar fantasmas depois de serem demitidas. Elas alugam um espaço em cima de um restaurante chinês e contratam um galã como secretário - Chris Hemsworth, em uma reinterpretação da personagem de secretária bonitona, Janine Melnitz (vivida por Annie Potts nos filmes originais).

Um dos primeiros fantasmas detectados pelo grupo de mulheres é encontrado nos túneis do metrô de Nova York. Elas conhecem Patty Tolan (Leslie Jones), funcionária do local que tem grande conhecimento histórico sobre a cidade, e a contratam para a equipe.

O grupo, agora completo, descobre que os níveis de atividade paranormal estão altos na cidade. Logo, decifram que os fantasmas estão sendo atraídos por dispositivos plantados por Rowan North (Neil Casey), um ocultista que objetiva o apocalipse. Mas essa era apenas a ponta do iceberg: ele tinha o plano de se suicidar e retornar ao mundo como um fantasma, pronto para comandar um exército deles. Entre conflitos com as autoridades, muitas trapalhadas, e uma batalha através de um portal fantasmagórico, as caçadoras finalmente salvam a cidade.

Apesar de divertido e inovador pelo protagonismo feminino, o filme dividiu opiniões e acabou não ganhando continuação com as mesmas personagens.

Onde assistir: disponível para streaming na Netflix, e para aluguel ou compra em plataformas como Claro Video, Google Play, Amazon, Apple iTunes e Microsoft Store.

Ghostbusters: Mais Além (2021)

O filme de 2021 surge na franquia ao mesmo tempo como homenagem aos filmes originais e uma continuação deles. Apresenta novo elenco, mas também conta com participação dos personagens dos anos 1980. A história é centrada nos descendentes de Egon Spengler (Harold Ramis nos primeiros volumes). Na tentativa de capturar uma entidade em sua fazenda, ele é atacado e morre em decorrência de um ataque cardíaco.

Sua filha Callie (Carrie Coon) é mãe-solo de Trevor (Finn Wolfhard) e Phoebe (McKenna Grace), e herda a propriedade, para onde a família muda. Phoebe desvenda sua conexão com os Caça-Fantasmas ao explorar o local, e sobretudo com a ajuda de seu professor de ciências, Gary Grooberson (Paul Rudd), que é um fã assumido do grupo. Um fantasma que assombra a fazenda logo revela para Phoebe que é seu falecido avô - e passa a instruí-la na reconstrução do equipamento dos Ghostbusters. Trevor se junta a ela na missão de capturar um espírito maligno.

A personagem contata um dos antigos parceiros do avô, Ray Stantz (Dan Aykroyd), em busca de ajuda e atualizações sobre a equipe. Outra homenagem ao primeiro longa é o ressurgimento dos seres mitológicos que assombraram Nova York, e agora precisam ser derrotados pelos irmãos e seus novos amigos.

O final do filme mostra os caça-fantasmas originais Peter, Winston e Ray de volta à cidade, onde revelam quem se tornaram ao longo de todos esses anos e deixam um gancho para a nova produção da franquia, Ghostbusters: Apocalipse de Gelo.

Onde assistir: disponível para streaming no Prime Video, e para aluguel ou compra em plataformas como Claro Video, Google Play, Amazon, Apple iTunes e Microsoft Store.

Em outra categoria

Diferentemente de seus antecessores, o papa Francisco pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, na Capela da Salus Populi Romani, imagem de Nossa Senhora considerada padroeira de Roma. A tradição diz que ela teria sido pintada por São Lucas, um dos quatro evangelistas do Novo Testamento.

O pontífice, morto aos 88 anos nesta segunda-feira, 21, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e de um colapso cardiocirculatório, ainda pede que sua sepultura seja na terra, sem decoração especial, e com uma única inscrição: Franciscus.

As informações estão no testamento de Francisco, documento publicado pelo Vaticano nesta segunda, 21, e no qual ele expressa seus últimos desejos. Conhecido como o pontífice que priorizou os pobres, Jorge Bergoglio escolheu seu nome como homenagem a São Francisco de Assis, que defendia uma Igreja Católica para os mais necessitados. Ele foi o primeiro líder do Vaticano a escolher este nome.

O pontífice argentino será também o primeiro em 122 anos a ser sepultado fora das grutas do Vaticano, no subsolo da Basílica de São Pedro. No ano passado, Francisco já havia anunciado seu desejo de ser enterrado na igreja, uma das quatro basílicas papais de Roma.

Leia na íntegra o testamento do papa Francisco:

"Miserando atque Eligendo

Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.

Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar a minha vontade testamentária somente no que diz respeito ao local da minha sepultura.

Sempre confiei a minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que os meus restos mortais repousem, esperando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado.

Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal, como indicado no anexo.

O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus.

As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas pela soma do benfeitor que providenciei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior e para a qual dei instruções apropriadas ao Arcebispo Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Cabido da Basílica.

Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim. O sofrimento que esteve presente na última parte de minha vida eu o ofereço ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.

Santa Marta, 29 de junho de 2022"

Após a morte do papa Francisco, anunciada na manhã desta segunda-feira, 21, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) afirmou que não enxerga as pautas do sumo pontífice como progressistas, mas sim que elas refletem a "humanidade do Evangelho".

"Sua mensagem eu não diria que é de uma linha progressista, eu diria que sua mensagem é trazer a essência do Evangelho", afirmou o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

Disse ainda que espera que o próximo papa seja escolhido "de acordo com o que o momento exige". O processo de eleição é chamado conclave, no qual podem votar os cardeais com menos de 80 anos.

Questionado se o próximo papa deveria seguir a mesma "linha" de Francisco, o secretário-geral da CNBB preferiu destacar a "riqueza" do conclave. "São 252 cardeais de 90 países, olha que riqueza. Essa é a expressão do mundo dentro da Igreja, as mais diferentes realidades estão ali presentes, e essas representações vão apresentar aquilo que o momento atual exige."

"É importante vermos a humanidade, a solidariedade do papa Francisco, a sua aproximação com as feridas e dores da humanidade, seu modo de ser e estar mostrava o quanto ele estava perto. Nos faz refletir o quanto precisamos também nos humanizar. Essas são as propostas do Evangelho. Foi muito bonito ver o papa destacando mulheres em cargos que jamais tinham acontecido, para mostrar o quanto a Igreja quer valorizar a pessoa humana, sem preconceitos, buscando a dignidade", destacou.

A CNBB lembrou ainda que Francisco viveu "uma vida coerente com o nome que ele escolheu para o seu pontificado", em referência a São Francisco de Assis, protetor dos animais e padroeiro da ecologia. O papa já deu, inclusive, diversas declarações e até assinou documentos pedindo a líderes globais pela conservação ambiental.

"São pequenos gestos que, já durante a sua vida, mostraram a simplicidade do seu modo de ser, e também na hora da sua morte ele continua nos mostrando o quanto precisamos ser simples, porque a nossa maior dádiva é a vida eterna", disse Hoepers.

Francisco simplificou o próprio funeral. Ele renunciou à tradição secular que costuma levar nove dias, na qual papas são enterrados em três caixões interligados feitos de cipreste, chumbo e carvalho. Em vez disso, será enterrado em um único caixão de madeira revestido de zinco.

Entre os cardeais de todo o mundo, oito são brasileiros. Sete deles têm menos de 80 anos e podem votar, enquanto um já ultrapassou a idade limite para depositar seu voto, mas ainda pode ser votado.

São eles:

- Odilo Pedro Scherer - arcebispo da Arquidiocese de São Paulo

- João Braz de Aviz - arcebispo emérito da Arquidiocese de Brasília e da Congregação para a Vida Consagrada, no Vaticano

- Orani João Tempesta - arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro

- Sergio da Rocha - arcebispo da Arquidiocese de Salvador

- Paulo Cezar Costa - arcebispo da Arquidiocese de Brasília

- Leonardo Ulrich Steiner - arcebispo da Arquidiocese de Manaus

- Jaime Spengler - arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre

- Raymundo Damasceno Assis - arcebispo emérito da Arquidiocese de Aparecida (tem 88 anos, não pode votar no conclave, mas pode ser votado).

Foi ressaltado ainda o carinho de Francisco com os brasileiros. "A alegria do papa de falar do Brasil, a disposição, o humor, nos toca profundamente esse carinho não só porque ele é latino-americano, uma identificação direta conosco, mas porque de fato ele tem um carinho pelo Brasil".

A Rodovia Oswaldo Cruz (SP 125) foi interditada nesta segunda-feira, 21, nos dois sentidos no município de Ubatuba, devido a um derramamento de óleo entre os quilômetros 79 e 87.

A presença de óleo foi detectada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Estado de São Paulo por volta das 13h e teria sido ocasionada por um veículo de passeio.

Segundo o departamento, a ocorrência seguia em andamento por volta das 16h35, com registro de congestionamento entre o quilômetro 78 e 94, que também se deve ao volume de veículos, maior por conta do feriado de Tiradentes.

"Viaturas da Unidade Básica de Atendimento (UBA) e equipes de Operações Especiais do DER estão no local para prestar assistência, realizando a contenção e a limpeza do trecho, para liberação no menor prazo possível", informou o DER em nota.

O departamento estadual sugere o uso da Rodovia Rio-Santos (SP 055) e da Rodovia dos Tamoios (SP 099) pelos motoristas como rotas alternativas, reforçando "a recomendação de revisões periódicas e manutenção, sempre que necessária, nos veículos".