Em outra categoria

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, classificou nesta quarta-feira, 22, como "ingratidão" as críticas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ao governo federal no tema da renegociação das dívidas dos estados com a União. O novo programa permite a redução da taxa de juros dos contratos, com a amortização extraordinária do débito, incluindo a transferência de ativos, por exemplo.

"Ao invés de agradecer um presidente que colocou as dívidas de Minas de lado, o governador vai de forma ingrata criticar o presidente", declarou Rui Costa, em cerimônia de assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG no Palácio do Planalto.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, não apareceu na cerimônia.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse nesta quarta-feira, 22, concordar com a avaliação de que a Europa enfrenta uma "crise existencial" em meio à crescente fragmentação da economia global em blocos distintos. Durante painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Lagarde afirmou que o continente tem muitos ativos para competir com os Estados Unidos, mas precisa fortalecer a estrutura doméstica.

A banqueira central chamou atenção para a necessidade de completar o mercado único da União Europeia.

A Petrobras voltou a ter um escritório em São Paulo, informou em uma rede social a presidente da estatal, Magda Chambriard. A nova sede foi inaugurada na semana passada, após a empresa trabalhar em esquema de coworking desde que o escritório da estatal foi fechado em 2019 pelo ex-presidente da companhia Roberto Castello Branco, durante o governo Jair Bolsonaro.

"A quem interessar possa... Por incrível que pareça, e em São Paulo, onde temos quatro refinarias, dutos, instalações portuárias, estávamos trabalhando em coworking. Revisamos essa situação e providenciamos sede digna em SP para atuação de mais de 400 funcionários", escreveu Magda.

A Petrobras possui quatro refinarias no Estado: Replan (Paulínia), Recap (Mauá), Revap (São José dos Campos) e RPBC (Cubatão), além de sete terminais, duas termelétricas, uma unidade de tratamento de gás (UTGCA) e operações na Bacia de Santos.

Desde 2019, quando a antiga sede da Petrobras na Avenida Paulista foi fechada, funcionários da empresa passaram a trabalhar em coworkings ou em unidades fora da capital paulista, o que gerava longos deslocamentos para os empregados e trazia dificuldades logísticas para algumas atividades.

A nova sede ocupa três andares na Avenida Paulista, onde a Petrobras esteve até o início de 2019, mas em outro prédio. O Edifício São Paulo (Edisp), como será chamada a sede, terá capacidade para cerca de 200 empregados.

"A sede paulistana também contará com salas para a alta administração da Petrobras, e atenderá uma necessidade da empresa: ter um espaço em São Paulo para reuniões com investidores, reuniões de projetos, dentre outros. O local vai reunir funcionários de áreas administrativas lotados em São Paulo", explicou a empresa.