O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, repetiu que a trajetória fiscal dos Estados Unidos é "insustentável" e representa uma "ameaça" à maior economia do mundo."Eu já disse muitas vezes que a política fiscal do governo federal dos EUA está em um caminho insustentável", destacou a jornalistas, nesta tarde.
"O nível da nossa dívida em relação à economia é insustentável", reforçou. "É, em última análise, uma ameaça à economia", alertou.
Powell afirmou, contudo, que o Fed não responde pela política fiscal americana.
Riscos geopolíticos
O presidente do Fed afirmou que os riscos geopolíticos estão elevados, mas tiveram pouco efeito na economia americana.
Ele ponderou, contudo, que isso pode mudar seja por meio de algum reflexo no preço do petróleo ou de outro fator.
"O desempenho da economia dos EUA tem sido muito bom, e é isso que ouvimos de empresários", explicou Powell, a jornalistas, nesta tarde. Segundo ele, as expectativas é de que, no próximo ano, a economia americana seja ainda mais forte.
Demissão
Jerome Powell disse que não pode ser demitido pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. "Isso não é permitido por lei", afirmou ele, a jornalistas, nesta tarde.
Anteriormente, Powell já havia dito que, se Trump pedir para que ele renunciar ao cargo, não o fará. Questionado sobre essa possibilidade, durante coletiva de imprensa nesta tarde, ele respondeu: "não".
Powell: Já disse várias vezes que a trajetória fiscal dos EUA é insustentável
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura