'Programa Eliana': como será a despedida da apresentadora do SBT

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Programa Eliana chegará ao fim neste domingo, 23, no SBT, após a apresentadora anunciar sua saída da emissora. Foram cerca de 15 anos e 770 edições durante essa passagem no canal, que teve início em 2009. Antes, ela havia comandado programas infantis entre 1991 e 1998.

Confira a seguir os principais destaques da despedida da artista da emissora, em uma edição que revisitará momentos marcantes da trajetória.

- Ao lado do cantor Daniel, Eliana vai cantar Nossa Senhora.

- A apresentadora vai falar sobre a amizade que tem com o cantor desde os 14 anos.

- Beleza Renovada: quatro participantes do quadro voltarão ao Programa Eliana: Tati, Dirce, Neiva e Claudia.

- Dia de Sorte: algumas crianças que participaram do quadro também voltarão: Foltran, Felipe, Jamily, Lili, Biel, Saulo e João Amaro.

- O humorista Tiago Barnabé fará uma homenagem à amiga e colega.

- Ao lado de Narcisa, a apresentadora mostrará momentos de sua viagem ao Algarve, Alentejo, Sintra, Fátima e Lisboa, em Portugal.

- Eliana também mandará um recado a Silvio Santos, a quem chama de "mestre": "Eu tenho muitas saudades dele, eu não tive mais contato, mas eu tenho certeza que, de alguma forma, estamos conectados. Silvio Santos, que Deus te abençoe imensamente".

- "Cada lágrima que eu derramar aqui nesse programa não é sobre tristeza, é sobre alegria, celebração. Que lindo, que oportunidade estar aqui com alguns fãs que me acompanham há tantos anos", destacou Eliana.

O último Programa Eliana no SBT vai ao ar neste domingo, 23 de junho de 2024, a partir das 15h30.

Em outra categoria

Uma colisão entre dois carros na Marginal Pinheiros, no sentido de Interlagos, provoca o bloqueio de duas faixas na via expressa na altura da Ponte Octávio Frias de Oliveira na manhã desta terça-feira, 25. A ocorrência foi registrada pouco depois das 6h30, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que tem agentes no local do acidente. Unidades de resgate também estavam na região para auxiliar nos trabalhos por volta das 7h40. Não há informações sobre as vítimas. O policiamento foi acionado. Não há detalhes ainda sobre as causas do acidente.

A Prefeitura da capital paulista, junto das demais cidades da região metropolitana de São Paulo atendidas pela Enel, companhia responsável pela distribuição de energia, anunciaram nesta segunda-feira, 24, que vão mover uma ação conjunta contra a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A medida é uma reação a um aditivo aprovado pela Aneel que, segundo a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB), permite que a concessionária renove o seu contrato com as cidades por mais 30 anos.

A reportagem procurou a Aneel e aguarda posicionamento da agência. Já a Enel afirmou, em nota, que tem "forte compromisso" com todos os clientes da área de concessão e disse que investirá R$ 10,4 bilhões até 2027 em toda a região. "O investimento será destinado à melhoria, reforço, digitalização e expansão do sistema de distribuição", informou a empresa, em nota.

A possível ação judicial dos municípios é anunciada um mês depois de a diretoria da Aneel aprovar, em 25 de fevereiro, o termo para a renovação em 30 anos na concessão de distribuidoras de energia, abrangendo 19 empresas com contratos a vencer entre 2025 e 2031. O vínculo da Enel com São Paulo está previsto para se encerrar em 2028.

Nunes alega que a Aneel faz "uma manobra desonesta" de antecipar um contrato que vence em 2028, e afirma que Enel "não respeita as pessoas" e "que toda hora dá problema" para as cidades atendidas pela distribuidora.

"Temos aqui a aprovação de todos os prefeitos para uma ação judicial conjunta, não só da cidade de São Paulo, mas passa a ser agora dos 24 municípios que integram a região metropolitana da cidade de São Paulo", disse Nunes, durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana (CDRMSP), nesta segunda.

Desde 2023, Nunes tem criticado os serviços prestados pela empresa em razão dos constantes apagões em dias de chuva e pela demora da concessionária em restabelecer a energia dos moradores.

Em novembro daquele ano, um forte temporal deixou mais de 2,1 milhões de pessoas da região metropolitana de São Paulo sem luz por dias seguidos, e com a energia sendo restabelecida totalmente quase uma semana depois. Na ocasião, o prefeito moveu ação civil pública na Justiça contra a concessionária por entender que a empresa descumpria acordos com a capital.

Em outro forte temporal em outubro de 2024, 3,1 milhões de imóveis que ficaram sem luz, segundo dados da própria companhia.

No começo do ano passado, o prefeito chegou a ir a Brasília para protocolar no Tribunal de Contas da União (TCU) um pedido de fiscalização do contrato da Prefeitura com a Enel e entregou ao tribunal um ofício com detalhes das falhas cometidas pela concessionária, defendeu o fim do vínculo com a companhia.

A Enel afirma, no comunicado, que cumpre com todos os compromissos estabelecidos no contrato de concessão e que tem reforçado de forma estrutural o plano operacional da companhia, que inclui a contratação de mais eletricistas, o aumento das manutenções preventivas e das podas de galhos, e a mobilização antecipada de equipes em campo.

"Com as medidas, nos dois primeiros meses do ano, a companhia reduziu em 40% o tempo médio de atendimento (TMA), registrando o melhor indicador para o período dos últimos sete anos", diz a concessionária.

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu nesta segunda, 23, dois adolescentes suspeitos de participar da tentativa de assalto que terminou com a vice-cônsul da Colômbia, Claudia Ortiz Vaca, baleada no último dia 14, na capital paulista. Ela passava ao lado de onde aconteceu o roubo, na Avenida Nove de Julho, nos Jardins. Claudia foi atingida depois de um policial militar de folga intervir e disparar contra o trio que tentava levar o celular da passageira de um táxi.

A identidade e a idade dos adolescentes não foram informadas. A Secretaria da Segurança Pública do Estado disse que a dupla detida estava envolvida com o assalto, mas não confirmou se eles estavam na cena do crime ou deram suporte remotamente. Um dos rapazes que abordou o taxi, Bruno Narbutis Borin, de 19 anos, já está detido.

A defesa dos suspeitos informou, na ocasião, que o trio não estava armado e que os disparos que atingiram a vice-cônsul colombiana não partiram dos rapazes. A reportagem procurou os advogados de defesa dos suspeitos nesta segunda para comentar sobre a apreensão dos dois adolescentes, e aguarda retorno.

De acordo com a pasta, a dupla foi capturada depois de um trabalho de investigação do 78° Distrito Policial (Jardins). "Ambos possuem diversos registros por atos infracionais análogos a roubos e furtos", informou. Os dois jovens foram encaminhados à Fundação Casa.

Relembre o caso

Os três são suspeitos de participar de uma tentativa de assalto contra uma passageira de um táxi parado no semáforo na Nove de Julho, na manhã do dia 14.

O trio chegou a quebrar o vidro do veículo para praticar o assalto. Um PM de folga presenciou a cena, interveio e atirou contra os suspeitos, que conseguiram escapar. Horas depois, Bruno foi detido.

Um dos disparos atingiu Claudia, que passava pela calçada no momento da perseguição. Câmeras de monitoramento da rua registraram o momento em que ela é baleada.

A vice-cônsul precisou ser hospitalizada e foi levada para o Hospital Albert Einstein, onde passou por uma cirurgia. Até a última atualização do Consulado da Colômbia, o estado de saúde da vítima era estável.

Questionado sobre se Cláudia já recebeu alta médica, o hospital informou que atualizações sobre o estado de saúde da mulher são de responsabilidade do consulado, que não respondeu aos contatos da reportagem.

O policial de folga disse à polícia, em depoimento, que não sabia precisar quantos disparos havia dado. Ele informou que a diplomata colombiana esbarrou em um dos ladrões e caiu no chão. A secretaria, em nota, informou que a PM abriu inquérito Policial Militar (IPM), que segue em andamento.