A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) atendeu ao pedido de medida preventiva feito pela J&F para suspender os direitos políticos da CA Investment, controlada pela Paper Excellence, na Eldorado Celulose. Enquanto a medida estiver em vigor, a Paper será proibida de votar nas assembleias gerais, entre outras restrições.A decisão foi tomada no âmbito de apuração sobre supostas condutas anticompetitivas praticadas pela Paper no mercado de celulose no Brasil. O SG/Cade investiga, por exemplo, a criação de dificuldades ao funcionamento ou ao desenvolvimento de empresa concorrente. Medida preventivas são adotadas quando o órgão entende que há risco de "lesão irreparável ou de difícil reparação" ao mercado.
A apuração, que ainda estava em caráter preparatório, foi agora convertida em inquérito administrativo. A investigação continuará para apurar indícios de infração à ordem econômica.
Em 2017, a Paper comprou 49,41% da Eldorado e, pelo acordo, teria o direito a adquirir os 50,59% restantes das ações que permaneciam com a holding dos irmãos Batista. O acordo, contudo, foi contestado pela J&F na Justiça, em uma briga corporativa que dura mais de seis anos e envolve cerca de R$ 15 bilhões.
Na tarde desta segunda-feira, será realizada audiência de conciliação entre as duas empresas no Supremo Tribunal Federal (STF).
Cade atende J&F e suspende direitos políticos da Paper Excellence na Eldorado
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura