O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, afirmou nesta quinta-feira, 3, que não faz sentido para os Estados Unidos sustentarem um grande déficit fiscal "somente para comprar produtos estrangeiros", ao defender as tarifas recíprocas anunciadas na quarta-feira, 2, pelo presidente norte-americano, Donald Trump. "Não vamos consertar as coisas e resolver o maior déficit da história de um dia para o outro. Mas estamos lutando o mais rápido possível para alcançar isso", disse Vance, em entrevista à Fox News.
Ele ressaltou que o governo dos Estados Unidos busca acelerar a desregulação e promover "políticas melhores" de energia, impostos e tarifas. "Indústria americana está desaparecendo e precisamos mudar de direção. Trump vai corrigir isso", afirmou.
Vance também esclareceu que o aumento de tarifas não é apenas uma maneira de permitir cortes de impostos para americanos, mas sim uma "correção da política econômica dos EUA" dos últimos anos, que, segundo ele, permitiu que empresas estrangeiras e outros países se aproveitassem dos norte-americanos cobrando "tarifas e preços absurdos".
O vice-presidente também disse que as mudanças devem interromper o envio de empregos ao exterior, o fechamento de indústrias e o salto nos preços de moradia, sem detalhar como. "Tudo isso faz parte da mesma política", pontuou.
Não faz sentido EUA ter grande déficit para comprar produtos estrangeiros, diz JD Vance
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura