Pet Shop Boys: 'Segredo é não tentar ser descolado', diz duo que lança disco

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Frango à Kiev, comunicados de imprensa gerados por IA e o incômodo das selfies dos fãs durante as apresentações - havia muito na mente dos Pet Shop Boys enquanto o icônico duo britânico se preparava para lançar um novo disco.

Seu 15º álbum de estúdio, Nonethelesschegou às plataformas nesta sexta, 26 - 40 anos (e 50 milhões de vendas de discos) depois que Neil Tennant e Chris Lowe se tornaram famosos com a canção West End Girls. Bandas com qualquer longevidade - especialmente uma tão longa - frequentemente são questionadas com o clichê: "Como vocês se mantêm relevantes?" Para eles, trata-se de nunca tentar ser descolado.

"Isso é algo que muitas pessoas tentam fazer, ser de alguma forma descoladas, o que acaba sendo completamente desinteressante, porque estão se esforçando demais", disse Tennant recentemente à Associated Press. "Então, apenas seguimos nossos próprios instintos."

"Sempre seremos relevantes em nosso mundo", acrescentou Lowe, rindo.

Uma prova dessa relevância? Hits clássicos dos Pet Shop Boys foram usados como pontos de trama em dois filmes cult no ano passado: uma cena de karaokê em Saltburn apresentando Rent e uma cena de Natal importante em Todos Nós Desconhecidos com a trilha sonora de Always on My Mind.

Isso está a anos-luz do passado de Hollywood, onde, segundo Tennant, It's a Sin sempre foi excessivamente utilizada para o jovem entrando em uma boate gay "nos reduzindo a esse tipo de clichê de disco gay".

Nonetheless permanece otimista apesar de ter sido escrito no Reino Unido durante a pandemia de coronavírus, quando a maioria das pessoas estava em lockdown em casa.

"Bem, o tempo estava bom, não é mesmo?", brinca Lowe.

"Foi um período muito produtivo", acrescenta Tennant, observando que o cancelamento de sua turnê aliviou a pressão. "Acho que é por isso que soa de certa forma bastante otimista, porque a vida era diferente. Era uma vida diferente, sem pressão, exceto por não tentar pegar o vírus", diz ele.

O primeiro single, Loneliness, aborda o isolamento social da pandemia, mas foi escrito como uma mensagem positiva. Outra faixa temática de lockdown, Why Am I Dancing?, foi Tennant se perguntando: "Por que você está curtindo tanto essa situação de estar sozinho para que você possa realmente dançar?"

"E provavelmente estou cozinhando ao mesmo tempo", ele acrescenta rapidamente.

"Cozinhar e dançar, agora isso é uma ideia para um pequeno podcast, não é mesmo?", brinca Lowe. E enquanto Lowe diz que estaria colocando uma torta pronta no forno, Tennant estaria preparando dal, arroz integral e legumes ou um frango à Kiev.

"Você tem uma boa história para isso", diz Tennant, olhando para seu companheiro de banda.

"Escrevi para o supermercado britânico Marks & Spencer pedindo que mudassem a grafia de frango à Kiev para frango à Kyiv por causa da guerra", diz Lowe. Eles acabaram mudando.

Apesar de passarem por grandes mudanças na forma como a música é consumida, a banda permanece filosófica. Apesar das novas maneiras de ouvir e descobrir música, "música ainda é música".

E quando se trata do Spotify, embora Lowe diga que isso o ajudou a descobrir muita música nova, ambos odeiam as recomendações do aplicativo.

"Com a gente, The Pet Shop Boys, ele dirá: 'Se você gosta disso, talvez goste do Duran Duran', então ele pensa que você é todo dos anos 80?, explica Tennant. "E se você for a gente, você diz: 'Você pode gostar da música pop eletrônica do Years and Years ou do Kraftwerk antes de nós'."

"Às vezes eles podem simplesmente pensar, 'Bem, você é gay, então pode gostar do Boy George porque ele também é gay'. É muito, muito estúpido", diz ele.

Os Pet Shop Boys realizarão cinco apresentações especiais na Royal Opera House de Londres em julho, mas por favor, não corram para a frente do palco e depois virem as costas para tirar uma selfie.

"Eu simplesmente me afasto de propósito. Desculpe ser um estraga-prazeres, mas acho isso muito, muito rude", diz Tennant. No entanto, os usuários de celulares não são totalmente prejudiciais para os negócios.

"Agora você sabe quando algo está funcionando porque todos os celulares são ativados," explica Tennant. "Isqueiros de cigarro são substituídos por celulares em uma balada, parece realmente lindo, é realmente emocionante," ele acrescenta.

A inteligência artificial está mudando a indústria, mas a banda não tem planos de usá-la tão cedo - bem, pelo menos não em sua música.

Quando seu publicitário ligou pedindo uma citação sobre o álbum para um comunicado de imprensa, eles recorreram ao ChatGPT, que descreveu o álbum como "uma celebração das emoções únicas e diversas que nos tornam humanos." Eles aceitaram.

"É uma ótima citação", admite Tennant. "Nós meio que concordamos com isso. Normalmente fazemos algum comentário leviano, enquanto o ChatGPT nos deu essa descrição muito sincera que na verdade é precisa."

Nonetheless, de Pet Shop Boys

Em outra categoria

Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, no interior de São Paulo, pediu respeito ao papa Francisco durante a missa solene das 8 horas deste domingo de Páscoa, 20, realizada no Santuário Nacional, na cidade do interior paulista.

O pontífice argentino, de 88 anos, passou mais de um mês internado recentemente por conta de uma grave pneumonia bilateral. Neste domingo, ele fez uma breve aparição para abençoar milhares de fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano.

"Vamos respeitar o Papa Francisco. Porque a igreja, ela sim, é a encarregada de continuar, até o fim do mundo, a grande alegria da ressurreição", afirmou Dom Orlando Brandes, em solenidade transmitida no Youtube. "É assim, irmãos e irmãs, que nós estamos também vivendo esta Páscoa. E Páscoa, Ressurreição tem tudo a ver com vida, nada com morte. Pelo contrário, é a superação da morte", acrescentou, durante a missa.

A fala de Dom Orlando Brites sobre o Papa Francisco se deu após o arcebispo relembrar uma atitude do discípulo João com o discípulo Pedro em uma passagem bíblica. "Pedro e João correram para ver o túmulo vazio. João chegou antes, porque ele é o discípulo amado, quem ama vai na frente. Pedro é a instituição, é a norma, é a organização da Igreja, aí vai mais devagar. Mas João respeitou Pedro e esperou para que Pedro entrasse primeiro no túmulo. Depois, João entrou. Isso é amar a Igreja. João quer respeitar a igreja", disse.

A longa hospitalização de Francisco, com pelo menos dois momentos críticos em que o pontífice ficou perto da morte, reacendeu o debate sobre a sucessão no Vaticano. Na mesma época, também circularam na internet notícias falsas que apontavam para o agravamento do estado de saúde ou até o óbito do papa.

Mensagem ecológica

O arcebispo também aproveitou a ocasião para transmitir uma mensagem sobre preservação ao meio ambiente, uma das prioridades de Francisco à frente da Igreja Católica. "Vida no útero materno, vida humana, vida espiritual, e agora preste bem atenção: vida ecológica", disse.

Ele acrescentou que quem é testemunha da ressurreição "respeita a criação do jardim do Senhor". "É assim que a própria natureza, o próprio cosmos, é testemunha de Jesus ressuscitado", afirmou durante sermão.

Um repórter da Band TV sofreu uma tentativa de assalto na noite do sábado, 19, enquanto estava posicionado para fazer uma entrada ao vivo no Jornal da Band. O jornalista Igor Calian trabalhava na Avenida Faria Lima, em São Paulo, quando um assaltante passou de bicicleta e tentou furtar o celular do repórter, que conseguiu desviar.

O momento em que o homem se aproxima para furtar o aparelho foi flagrado pelo cinegrafista e exibido durante o telejornal.

Ele se aproxima de bicicleta, quando Calian desvia e xinga o criminoso, acrescentando: "Sabia que você ia tentar pegar. Não conseguiu, né, bichão?!"

Os apresentadores do telejornal comentaram sobre a tentativa de assalto.

"Sem o menor medo. Ele viu que estava sendo filmado, microfone posicionado, o Igor também, e simplesmente foi ali tentar pegar", comentou a apresentadora Thais Dias. "Zero constrangimento", completou o âncora Eduardo Oinegue.

Taxa alta de roubos na capital

Dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública, divulgados no ano passado, mostram que o Brasil tem dois celulares levados por ladrões a cada minuto.

As estatísticas mostram que São Paulo tem a terceira maior taxa de furtos ou roubos de celulares entre as cidades com mais de 100 mil habitantes.

A capital paulista registra índice 1.781,6 celulares subtraídos dentro desse grupo, ficando atrás apenas de Manaus (2.096,3) e Teresina (1.866).

O Radar da Criminalidade do Estadão, que permite monitorar os índices de roubos de celulares nos diferentes pontos da cidade, mostra uma alta de crimes patrimoniais em Pinheiros, um dos bairros cortados pela avenida.

Policiais civis do Rio de Janeiro prenderam neste domingo, 20, três homens suspeitos de planejar o assassinato de um indivíduo em situação de rua. O ataque seria transmitido ao vivo pela internet.

Os mandados foram cumpridos em Vicente de Carvalho, na Zona Norte da cidade, e em Bangu, na Zona Oeste, depois de os agentes identificarem a existência de um grupo de jovens que utilizava a plataforma Discord para divulgar atos criminosos. Entre as ações propagadas constam maus-tratos a animais, indução à automutilação, estupro virtual e racismo.

"O grupo também promovia ataques de ódio contra negros, mulheres e adolescentes, em uma escalada de violência digital com graves consequências no mundo real", informou a corporação em nota.

Segundo a polícia, o ataque ao homem em situação de rua estava previsto para acontecer neste domingo e seria transmitido em troca de dinheiro. O plano foi descoberto em uma ação conjunta com o Ciberlab da Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

"Com base em informações precisas e atuação cirúrgica, foi possível não só impedir a consumação de um assassinato, como também desestruturar um grupo que operava à margem da lei, protegendo adolescentes, animais e grupos vulneráveis", ressaltou a Polícia Civil, que segue investigando outros membros do bando.