Simony: relembre jornada da cantora no tratamento contra o câncer de intestino

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A cantora Simony é uma das integrantes do júri do 'Shadow Brasil Gospel', competição do 'Programa Raul Gil', de sábado, 11. Nas gravações, a cantora se emocionou ao falar do seu tratamento contra o câncer de intestino.

"Eu estou muito emocionada. Depois de tudo que eu passei... Foi lindo, me tocou muito, porque só eu sei que durante todo esse tratamento que eu passei, se não fosse Deus segurando minha mão, eu não estaria mais aqui", disse ela.

Simony ainda agradeceu o apoio de Raul Gil durante o seu tratamento: "[Ele] foi uma das pessoas que mais me chamou, que mais me ligou e falava 'estou aqui orando e pedindo a Deus por você'. Foi muito importante para mim. Eu recebi um milagre muito grande, faz oito meses que não tenho nenhuma célula cancerígena e onde existia o tumor, existe uma cicatriz, como se tivesse sido operado mesmo".

Lembre a jornada de Simony contra o câncer

Simony foi diagnosticada com câncer no intestino durante exames de rotina em junho de 2022. Em agosto daquele ano, disse, em vídeo, que estava começando o tratamento e que estava confiante. "Eu estou muito forte e muito confiante. Eu nunca entrei em uma briga para não sair ganhando", afirmou.

Ela contou que, por conta de uma íngua, resolveu fazer colonoscopia, exame feito no intestino grosso, e, assim, descobriu o tumor. A cantora ressaltou a importância da colonoscopia após os 45 anos.

Na mesma semana, a artista apareceu nos stories do Instagram se preparando para a primeira sessão de quimioterapia no HCor, em São Paulo, onde ficou internada por uma semana antes de retomar o tratamento em casa. Ela também começou a passar por sessões de radioterapia.

Simony também usou as redes sociais para mostrar aos seguidores as laces (perucas) que estava usando devido à queda de cabelos provocada pela quimioterapia. "Desapegando da vaidade e me apegando cada vez mais à vida. Ressignificar. De cara limpa e coração aberto amando meu cabelo curto me sentindo linda", disse.

Em outubro, ela voltou a ser internada para as sessões da quimio. "Essa leva quatro horas. Hoje é bem hard [difícil] mesmo. Hoje são seis horas. Graças a Deus estamos terminando essa etapa. Amanhã mais uma, sexta mais uma, e aí a gente vai refazer os exames", relatou.

No mesmo mês, ela participou do Altas Horas e falou sobre a doença. Alguns dias depois, informou que o tumor havia diminuído em mais de 50% e que, a partir daquele momento, faria apenas sessões de radioterapia.

Em dezembro, Simony foi internada para o que seriam as últimas sessões da radio. Contudo, em abril de 2023, ela revelou que a doença ainda não havia sido 100% curada e que teria que retomar o tratamento. Fernando Maluf, médico oncologista da artista, explicou que ela teve uma grande reposta do tratamento com quimioterapia e radioterapia, mas "ainda [tinha] pontos de atividade da doença".

Em junho, ela revelou resultado o positivo de um PET scan, que não apresentou linfonodos. O procedimento é responsável por identificar focos de tumores no corpo. Parecia ser o começo da cura e, no mês seguinte, a cantora chegou a comemorar o câncer vencido.

Em agosto, Simony visitou a amiga Preta Gil no hospital, que também passou pelo tratamento contra o câncer no intestino: "Viva nossa vida, nossa remissão", escreveu. Naquela semana, Preta anunciou o fim de seu tratamento.

O tratamento de Simony, contudo, precisou ser interrompido devido a uma complicação nos rins, o que atrasou a remissão. Já em dezembro, ela voltou a fazer imunoterapia. A cantora contou que o tratamento provavelmente duraria mais 1 ano e 7 meses, e visava tratar o câncer, que, no momento, se encontrava reminiscente, por meio do próprio sistema imunológico do paciente.

Em fevereiro de 2024, a cantora comemorou o resultado de um exame chamado retossigmoide que mostrou que o tumor havia sumido completamente. Simony contou que, após receber o resultado, entrou no carro e "chorou feito criança".

"Não foi fácil e sei que ainda tenho um caminho pela frente", escreveu. Ela segue sendo acompanhada por médico e deve finalizar o tratamento de imunoterapia. "Meu caso, de verdade, foi um milagre", disse.

Em outra categoria

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou o atendimento de 16 pessoas que relataram ter sido vítimas de 'agulhadas' durante o Carnaval. Os incidentes ocorreram no Recife e na região metropolitana.

Segundo a SES, as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Correia Picanço, referência estadual para o tratamento e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

"Os pacientes foram avaliados clinicamente e receberam a devida assistência, além das medidas de profilaxia conforme o risco de exposição de cada um", disse o órgão em nota.

O modo como os ferimentos aconteceram não foi esclarecido. Os festejos de carnaval na capital pernambucana e na vizinha Olinda, já tiveram relatos de ataques por agulhas em anos anteriores, o que resultou em registros de boletim de ocorrência naquelas oportunidades. Em 2024, Pernambuco registrou 29 casos, sendo 16 mulheres e 13 homens.

O fóssil de parte da face de um ancestral humano é o mais antigo já encontrado na Europa Ocidental, de acordo com um novo estudo publicado na revista científica Nature. Os ossos fossilizados de parte da bochecha esquerda e do trecho superior da mandíbula foram encontrados no norte da Espanha em 2022 e, calcula-se, teriam de 1,1 a 1,4 milhões de anos.

"A descoberta é emocionante", afirmou Eric Delson, paleontólogo do Museu de História Natural dos EUA, que não participou do estudo. "É a primeira vez que encontramos remanescentes tão significativos com mais de um milhão de anos na Europa Ocidental."

A coleção de fósseis mais antiga já encontrada na Europa até agora tem 1,8 milhão de anos e foi achada na Geórgia, perto da fronteira entre a Europa Oriental e a Ásia. A nova descoberta abre caminho para mais estudos sobre as rotas migratórias dos ancestrais humanos.

O fóssil espanhol é a primeira evidência que demonstra claramente que "ancestrais humanos já andavam pela Europa" naquela época, segundo Rick Potts, diretor do Programa das Origens Humanas do Museu Smithsonian, que tampouco participou do novo estudo.

Ainda não há comprovação, no entanto, de que esses primeiros ancestrais teriam ficado na Europa desde então:

"Um grupo pode ter ido a um local específico e depois desaparecido."

Os ossos fossilizados encontrados na Espanha guardam muitas semelhanças com os do Homo erectus, mas há também algumas diferenças anatômicas, de acordo com a co-autora do novo trabalho, Rosa Huguet, arqueóloga do Instituto Catalão de Paleoecologia Humana e Evolução Social, em Tarragona, na Espanha.

O Homo erectus surgiu há cerca de dois milhões de anos na África e, posteriormente, alcançou partes da Ásia e da Europa. Segundo Potts, os últimos remanescentes dessa espécie morreram há aproximadamente 100 mil anos.

Não é simples identificar a que grupo de ancestrais humanos um fóssil pertence a partir de poucos fragmentos. É diferente quando são encontrados muitos ossos com diferentes características, afirmou o paleoantropólogo Chsristoph Zollikofer, da Universidade de Zurique, que também não participou do novo trabalho.

No mesmo complexo de grutas nas Montanhas Atapuerca, na Espanha, onde os novos fósseis foram desenterrados, especialistas já fizeram outras importantes descobertas sobre o passado dos ancestrais humanos. Na mesma região, foram achados fósseis mais recentes de neandertais e dos primeiros Homo sapiens.

Dois homens, de 23 e de 37 anos, foram mortos após serem baleados dentro de um veículo no bairro Royal Park, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, na noite de sexta-feira, 14. A investigação segue em andamento pela Polícia Civil do Estado.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, uma das vítimas era um policial militar, contudo, estava afastado da corporação desde agosto de 2024 por motivos pessoais.

"A PM foi acionada e no local encontrou o homem mais novo baleado no banco do motorista do carro. O homem mais velho também foi atingido e encontrado no chão a cerca de dois metros do veículo. Este era o que portava documentação que o identificava como PM", disse a SSP.

Segundo a ocorrência, as vítimas estavam no veículo quando criminosos armados chegaram atirando contra eles. Elas foram socorridas com vida ao Hospital das Clínicas e ao Hospital Santa Casa de Santo André, mas não resistiram aos ferimentos.

O veículo, um celular, a arma e um carregador de munição do policial foram apreendidos, sendo requisitada perícia no local.

O caso foi registrado como homicídio e localização e apreensão de objeto no 3° DP de São Bernardo do Campo.