O governo federal e o governo paulista vão assinar nesta quinta-feira, 27, a renovação antecipada da delegação (modalidade de concessão) do Porto de São Sebastião por mais 25 anos, estendendo sua vigência de 2032 para 2057. A assinatura ocorrerá durante cerimônia com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); entre outras autoridades - durante evento em que ocorrerá o lançamento oficial do edital para construção do túnel entre Santos e Guarujá.
O Porto de São Sebastião é administrado pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), empresa vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.
O porto tem, em andamento, um processo de arrendamento de um novo terminal, com um investimento estimado de R$ 660 milhões. O novo terminal contará com dois berços de atracação para navios e um pátio de caminhões.
O porto registrou um aumento de 48% no volume de carga movimentada em 2024 na comparação com 2023, alcançando a marca de 1,5 milhão de toneladas. Entre as principais cargas transportadas no ano passado estão o açúcar, com 498,5 mil toneladas; seguido de barrilha (matéria-prima para produção de vidros e embalagens), com 411,4 mil toneladas; o coque de petróleo, com 234,3 mil toneladas; e malte e cevada, com 167 mil toneladas, entre outros. Em setembro, retomou as exportações de café, após 60 anos de interrupção.
Governo federal antecipará renovação de concessão do Porto de São Sebastião por mais 25 anos
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura